sexta-feira, 28 de março de 2014

DIA MUNDIAL DO AUTISMO

DIA MUNDIAL DO AUTISMO


Com projeto aprovado na Petrobrás, AMA expande estrutura para atender autistas amapaenses


Reinaldo Coelho
Da Reportagem

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) é uma entidade que se dedica a ocupar a imensa lacuna deixada pelo poder público, que não investe na educação e desenvolvimento das pessoas com autismo.

Nenhum governo deste país pode, a despeito de carência orçamentária, deixar de atender as demandas das pessoas com autismo. A garantia do mínimo essencial para uma vida com dignidade é uma determinação constitucional. As convenções internacionais das quais o Brasil é signatário corroboram ainda mais esse direito.
Em 2013, a AMA amapaense conseguiu um feito: teve projeto aprovado pela Petrobrás, denominado 'Autismo e Educação Estruturada', que ajudou a aparelhar uma espécie de casa de apoio com oferta de atividades que ajudam no desenvolvimento das crianças portadoras de autismo. O trabalho ficou tão famoso que gerou uma demanda inesperada. A ideia era formar apenas uma turma de alunos, agora, são quatro.

A associação dispõe de um corpo técnico formado por 20 profissionais, dos quais 12 são voluntários. Essa equipe atende 52 crianças com idades de 2 a 5 anos. A AMA também tem investido na qualificação de pedagogos e outros profissionais que irão atuar no atendimento às crianças autistas.
Segundo o presidente da AMA, Frank Benjamim, o autismo afeta a capacidade da pessoa em se comunicar e se relacionar socialmente. Normalmente, os primeiros sinais aparecem até os três anos de idade. "A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam 70 milhões de autistas no mundo, e no Brasil estima-se que são 2 milhões, mais da metade sem diagnóstico. Em Macapá, há cerca de 300 crianças diagnosticadas como sendo autistas", enumerou o presidente.

Parlamento amapaense 
A deputada amapaense Marília Góes disse que sente orgulho em saber que a causa dos autistas foi abraçada pelo parlamento estadual, "principalmente por reconhecer o valor da AMA, que realiza um trabalho muito sério e responsável". 
"O trabalho que esses voluntários realizam contribui para que possamos ter uma sociedade mais justa e menos preconceituosa", reforçou a parlamentar, que agradecendo ao apoio da gestão da Assembleia Legislativa.


Comemoração
No dia 2 de abril, Dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá iniciará uma programação especial com direito a iluminação na cor azul instalada na sede da entidade. A cor tem a ver com o fato de a anomalia atingir mais a meninos do que meninas.
Para encerrar a programação, no dia 3 de abril, às 20h, haverá um jantar beneficente em prol da AMA, na Associação dos Magistrados do Amapá, localizada na Av. Doutor Braulino, s/n, no bairro Universidade. Cada pessoa poderá contribuir com R$ 50.

Serviço
O prédio da AMA funciona na Rua Claudomiro de Moraes, 1079, esquina com a Av. 18 de julho, no bairro Congós. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENGAJE-SE NESTA LUTA! Ajude-nos a aprovar o Projeto de Lei nº 1631/11, aprovado no Senado Federal no ano passado e que agora está para votação na Câmara dos Deputados, em Brasília!


“Aline Aquiles Freire - Projeto de Lei nº 1631/11
22 de fevereiro · Editado 

Às vezes é muito difícil expressar meu amor por vocês, meus filhos amados. Foram planejados. Acho que Deus, sabendo do meu desejo de tê-los em meus braços, mandou vocês, sabendo que vocês deveriam ter alguém que os amasse a mais. Digo que não foi fácil aprender a ter paciência, essa virtude está sendo adquirida a cada dia. Mudar toda a rotina não foi fácil. Passar noites acordada também não... mas o meu amor por vocês supera tudo, tudo mesmo... levá-los nas terapias, jogar videogame, acalmá-los quando estão com medo, ser uma mãe que cobra na escola, protestar seus direitos... isso tudo porque estar presente na vida de vocês é ser uma mãe feliz. O amor que sinto por vocês e o amor que vocês me dão me dá forças pra lutar, não só pelos seus direitos como meus filhos, como crianças, como brasileiros, mas também pelos milhares de autistas no Brasil que não têm um diagnóstico correto, isso quando tem, por tratamentos dignos, pelas diversas instituições de pais de autistas que lutam para serem reconhecidas pelo Estado, e simplesmente lutam para estarem abertas, dando o mínimo de atendimento para as famílias que sofrem por seus filhos especiais. Filhos esses que não conseguem expressar seus sentimentos, desejos e pensamentos, sofrendo no interior por serem incompreendidos. Sou grata a Deus por ser mãe, uma mãe especial... especial por ter 2 filhos tão especiais... Vamos lutar pelos direitos dos nossos filhos!!! OS AUTISTAS PEDEM SOCORRO!!! O BRASIL PRECISA SABER DISSO!!! CHEGA DE SOFRERMOS CALADOS!!! Vamos saber mais sobre o autismo, pode acontecer com qualquer um, um vizinho, um amigo, um parente, até seu próprio filho. Lei no. 12.764 Lei Berenice Piana — em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...