sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Núbia Guedes - Judoca 


Reinaldo Coelho


O Amapá é um estado que tem atletas com grande potencial em todas as modalidades olímpicas, mais infelizmente somos desfavorecidos geograficamente por encontrarmos longe do centro do país, onde são realizados as maiores competições e eventos nacionais e internacionais, e se já não bastasse isso, os atletas sofrem mais ainda com a falta de incentivo do poder público (Sedel e Comel) entre outras entidades governamentais, que poderiam fazer a diferença nessas situações.

Mesmo enfrentando essas dificuldades a judoca Núbia Guedes sonha, como todos os atletas de alta competividade, em participar das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, uma oportunidade única de qualquer esportista. Com o objetivo de se preparar para seletiva Olímpica, Núbia Guedes treinará a convite, durante um ano no projeto Futuro, em São Paulo. No final de fevereiro Núbia deverá estar na capital paulista procurando melhorar o seu nível técnico e aumentar as chances de garantir uma vaga nas olimpíadas de 2016.

Desempenho
Na categoria ligeiro até 48 quilos, Núbia Guedes é a sétima colocada no ranking nacional e nas etapas do campeonato brasileiro que participou, conquistou duas medalhas de prata. A disputa por uma única vaga na seletiva será o maior desafio na sua carreira.
Com o desempenho considerado muito bom em competições nacionais, sendo finalista na maioria delas, o talento de Núbia Guedes chamou a atenção de representantes da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que foram muito claros em relação à atleta. - Apesar de obter a classificação, ela pode ser convocada a qualquer momento, pois se algum outro judoca se lesionar, Núbia poderá ser chamada -.
Outra situação que pode favorecer a ida da atleta para a seleção é o convite para treinar no estado de São Paulo, quando poderá ser treinada na academia de Henrique Guimarães, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e que hoje trabalha com judocas de alto rendimento. Porém, a ida de Núbia ainda depende de patrocínio.

Vendendo feijoada 

Em 2013 no tatame tudo foi maravilha, porém para essas conquistas a própria atleta admite que o caminho foi árduo. Sem patrocínio, para conseguir chegar à seletiva nacional no Rio de Janeiro, foi necessário a mobilização de amigos, companheiros de clube e treinadores. Núbia teve até que vender feijoada, rifas e realizar bingos no clube Fábio Machado, onde treina, para arrecadar dinheiro para a viagem. Fábio Machado, o treinador, acompanhou a judoca na viagem.

Em 2014 deverá 
ser melhor

Após um 2013, considerado positivo, o técnico Fábio Machado, vislumbra um ano ainda melhor e com grandes chances da lutadora fazer parte da seleção nacional da modalidade em 2014. 

 "É gratificante ter chegado a esse nível, foram muitas batalhas conquistadas no ano passado, esse ano pretendo superar minhas metas e garantir vaga nos jogos olímpicos de 2016, para isso pretendo me esforçar cada vez mais e mostrar um bom desempenho na seletiva que acontecerá ainda este ano", garante. 

Intensificar os treinos
Segundo a judoca, os treinos serão intensificados durante o período de um ano que passará no projeto. "Temos a pretensão de que eu passe um ano fora do estado. Aproveitarei a oportunidade para melhorar meu judô e aprender com as outras atletas que fazem parte da equipe", afirma.
Mesmo treinando por outro estado a judoca pretende continuar representando o Amapá em competições locais e nacionais. Enquanto isso, Núbia está correndo atrás de apoio para se manter em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...