sexta-feira, 25 de abril de 2014

ATLETA DE PONTA

Ecio Barbosa

Jonathan Almeida de Souza - goleiro



Jonathan Almeida de Souza, 16 anos, filho de José Jerrian Bentes de Souza e de Lucilene Lobato de Almeida. Natural de Macapá, no Amapá, ele cursa o 1º ano do ensino médio no Colégio Amapaense.

Com sonhos semelhantes ao de muitos jovens brasileiros, o pequeno atleta almeja ser um jogador de futebol. Ele é o destaque da editoria desta edição do TA.

De origem humilde, a exemplo de muitos craques de futebol que brilharam pelo mundo, Jonathan disse que começou a dar os primeiros passos com a bola na escolinha de futebol 'Ki golaço', do professor Evaldo Cardoso. Sem muita estrutura, a escolinha fica no bairro Renascer, Zona Norte de Macapá.

Início

Em meados de 2011, o jovem ele lembra que iniciou na equipe de futsal da categoria sub 13, que faz parte do projeto social do governo federal, denominado Sest/Senat, comandado em Macapá pelo professor Cesar Augusto.

Naquela ocasião, o professor perguntou se Jonathan queria ser goleiro da equipe, e fez o convite para participação no campeonato organizado pela Federação Amapaense de Futebol de Salão (FAFS), daquele ano. A disputa não foi muito boa. O time foi eliminado ainda na 1ª fase da competição. Mas a derrota não desanimou o jovem de continuar em busca do sonho.
Ele arregaçou a manga da camisa e voltou a atuar, desta vez na equipe sub 15, pertencente ao mesmo projeto social. Na nova tentativa, Jonathan chegou à semifinal da competição.

Ele conta com propriedade que a partida realizada contra a poderosa equipe do Meta/Oratório foi memorável. E não era para menos, o time tem a renomada professora de educação física e uma das melhores treinadoras do futsal amapaense, Sonia. O placar elástico foi de 9 a 5 para o futuro do futsal amapaense. "Poxa, era o início de realizar um grande sonho meu, tudo estava indo bem para mim naquela oportunidade. Nunca esqueci essa partida", reforçou.

Início dos treinos 
Em 2012, o jovem começou os treinos na arena do bairro Renascer I, no campo de terra batida. Por causa dos problemas estruturais, o recém-criado time de futebol teve que ser transferido para o campo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, localizado às margens da BR 156, onde está até hoje.

Ascensão do jovem 
talento
Em 2013, Jonathan se transferiu para a equipe de futebol Sociytedo* Santos Futebol Clube, do Amapá, onde disputou o campeonato da categoria sub 17. Esta competição, inclusive, foi organizada pela federação. Naquele ano, o jovem sagrou-se campeão. "Foram partidas bem disputadas, vencemos todas, fechei o gol", lembra.
Ainda naquele ano, o jovem talento conquistou mais um título. Trata-se do campeonato sub 17 organizado pela empresa de segurança LMS. Os jogos foram realizados em outubro no Centro de Treinamento Santista.
A competição marcou o luxuoso complexo esportivo do 'Peixe da Amazônia', localizado na Rodovia Duca Serra. O time santista conquistou o campeonato também invicto ao vencer o São Paulo na partida decisiva por placar de 2 a 1. Marcaram os gols daquele jogo os atacantes Luciano Marba e Aldair. "Formamos um belo time, e graças a Deus tivemos sucesso", declarou.
Após o bom desempenho no certame sub 17, surge a surpresa na vida do jovem goleiro. Ele foi convidado pelo então treinador Jason Rodrigues a participar dos treinos do time profissional do 'Peixe da Amazônia'. "Me senti bem pelo convite do professor. Fiquei surpreso em poder estar treinando com os goleiros do time profissional, Diego Cabral e o Zé Maria, porque eles já são experientes e pretendo aprender a cada dia com a experiência deles. E um dia ser um goleiro do time titular", disse.
O jovem diz que se sente bem em poder fazer parte do time de goleiros do grupo principal do Santos. "Hoje, os goleiros não são bem vistos, mas, espero poder continuar crescendo, com a ajuda de meus pais, pretendo completar meus estudos e ser alguém na vida". O goleirinho já acumula dois títulos, um no futebol society e outro no futebol de campo sub 17.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...