sexta-feira, 25 de abril de 2014

CULTURA

REINALDO COELHO


III Festival Internacional Três Fronteiras

Coral do TJAP participa


O III Festival Internacional de Corais Três Fronteiras reúne grupos das mais diversas cidades e regiões do Brasil e do exterior para participação na edição 2014.

O evento promove a música através de concertos na tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), com apresentações variadas nas cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina), nos dia 25, 26 e 27 de abril de 2014.
A ideia do festival é proporcionar ao público uma mostra de música coral de diversos estilos de trabalhos musicais desenvolvidos por grupos das categorias infantil, jovem e adulto. Corais pertencentes a empresas públicas, privadas, órgãos governamentais, religiosos, instituições de ensino musical e universitário ou grupos independentes. Todos os corais participantes receberão certificados e troféus.

Participação do Amapá

No Amapá, foram intensificados os ensaios dos membros do Coral do Tribunal de Justiça (Tjap), visando uma excelente apresentação no III Festival Internacional de Corais Três Fronteiras.
A maestrina Leandra Valéria, do Coral do Tjap, disse que o grupo é formado por 38 coralistas, divididos em 4 naipes (sopranos, contraltos, tenores e baixos). O repertório foi trabalhado com músicas regionais, entre outros ritmos, com destaque para o carimbó e marabaixo, além de uma peça em espanhol com a finalidade de interagir com o idioma dos países envolvidos.

"Nossa finalidade é mostrar a cultura amapaense. Cada cidade vai levar um pouco da sua cultura por meio da música e nós não seremos diferentes. É um momento muito importante para todos," disse a maestrina. Segundo ela, nos festivais anteriores, os coralistas foram muito elogiados pelo estilo de música apresentado, e pretendem prosseguir mantendo o mesmo nível.

Para o diretor de relações públicas do coral, Manoel Vidal, as expectativas são as melhores, tanto para representar o poder judiciário amapaense, quanto pelo prazer de estar dissipando a música regional.

"Para nós é uma alegria muito grande e uma honra poder representar o judiciário do Amapá não só no Brasil, mas também fora dele. O coral já tem uma experiência. Já participamos de vários festivais por todo o país, nossos eventos são um sucesso. Nossa música faz bem ao corpo e à alma".

Os ensaios foram regados de muita integração e emoção. Para os integrantes do coral, a música está presente no dia a dia, trabalhada constantemente para ter mais qualidade. "Nos festivais anteriores os coralistas foram muito elogiados pelo estilo de música apresentado, e pretendemos prosseguir mantendo o mesmo nível".

Para custear as despesas com a ida dos integrantes para o festival internacional, o coral do Tjap tem realizado uma série de atividades, incluindo rifas, vendas de comidas e bazares.

O Coral do TJAP:

O Coral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá foi criado em 30 de junho de 1995. Ele é formado por serventuários da Justiça do Amapá e colaboradores. O coral se apresenta em diversos lugares, órgãos públicos, entidades privadas e particulares. O grupo participou do Festival Maranhense de Coros na cidade de São Luís, e apresentou-se em diversos locais daquele estado. Em Fortaleza, o coral se apresentou no Tribunal de Justiça do Ceará, em escolas, igrejas e no Centro Cultural Dragão do Mar. 
Em 2005, apresentou-se com a Camerata Musicale da Alemanha. Quando completou dez anos de criação, o coral realizou um concerto no Teatro das Bacabeiras. Desde 2000, realiza a cantata natalina denominada "Acender das Luzes", que já uma tradição no estado do Amapá e reúne um público de aproximadamente 2 mil pessoas. 
Em 2011 e 2012, o grupo realizou o projeto "Folcloreando", que é um espetáculo com músicas folclóricas e populares brasileiras. Por tudo isso, o Coral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá é sinônimo de persistência e paixão pela arte do canto coral.

Regente: Leandra 
Lucia Valério Pinto

A regente Leandra Lucia Valério Pinto, natural de Vila Velha, no Espírito Santo, iniciou os estudos em música aos 14 anos, no instrumento órgão. Ela conta que desde então, tem a vida envolvida com a arte musical. 
Leandra fez o curso técnico profissionalizante em canto (linha de formação - canto lírico), e é bacharel em música sacra, licenciada em letras e pós-graduada em metodologia do ensino da música. Ela atuou como professora de órgão, flauta-doce, como regente em diversos corais de igrejas, como regente estagiário no projeto social "Grande Coro de Natal", em Recife, e como regente substituta na empresa santista em Guararapes, Pernambuco. Atualmente, em Macapá, é professora e regente de coros no Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, e regente do Coral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...