sexta-feira, 11 de abril de 2014

ARTIGO
Francisco Darciso Silva
Professor universitário e Mestre em Gestão Empresarial

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO PROCESSO 

DE APRENDIZAGEM CONTINUA

RESUMO
O artigo analisa a avaliação de desempenho como processo de aprendizagem continua. A avaliação de desempenho pode ser uma importante estratégia gerencial na busca pela qualidade, se for abandonado o antigo modelo. Surge um novo modelo - de caráter pedagógico - que se relaciona `a capacidade de mudança, de transformação do homem com vistas a seu aperfeiçoamento. Para que isso aconteça, é necessário que a avaliação seja usada em sua função diagnóstica e não classificatória; para propiciar que os planos de desenvolvimento possam ser delineados. Sendo educativa, a avaliação deve ser conduzida de forma ética e deve gerar dados significativos e precisos que complementem programas de qualidade. Deve ser vista, não como um ato ou momento específico mas, como um processo, desenvolvendo-se em etapas contínuas, formando um ciclo.
Palavras-chave: Avaliação. Desempenho. Aprendizagem. Empresarial.

1 INTRODUÇÃO
A grande depressão norte americana, que se seguiu à crise de 1929, provocou sucessivas e cada vez maiores intervenções no modelo capitalista existente até então, o governo impôs uma série de controles para reduzir a influência e participação dos empresários nas decisões nacionais (Keynesianismo). 
Essa mudança de modelo aliada à filosofia competitiva e materialista da década de 50, obrigou o mundo empresarial a se adaptar. Custos reduzidos e pequenas margens de lucro geraram dentro das empresas uma administração sob pressão. Entretanto essa pressão para obter melhores resultados acabou gerando um grande desequilíbrio entre os dirigentes de empresas, gerentes e empregados, já que as mudanças não se efetivavam . Em meio a toda essa turbulência Peter Drucker em 1954 publicou o livro "The Pratice of Management" que caracterizava um novo modelo de gestão baseado em resultados, e que poderia ser aplicado para diminuir as pressões e equilibrar os objetivos dentro das organizações.
O autor defendia em sua obra a tese de que:
"Toda a empresa deve organizar-se numa verdadeira equipe e consolidar os esforços de cada um num esforço comum. Cada elemento da empresa contribui com algo diferente, mas todos devem contribuir para uma meta comum. Seus esforços devem todos estar dirigidos no mesmo sentido, e suas contribuições devem se harmonizar para produzir um todo - sem lacunas, sem atritos, sem duplicação desnecessária de esforços..."


E caracterizou os princípios da Administração por Objetivos (APO), onde a visão baseada em processos e sua preocupação com as atividades (meios), deu lugar ao enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins). A preocupação em "para que" e "por que" administrar passou a ser mais importante do que "como" administrar, houve uma tendência de priorizar a eficácia em vez da eficiência (Taylor).  Continua .....

Um comentário:

  1. As instituições públicas poderiam adotar não só esse método, como outros do setor privado. O Brasil seria melhor.

    ResponderExcluir

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...