sexta-feira, 25 de abril de 2014

ARTOGOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Continua II...

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM Continua II...


2 CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS
A APO é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que para atingir resultados a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar, através de um processo entre o superior e os subordinados de uma organização para estabelecer em conjunto metas comuns, definindo as áreas de responsabilidade de cada elemento em função dessas metas, assim como critérios que serão utilizados para avaliar e recompensar seu desempenho, seja em termos quantitativos ou qualitativos.
Essa tendência de substituição do modelo hierárquico de administração fez grande sucesso nos anos 60 e 70, porém sua popularidade como sistema para implementação de estratégias declinou nos anos seguintes já que sua essência tornou-se redundante devido ao aparecimento dos modelos de gestão participativos do final dos anos 90. De qualquer forma seus princípios básicos continuam válidos e serviram como base para os modelos subsequentes:
" Objetivos específicos: identificar as principais áreas de resultados ou desempenho para uma equipe ou unidade da organização e estabelecer objetivos (metas) específicos e mensuráveis. 
" Tempo definido: definir prazo para a realização dos objetivos e prazos intermediários para a avaliação do desempenho. 
esses objetivos, os quais devem levar em conta a área de atuação da empresa, onde esta deseja chegar, seus pontos fracos e fortes e as circunstâncias favoráveis e desfavoráveis do mercado. Esses objetivos devem facilitar a o processo de avaliação e recompensa. 
Descentralização administrativa: elevar o desempenho organizacional através de uma descentralização, que deve ser fita de forma cuidadosa, levando em confederação fatores como objetivos de longo prazo, implementação de ferramentas de controle de resultados e formação de equipes específicas e distribuição seletiva das responsabilidades. 
Ênfase na mensuração e controle dos resultados: quantificar e medir os resultados atingidos para poder compará-los às metas estabelecidas. 
Contínua avaliação e revisão dos planos de ação: os planos de ação devem ser continuamente revistos e reajustados de acordo com as novas exigências e aspirações da organização. Uma das grandes vantagens da APO é permitir ao administrador o autocontrole de seu desempenho. 
Participação atuante das gerências: a alta administração deve estar comprometida com o programa de implementação da APO, através de exemplos para as demais unidades organizacionais. 
Intensivo apoio da equipe: o programa deve contar com a ajuda de uma equipe previamente treinada e preparada, pois ele exige coordenação e integração de esforços. 

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