O trecho não pavimentado da BR-156, próximo ao município de Oiapoque, está em estado crítico. No km 80 todos os veículos estão atolando. De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), a manutenção da via é terceirizada. A empresa Etecon é a responsável pelo serviço. Os usuários calculam prejuízos com os veículos. São para-choques amassados, cofres quebrados, eixos avariados, entre outras avarias.
O mesmo evento ocorreu em 2013 na BR-156. Por esse motivo, a população de Oiapoque estuda a possibilidade de interditar a rodovia para chamar a atenção dos governantes. "Agora estamos saindo em comboio ao local mais uma vez para tentar passar", disse um motorista que leva carga para Oiapoque.
Além do atoleiro na via, existe uma erosão que pode provocar a interrupção definitiva do tráfego, caso não haja manutenção. Os usuários do trecho dizem que as viagens podem ou não ser completadas, o que dificulta o trabalho dos caminhoneiros que carregam mercadorias para abastecer o mercado local. O problema provoca inflação no comércio de Oiapoque.
Porta de entrada
Ponte Binacional (Brasil/França) localizada no município de Oiapoque ligando a Guiana Francesa |
Hoje por ser porta de entrada para a Europa e zona de fronteira com a presença de garimpo, a BR-156 é o caminho natural do desenvolvimento do estado.
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