sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ATLETAS DE PONTA

Mesatenistas do Amapá

Amapaenses disputam 'International Top 10'


Reinaldo Coelho





Mais uma vez os atletas amapaenses  demonstram sua capacidade técnica em disputas nacionais. O mesatenismo  uma das modalidades que mais tem se destacado  nos últimos anos, revelando grandes nomes da modalidade e realizando investimentos  que resultam na vinda de técnicos com curriculam internacional e medalhistas olímpicos que realizam treinamentos e capacitação desses jovens.

O ano de 2014 começa com a participação de três  mesatenistas locais, Katisa Lima, Caio Lobato e Djalma Del'Castillo,  em uma competição internacional que teve mais de 300 atletas concorrendo. É o 'International Top 10' que se realizará de 7 a 9 de março em Guadalupe. Os amapaenses conseguiram assegurar participação no 'International Top 10', após bom desempenho na seletiva do ano passado.

Nessa seletiva  Djalma faturou o primeiro lugar na categoria até 18 anos, e ele destaca que essa oportunidade lhe possibilitará demostrar que a aprendizagem que vem ocorrendo em seus treinamentos lhe dará condições de mostrar bom serviço na competição. "Estou treinando intensivamente , pois sei que o nível dos competidores é muito elevado , pois vão estar lá os melhores da França

Caio Lobato que já participou de diversas competições nacionais, individual e em dupla, em 2013 na sua última participação nos jogos escolares  Caio faturou a quinta medalha para o Amapá. Na ocasião ele se despediu dessa fase de sua trajetória esportiva e disse que se prepararia para os eventos nacionais e internacionais de 2014. E é essa a oportunidade de Caio que irá disputar o evento na categoria adulta e por estar em excelente posição no ranking nacional.
 
Assim como Caio, a atleta Katisa Lima também foi  selecionados devido à pontuação no ranking nacional. Ela que irá disputar pela primeira vez uma competição internacional, afirma que está firme fazendo os treinamentos e que sua participação tem uma grande importância na troca de experiências e conhecer novas técnicas na pratica e disputa da modalidade. 

O presidente da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FATM), Alan Cardoso, está entusiasmado com essa participação dos atletas amapaense "É uma grande conquista para o Amapá está participando desse torneio, pois no meio de mais de 300 atletas, três amapaenses foram selecionados". 

Alan Cardoso, Presidente da FTM
O presidente da FATM informou do interesse em realizar  esse torneio em Macapá. "Após retornamos de Guadalupe vamos tentar organizar esse mesmo evento para outubro aqui no estado, mas não em caráter top 10 e sim, reunir todos os participantes de Guiana, Martinica, Guadalupe e outros convidados", afirmou.
Essa será uma oportunidade ótima para esses atletas, porque a premiação de € 5 mil com adversários franceses. Além disso, a disputa possibilita o intercâmbio e troca de experiências. 

Calendário da Federação 
Alan destacou que o calendário estadual deste ano já está definido. Ele será dividido em três etapas totalizando 11 competições, cinco campeonatos de nível técnico, cinco por categoria e um por equipes. "A grande novidade é que conseguimos fazer com que todas as nossas competições estaduais façam parte do calendário da confederação, ou seja, isso quer dizer que toda a pontuação que o amapaense fizer aqui no estado valerá para o nacional. Além disso, poderemos escolher dois eventos desses 11, para fazerem parte do ranking nacional, que pode oportunizar os mesatenistas do estado a  ganharem bolsa atleta, caso eles tenham um bom desempenho no decorrer do ano", explica.
-------------------------------------------------------------------------------
Mesatenista defensivo do AP 
fará treinamento em São Paulo


O mesatenista Higo Santos é único atleta do Amapá que pratica o estilo ‘jogo defensivo’. Com a intenção de aprimorar técnicas, o mesatenista Higo Jordan Santos, 19 anos, embarca na primeira quinzena de março para o município de Santa Barbara D’oeste em São Paulo, onde participará de um treinamento voltado ao estilo de jogo defensivo. Higo passará 90 dias no interior paulista, o intercâmbio irá possibilitar treinos com técnicos especialistas na categoria..
A temporada fora do estado irá ajudar na troca de experiências com outros atletas da mesma modalidade, e poderá possibilitar a sua evolução, já que no Amapá, não existem praticantes do estilo. 
“Poucos conhecem mas é um dos tipos de tênis de mesa bastante conhecido pelo mundo. A troca de experiência visa melhorar muito meu estilo de jogo e isso poderá surtir efeito nas competições desse ano. Espero absorver o máximo as técnicas repassadas pelos colegas”, comentou Higo.
De acordo com Alan Cardoso, presidente da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FATM), esta será uma ótima oportunidade para o atleta a convivência com mesatenistas e monitores de alto rendimento. A expectativa é a de que após esse período longe de casa, Higo retorne com mais habilidades e possa aplicá-las nas competições.
- Se aqui em Macapá ele treina em média duas horas por dia e em dias alternados, em São Paulo será de segunda à sexta e em média com seis horas de treinamento. Ou seja, é bem mais pesado”, finalizou Alan. (G1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...