sexta-feira, 25 de abril de 2014

COTIDIANO

Delírio virtual

A banda larga soviética de Camilo


REGIS SANCHES

Reza o dito popular: 'na Bahia há três ritmos: devagar, quase parando e Dorival Caymmi.'. Agora, transfira isso para a banda larga, cuja campeã de velocidade absoluta no mundo é a Coreia do Sul. Nesse ranking, o Brasil ocupa apenas a 83ª posição. E o Amapá? Bem, sobre isso, vamos contar uma breve história da promessa de banda larga feita pelo atual governador. 
No dia 17 de março de 2014, Camilo Capiberibe lançou, com pompa e circunstância, a banda larga no Amapá. Mobilizou a mídia, a banda de música da Polícia Militar e acionou os asseclas de plantão. Para impressionar os viciados em vertigem digital, na ilharga do Teatro das Bacabeiras foi montado um estande.

Naqueles dias, tudo funcionou como se Alice estivesse no país das maravilhas. Não é segredo que Camilo é um paciente digital. O problema é que, agora, passados quase quarenta dias daquela cerimônia espetaculosa, o governador também é vítima da internet soviética, uma vez que a banda larga no Amapá continua sendo um delírio digital, uma espécie de conto do vigário tecnológico.
Sem nenhuma ofensa, não estamos falando mal do governador mais jovem do país. São os internautas que reclamam. Há milhares de piadinhas nas ruas de Macapá dando conta de que a banda larga do Camilo é uma ficção.
Entenda-se por internauta toda sorte de ser vivente que habita o solo amapaense: taxistas, moto-taxistas, donas de casa, estudantes, enfim, até os que se autodenominam integrantes da corporação VASP - Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais.
Se até os afiliados à VASP estão 'putos' com a banda larga, imagine quem realmente depende da velocidade da internet camiliana para viver? É como dizem os jornalistas do Sul e Sudeste do país, quando vêm a Macapá. "É 'Flórida', aqui a internet é soviética".



Conexão à internet no Brasil é mais lenta que no Azerbaijão e Iraque

Conexão à internet no Brasil é mais lenta que no Azerbaijão e Iraque
Na última quarta-feira (23), a Akamai liberou mais um relatório do estado da internet mundial, referente ao último trimestre de 2013, que revela dados como a velocidade das conexões por país e a quantidade de ataques a servidores. A boa notícia é que, no mundo todo, as conexões melhoraram 27% em um ano. A má notícia é que o Brasil amarga o 83º lugar, atrás de países menos desenvolvidos, como Azerbaijão e Iraque.

A velocidade média da internet mundial é de 3,8 Mb/s. Sem surpresa, Coreia do Sul e Japão encabeçam a lista de países com as conexões mais rápidas do mundo: eles possuem conexões com médias de 21,9 Mb/s e 12,8 Mb/s, respectivamente. O ranking é seguido por Países Baixos, Hong Kong, Suíça, República Checa, Suécia, Letônia, Irlanda e Estados Unidos, todos com médias entre 10,0 Mb/s e 12,4 Mb/s.
Com velocidade média de 2,7 Mb/s, o Brasil está apenas em 83º lugar. Mesmo considerando apenas o nosso continente, nossa posição não é boa: em nono lugar nas Américas, estamos bem atrás dos líderes Estados Unidos (10º) e Canadá (16º) e logo abaixo da Argentina (73º) e Colômbia (79º). Nossa conexão é pior que a do Azerbaijão (2,8 Mb/s), Iraque (2,9 Mb/s) e Cazaquistão (3,9 Mb/s).
O relatório da Akamai também aponta as médias de pico, ou seja, a média entre as velocidades máximas entre os IPs únicos em uma região geográfica. Nesse ranking, nossa velocidade aumenta bastante, mas a dos outros países também, o que não nos ajuda muito a subir na lista: em 76º lugar, a média de pico no Brasil foi de 20,4 Mb/s, também abaixo da média mundial, de 23,2 Mb/s. Hong Kong é o líder, com invejáveis 68 Mb/s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...