Obra do PAC "Conjunto Congos" está paralisada
![]() |
| DEZEMBRO DE 2013 |
| MARÇO DE 2014 REINALDO COELHO |
Mais uma mentira de Camilo Capiberibe: obras do Conjunto Congos paralisadas, enquanto a propaganda oficial confirmava sua inauguração. O conjunto é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que através do Ministério das Cidades repassou R$ 19.493.837,48. A contrapartida do governo do Estado é de R$ 5.094.453,87.
A promessa do governo do Estado era a entrega em dezembro de 2013, ou no máximo no fim de janeiro de 2014 e exigia pressa na construção imediata de sete blocos de prédios, cada um com 16 apartamentos, totalizando 112 moradias.
Março de 2014. As obras continuam no mesmo compasso, com 25% dos trabalhos executados dos quatro prédios com 64 apartamentos, além de oito casas térreas em processo de acabamento. A reportagem do Tribuna Amapaense esteve no local e verificou que somente os edifícios da frente estão com fachadas sendo pintadas e as outras obras totalmente abandonadas.
Um fato deplorável é que as oito casas térreas, de 77 do projeto, destinadas a portadores de necessidades especiais e idosos, já começaram a ser depredadas. Os imóveis iriam beneficiar as famílias que serão remanejadas da área onde o empreendimento está sendo desenvolvido.
Moradores do entorno das obras na Rua Raimundo Antonio Machado, que termina no inicio de uma área de ponte, são unânimes na revolta e no desconforto. Eles declaram que os vândalos e drogados estão utilizando os esqueletos das obras para se esconderem após os assaltos.
"À noite é um sufoco, é assalto e ameaça de estrupo. O nosso medo é que isso depois de concluído se transforme em mais um 'Mucajá' e quem vai sofrer somos nós", afirma a dona de casa Marilda Lacerda.
Inauguração de fachada
![]() |
| O empreendedor Nadir Costa |
O funcionário público F.V., que não quis ser identificado por medo de represália, é morador há mais de 15 anos do bairro e confirma que há três anos as obras estão paradas. "O governador prometeu entregar os prédios da frente no fim de 2013 e nada. Como é ano de eleições, eles deverão inaugurar essa 'puxadinha' e dizer que a segunda etapa logo será concluída. É mais uma mentira. Pois esses esqueletos mostram que não existem etapas. As casas já foram arrombadas, a bandidagem é que reina, vendendo drogas", revolta-se.
De acordo com as informações dos moradores do local, o dinheiro para conclusão da obra foi desviado. Eles contam que foram os próprios donos das construtoras que confirmaram. "A empresa responsável pela obra investia capital próprio, aguardando o pagamento pelo governo do Estado e isso não aconteceu. Então eles não podiam mais colocar recursos próprios. Tinha até uma propaganda enganosa na televisão sobre essa obra", afirma o funcionário publico.
Histórico da Obra
O Conjunto dos Congos prevê a construção de 397 unidades habitacionais, sendo 320 apartamentos e 77 casas destinadas aos portadores de necessidades especiais e idosos. Os imóveis deverão beneficiar as famílias que serão remanejadas de uma área de ressaca situada no entorno do empreendimento.
As obras iniciaram em 2008, mas tiveram duas licitações anuladas. Em 2011, o governo do Estado conseguiu reaver o recurso, que seria devolvido para a União, e aprovou o projeto na Caixa Econômica Federal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário