sexta-feira, 23 de maio de 2014



O planejamento e a gestão pública


            O desempenho de um administrador não se restringe ao presente, ao atual corrente ele precisa extrapolar o imediato e projetar-se para o futuro. Tem que tomar decisões estratégicas e planejar as futuras metas que iram acontecer em sua organização. As delegações e decisões ele configurará continuamente a sua organização ou a unidade organizacional que administrará, deve saber qual rumo deseja que sua organização seguirá, tomar decisões necessárias e elaborar os planos pra que isso realmente venha a ocorrer e aconteça de forma eficiente.
            Em nosso país, nas últimas décadas careceu de planejamento sistemático associado à indefinição de políticas e programas que efetivamente não deram resposta aos anseios e às demandas sociais, com isso, o saneamento de caráter coletivo e sócio economicamente jamais atingiu níveis estáveis de institucionalização. Dessa forma, o planejamento constitui a função inicial da administração. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa planejar, ou seja, determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los adequadamente.
            O primeiro plano consiste nos objetivos para a organização, os quais estes são os resultados específicos que se pretendem atingir e são estabelecidos para cada uma das subunidades da organização, com suas divisões ou departamentos, etc. No entanto, para que o planejamento possa ser aplicado no setor público com tanto êxito como em empresas privadas, deve haver algumas condições prévias favoráveis, tais como a óbvia condição da vontade política para iniciar um processo de transformação nas organizações, é importante que o processo disponha de uma liderança competente, de preferência composta por representantes de organizações públicas e privada, ademais são necessários recursos mínimos, sensibilidade social e um forte sentido comum.
A realização de um planejamento na gestão pública possibilita lidar com as interfaces das organizações com o seu ambiente, traz consigo uma a reflexão estratégica obrigando os administradores e outros participantes do processo a pensarem a comunidade a partir de suas funções internas. Nesse contexto, questionam as próprias possibilidades, seus pontos fortes e fracos, repensa o futuro, vislumbram alternativas e optam por novos pontos de chegada: a visão. Ao escolherem novos caminhos, decidem sobre meios ou estratégias coletivas para que suas metas sejam alcançadas. Essas estratégias se associam a novos objetivos ou ações específicas e a novas formas de relacionamento e de conquista de harmonia no trabalho.
Além disso, a prática do planejamento possui como objetivo corrigir distorções administrativas, alterar condições indesejáveis para a coletividade, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de objetivos e metas que se pretende alcançar. Considerando tratar-se de uma das funções da administração, o planejamento é indispensável ao administrador público responsável. Nesses aspectos, planejar é essencial, é o ponto de partida para a administração eficiente e eficaz da máquina pública, pois a qualidade do mesmo ditará os rumos para a boa ou má gestão, refletindo diretamente no bem-estar da população.
            Portanto, se torna importante planejar que significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã, e consequentemente sua organização obterá bons resultados, melhorando de certa forma a qualidade de vida da população.


            Adrimauro Gemaque (adrimaurosg@gmail.com)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...