quinta-feira, 17 de abril de 2014

CULTURA

REINALDO COELHO

Festa de São Jorge

Tradição em  Mazagão Velho vai virar cortejo em Macapá

No dia 23 de abril, a igreja católica celebra a memória litúrgica do santo guerreiro São Jorge. Em Mazagão Velho, onde ocorre a mais tradicional festa em homenagem ao santificado, a Igreja de São Jorge organiza uma programação especial para os festejos deste ano, que serão realizados em Macapá, com a união de simpatizantes, católicos e adeptos das religiões de matriz africanas, simbolizadas pela imagem de 'Ogun'. 

Na capital, a Confraria Tucuju organiza o evento com o apoio de devotos, como o músico Jorginho do Cavaco, que há anos monta a festa, e lideranças das religiões que cultuam o santo. O governo do estado e a prefeitura de Macapá são parceiros na iniciativa.
A Confraria Tucuju, entidade responsável pela preservação da cultura amapaense, abraçou a causa por se tratar de uma tradição enraizada na cultura religiosa da cidade, e por considerar que os festejos alcançam um grande número de moradores em várias partes de Macapá. "É uma tradição que precisa ser preservada e valorizada. A proposta é unir devotos das religiões que cultuam São Jorge em uma só cerimônia e fazer um grande evento", diz Zezinho Duarte, responsável pelo projeto.

"A devoção já está enraizada no povo amapaense. Todas as entidades que cultuam São Jorge faziam eventos separados, então a Confraria Tucuju resolveu reunir todos para fazer uma só festa, que vai acontecer na capital", reforçou Mariléia Maciel, da organização do evento. Ela acrescentou que os dois personagens que representam São Jorge e São Tiago, na Festa de São Tiago, em Mazagão, estarão presentes no cortejo em Macapá.
"Vai ser uma honra participar deste evento. Este ano, representei São Tiago na festividade de Mazagão Velho, e vou representá-lo novamente em Macapá", disse o ator Mayson Barreto.
Assim como em todo Brasil, em Macapá a homenagem será feita com muita devoção, fé, alegria, samba e música regional. O evento tem a parceria da comissão de organização da Festa de São Thiago, de Mazagão, que garantiu a presença dos moradores que representaram os dois santos na festa tradicional, montados nos cavalos. Os organizadores estão providenciando para que o trânsito não seja comprometido nos dias de festa.

Tradição em Macapá
A tradicional Cavalaria de Mazagão Velho estará puxando um cortejo pelas ruas de Macapá, para homenagear o santo guerreiro, acompanhado pelos devotos do santo.  Mariléia Maciel, da Confraria Tucuju, disse que "o cortejo vai percorrer as vias da cidade acompanhado pela cavalaria de Mazagão, município distante 32 quilômetros da capital. E uma missa em homenagem ao santo acontecerá no Largo dos Inocentes".
De acordo com Mariléia, a programação inédita em Macapá começará com a concentração para o cortejo, às 16h, no Complexo do Araxá, seguindo pela orla até o Largo dos Inocentes, onde às 19h será celebrada uma cerimônia ecumênica ministrada pelo padre Paulo Roberto e sacerdotes afros. 

Na sequência, haverá shows com Lolito do Bandolin, Banda Afro Brasil, Samba de Jorge, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Enrico Di Micelli, Nivito Guedes, Osmar Júnior, Ivo Cannuti e sambistas. 
O grupo de dança Baraká também fará uma participação especial. A programação vai encerrar com a bateria da escola de samba Boêmios do Laguinho. Os devotos vão partir do Complexo do Araxá, às 16h, até a Catedral de São José. Durante o cortejo, serão distribuídas camisas, bandeiras e adesivos de São Jorge.

-----------------------------------------------------------------------------


 'Poetas Azuis' trazem a nova série de fotopoemas 'A Poesia do Olhar'


Pedro Stkls e Thiago Soeiro

Para reforçar a ideia de que a poesia está em todos os lugares do dia a dia, os poetas Pedro Stkls e Thiago Soeiro, do grupo amapaense poético e musical Poetas Azuis, iniciaram uma série de fotopoemas na cidade. O material apresenta fotografias e textos colhidos de detalhes do cotidiano de cada artista.

O trabalho, considerado desafiador para ambos, está disponível nas redes sociais do grupo, na fanpage da dupla no Facebook (www.facebook.com/PoetasAzuis) e no perfil do Instagram (@poetasazuis), com atualizações duas vezes por semana.
Para Pedro Stkls, o novo projeto é também uma forma de divulgação do trabalho dos artistas como escritores. “Em nossas apresentações dizemos mais poesia de outras pessoas, e essa é uma oportunidade de mostrar o que escrevemos e também um pouco mais do nosso trabalho como poetas”, reforçou Stkls.
Para Thiago Soeiro, a ideia é uma forma de chamar a atenção das pessoas para as pequenas coisas, para os detalhes do dia a dia e, por isso, o nome “A Poesia do Olhar”.

“As fotos e os textos são todos buscando mostrar o olhar diferenciado que cada um tem para as coisas ao nosso redor, buscando valorizar os detalhes, as pequenas emoções”, destaca.
Os artistas planejam uma exposição de fotopoemas para o segundo semestre do ano, junto com o novo espetáculo que vem sendo montado, intitulado “A Palavra Amor”, formado apenas com poemas que contenham a palavra “amor”.

‘Poetas Azuis’

Idealizado pelo professor, poeta e ator Pedro Stkls e pelo jornalista e poeta Thiago Soeiro, o grupo foi criado em junho de 2012, com o objetivo de juntar a poesia falada com a música. ‘Poetas Azuis’ já se apresentaram no Festival Quebramar, Feira do Livro do Amapá, Projeto Fim de Tarde no Museu, Museu Sacaca, além de diversos saraus por Macapá e em instituições de ensino.

Em seu repertório, o grupo apresenta “Ensaios Poéticos”, “Varal de Poesia”, “Retalhos” e o mais recente “Abra o Bico”. Há ainda a participação dos músicos Igor de Oliveira, na direção musical e violão, e Bruno Mota, na percussão. (Pedro Stkls: (96) 9176-8483 / Thiago Soeiro: (96) 9155-6451)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...