sexta-feira, 11 de abril de 2014

TJAP dá posse a novos desembargadores 
e completa o Pleno.

Setlla Ramos foi eleita por merecimento, enquanto Carlos Tork chegou ao posto mais alto do Judiciário do Amapá  pelo  quinto constitucional da OAB ao Desembargo.

REINALDO COELHO

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) elegeu num intervalo de quinze dias os dois novos desembargadores que completam o pleno de nove magistrados no estado. 

No dia 23 de março, a escolha foi do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Amapá, quando os desembargadores escolheram os três advogados, numa lista sêxtupla formada por Paulo Santos, Marcelo Porpino, Carlos Tork, Wagner Gomes, Sérgio Figueira e Jamison Monteiro. A escolha dos seis candidatos se deu após um processo que iniciou em dezembro de 2013, com a votação de cerca de mil advogados.
Os desembargadores escolheram os três melhores pontuados para compor a lista que foi encaminhada para o governo do Amapá. Na ordem, Paulo Santos liderava o primeiro lugar, seguido de Marcelo Porpino e Carlos Tork, este último escolhido por Camilo Capiberibe para tomar posse, no dia 04 de abril, na vaga do desembargador Edinardo Souza, aposentado compulsoriamente.

Nova desembargadora
STELLA RAMOS É A NOVA DESEMBARGADORA

Na última quarta-feira (9), em sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá, entrou na pauta o processo de escolha do juiz que preencheria o cargo declarado vago em virtude da aposentadoria do desembargador Dôglas Evangelista Ramos.
Sete juízes se inscreveram no processo de promoção à vaga: Mário Euzébio Mazurek; Rommel Araújo de Oliveira; Eduardo Freire Contreras; Antônio Ernesto Amoras Collares; João Guilherme Lages Mendes; Stella Simone Ramos e José Luciano de Assis. O juiz que obteve a maior média, a partir da soma dos votos dos desembargadores, foi nomeado o novo desembargador do TJAP. A magistrada Stella Simonne Ramos ficou em primeiro lugar com a maior pontuação; seguida dos juízes Rommel Araújo de Oliveira e João Guilherme Lages.

Ritual de escolha

A escolha foi determinada através de pontuação, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atribui as notas a partir de critérios pré-estabelecidos.
Cada desembargador formulou uma lista tríplice individual que foi transformada em uma lista final indicando como a mais bem votada a juíza Stella Ramos. A primeira colocada no certame foi nomeada e empossada na quinta-feira (10), pelo presidente do Tjap, Luiz Carlos, segundo informou a assessoria do órgão.
Stella Ramos é a segunda mulher a ocupar uma vaga como desembargadora no estado. Em 12 de outubro de 2013, a juíza Sueli Pini assumiu o cargo. A escolha ocorreu através do critério de antiguidade.
O desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos parabenizou todos os juízes inscritos, "pois cada um, com suas particularidades, tem grande comprometimento com o judiciário amapaense". Ele também destacou a escolha da nova desembargadora da corte da Justiça.

"Eu quero nesse momento parabenizar a juíza Stella Ramos, e dizer que é muito importante ter mais uma figura feminina como desembargadora, pois representa cada vez mais a valorização da mulher. Essa jovem juíza certamente vai contribuir muito com a sua experiência jurídica para o avanço da Justiça do Amapá", elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...