sexta-feira, 28 de março de 2014

ATLETA DE PONTA

REINALDO COELHO

Alexandre Guilherme Vaz Cavalcante - Badminton 


Badminton une famílias e revela jovens campeões para o Brasil. Pequeno atleta joga como gente grande e vai representar o Amapá em evento no Rio de Janeiro (Niterói). Ele é Alexandre Guilherme Vaz Cavalcante, que com apenas 11 anos representa o Amapá na 1ª Etapa de Niterói de Badminton, que acontece de 27 a 30 deste mês. 
Ele é uma das maiores promessas do badminton local, com participação no torneio de Niterói (RJ), evento que reúne os atletas de elite da modalidade.

Início da trajetória 

Alexandre começou a praticar as 'raquetadas' pra valer em agosto de 2010. O menino diz que joga futebol, mas gosta mesmo é de badminton e quer ser profissional. Ainda que esteja treinando há pouco tempo, ele já conseguiu bons resultados tanto em nível estadual quanto nacional.

O jovem garoto começou a treinar badminton no Centro Didático Avertino Ramos. Em 2013, no Amapá, conquistou o primeiro lugar na categoria sub-11 e segundo lugar na categoria sub-17, nos torneios promovidos pela Federação Amapaense de Badminton. Em Fortaleza (CE), no I Campeonato Aberto de Badminton, foi primeiro lugar em dupla e terceiro individual, na categoria sub-13. Foi a primeira participação do atleta amapaense em torneios fora do Amapá. 

Naquela ocasião, conforme lembra, viajou sem nenhum patrocínio, e não pôde contar com a presença do técnico nos jogos. O apoio dos pais, a dedicação aos treinamentos, a concentração em quadra e o foco nas vitórias, ajudaram Alexandre a trazer o excelente resultado para o Amapá.
Alexandre precisou viajar com o pai, Ricardo Sabará, que pagou as despesas para ver o filho participar da competição. Mas, a ausência do treinador Aldir Dantas foi um ponto a menos para o amapaense, que tenta ganhar experiência em disputas nacionais, já que em 2014 deve pleitear uma vaga na equipe do estado para disputar os jogos escolares.

"Estava treinando intensamente nos ginásios do Avertino Ramos e da Unifap, sentia que estava preparado. Apesar disso, a presença do Aldir seria muito importante durante as partidas", disse. 
Mesmo assim, o jovem atleta trouxe uma medalha de prata e uma de bronze da Copa Fortaleza de Badminton, que reuniu os principais atletas dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, além de outras cidades. 

A competição equivale à Copa Norte-Nordeste da modalidade. Aldir Dantas afirma que por sorte o pai do garoto teve condições de custear as despesas para a disputa, e lamentou que outros competidores amapaenses não possam participar por falta de patrocínio.
"É uma competição que realmente vai possibilitar que o Alexandre seja testado em competições nacionais. É um garoto de potencial que ainda vai crescer muito no esporte. Lamentável apenas a não participação de outros atletas que têm nível muito elevado, mas que não irão por falta de apoio", destacou Aldir.
Em Niterói, Alexandre quer fazer o máximo possível para trazer o título da categoria sub-13 ao Amapá, além de se aprimorar ainda mais tecnicamente, de olho nas etapas local e nacional dos Jogos Escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...