sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

NA BATIDA DO TAMBORIM

Tica Lemos

Alenquer e seus mistérios enredo do Império Solidariedade

Interprete do Soli, Nonato Soledade

Mesmo com o Estado do Amapá tendo um enredo de opções a serem explorados com a visão carnavalesca, a Escola de Samba Solidariedade foi buscar em terras paraenses a inspiração pra desenvolver seu tema do carnaval de 2014. Com o glamour de escola do grupo especial, a queridinha da comunidade do Jacareacanga elegeu Alenquer, a Cidade dos Deuses, para cantar e encantar na Ivaldo Veras. Solidariedade desfila no dia 28 de fevereiro, sexta-feira. 
músicos do Solidariedade

De acordo com o presidente da escola, Jair Sampaio, nesse carnaval, a dedicação, esforço, compromisso e dedicação de todos que amam o “Soli”, só aumentou depois do excelente resultado alcançado no ano passado. A escola conquistou uma vaga de ouro entre as escolas de samba do Grupo Especial. Nos últimos carnavais, Solidariedade teve que engolir resultados questionáveis e isso teve reflexo em sua diretoria e brincantes. “Nossos últimos carnavais já mereciam nota 10, mas jogamos água na poeira e hoje estamos prontos pra fazer um belíssimo carnaval e se manter entre as escolas potentes do carnaval amapaense”, disse Jair, que está de viagem marcada para Alenquer, onde irá apresentar às autoridades, empresários e políticos daquele município,  o projeto de Carnaval 2014: “Tem Alenquer a Cidade dos Deuses: Esculpida por ti Natureza, e Envolvida pela Magia e os Mistérios da Floresta Ximanga”.
O ENREDO: Alenquer, pequena cidade do interior paraense, além de suas maravilhosas atrações artística, guarda muitos segredos sobre suas formações rochosas, esculpidas pelo vento e pela água, o que deu origem a gigantescas figuras, onde povos primitivos fizeram inscrições e desenhos até hoje não decifrados. É a ”Cidade dos Deuses”, bem no meio da selva amazônica, descoberta pelos moradores, que a batizaram de Terra de Ximangos. Na pesquisa feita pelo carnavalesco da escola, que a propósito é o próprio presidente Jair,  a história conta que os povos que habitavam ali eram das tribos de Abarés e Surubiús.
Um enredo com muitos mistérios, magias e ousadias será contado pela Solidariedade. É a Toca do Jacaré, terreiro de bambas, fazendo um carnaval moderno com história secular.

Carnaval da Liesap será todo no Meio do Mundo


A Central do Carnaval, uma das melhores sacadas do carnaval de 2013, volta em novo endereço, mais bonita e mais festeira. Além da proposta de valoriza, divulgar e oportunizar captação de recursos para as escolas de samba, em 2014 a nova morada do carnaval será no Meio do Mundo.
Uma estrutura fantástica e grandiosa começa a ser montada na área de entorno do Monumento Marco Zero do Equador, coladinha ao Sambódromo. Além das lojinhas destinadas às escolas de samba, onde serão vendidas fantasias, camisetas, bonés e sacolas com as cores, enredo e logo das agremiações, a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá - Liesap, ampliou o calendário de eventos no palco principal da Central do Carnaval.
Além da possibilidade da abertura do CARNAVAL NO MEIO DO MUNDO contar com a presença de um sambista de renome nacional,  a Liesap está analisando junto com sua diretoria executiva, a realização do Festival de Samba de Enredo ser na Central do Carnaval. "A área interna do Sambódromo vai estar em obras de adaptação para o carnaval, com montagem das arquibancadas, cabines de julgadores, áreas de frisas e Premium", justificou Hélton Jucá, diretor da Liga, que aposta muitos confetes e serpentinas que a Central, vai continuar sendo o grande point da folia que antecede os desfiles das escolas de samba.

Ziriguidum

 BUUUUUUU
Corre a boca graúda que vaias ecoadas na Zona Norte no começinho do ano vai ter forra dos apoios chapas branca. Se o andar das alegorias for nesse “mudelo”, a folia vai ficar miada. Comunidades estão sem máscara e prontas pra guerra com repiques e pandeiros. 

 CONFETES E SERPENTINAS
Janeiro começou com bolo e guaraná no Laguinho. Boêmios e Estilizados fizeram festa grande, linda e organizada pra comemorar aniversários. Tirando reclamações do “gênero musical” escolhido por uma delas, o resto foi nota 10. Comunidade vestiu a camisa, dançou e fez a alegria das escolas mais bacanas da zona norte da cidade.
 
 VERGONHA ANUNCIADA
Só mesmo um milagre ou muitas piscadas da “Gine é um Gênio” pra livrar o Brasil do fracasso na Copa. Não falo do futebol. O problema está nas cidades sedes. Nada tá pronto 100%. Aeroportos uma bomba. Companhias aéreas, um caos. Nada funciona ao contento. Um samba do crioulo doido vai ser esse torneio mundial. E a cara deles nem treme!
 
VOU TE CONTAR...
Tem carnavalesco de fora que não vem, nem fedendo, pra Macapá. Não cumpriram o acordo financeiro. Que feio!! —-  Já sabemos que teve escola de samba que comprou uma miséria no RJ. Será que querem engurupir a grana da escola¿ Hum, humm!! Disque tem financeiro do samba que tá com cachola fervendo, tamanho é a sinuca pra justificar gastos.  Eu disse, disque!!! Ano de eleição vai pitiar de candidatos no Sambódromo. Dentro e fora da pista. Sai pra lá, seus mascarados!!!E os blocos meu povo. Limaram mesmo do carnaval oficial? Tadinhos!! Sábado conto mais!!!
---------------------------------------------------------
Click’s do Carnaval


Amigos Simone Rola e Junior Sá, nosso futuro reitor.

Casal Cesar e Luciana Torresine


Meio Dia, do Piratao, Clovis Jr, do Buritizal e Tica Lemos, da Liesap

Val Milhomem e a Rainha de Bateria do Soli, Sayany Kamila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...