sábado, 18 de outubro de 2014

COLUNA CATOLICA

                   S. Marcos, Evangelista

 

           Bispo  falecido em  89  depois  de cristo, marcos é o autor do segundo Evangelho. Filho de Maria e primo de Barnabé, S.Marcos habitava em Jerusalém, numa casa que servia de reuniões para os primeiros cristãos e que, provavelmente, Foi  a segunda Igreja Católica depois do cenáculo onde Jesus instituiu a Eucaristia.
           Quando S.Pedro escapou do cárcere, libertado milagrosamente por um anjo, bateu na casa de Marcos e de Maria, que estavam rezando por ele, e foi ouvido por uma menina chamada Rosa. Em seguida Pedro fugiu para se abrigar com maior segurança em Cesaréia.
            Marcos teve muitos oportunidades de se encontrar com o chefe dos Apóstolos que, pelo nome carinhoso com que o identificava, ´´ meu filho´´.  o  converteu e batizou. Em seguida Marcos se entusiasmou com S. Paulo e Barnabé e os acompanhou nas suas viagens missionárias, até que cansou. Voltou de novo para Jerusalém onde passou uns cinco anos.
             Quando Barnabé o convidou para visitar as primitivas igrejas, Paulo o recusou, tachando-o de medroso. E assim Paulo foi com Silas e Barnabé com Marcos. Em 63 S.Paulo foi levado a Roma para ser julgado, e ali se lembrou de Marcos que anida estava no Oriente. Pediu- lhe que fosse a Roma para ajuda-lo a converter os pagãos.
               Não sabemos com toda a certeza se S. Marcos foi direto para Roma ou se passou antes por Alexandria. Quem pensa que foi a Roma, se baseia no Evangelho muito lindo que Marcos escreveu e que deve ter foi sido escrito em Roma. Praticamente foi a descrição da catequese de S. Pedro, crucificado em  64 no monte Vaticano. A partir de 65 até 70 Marcos redigiu o seu Evangelho em grego, porque esta era a língua que mais se falava em Roma no primeiro século. Porém se notam  muitos ´´     latinismos´´ na  redação grega de Marcos.
                 A historia que relata a presença de Marcos e o levassem para Alexandria, foi marcante para que os venezianos roubassem o corpo de S. Marcos e o levassem para Veneza, onde foi colocado num túmulo de ouro, construído  dentro do altar da Basílica  mais dourado do mundo.
               
                   Se pudessem falar os mosaicos, certamente lembrariam a grande devoção que a Igreja sempre teve para com  todos  Evangelistas. Mas a simbologia de Marcos penetrou no mundo inteiro graças ao ´Leão de S. Marcos´´. Veneza e redondeza, República  sereníssima e regiões conquistas por ela,  em todos as cidades gravavam no mármore o Leão do Evangelista Marcos.
                O que  mais impressiona neste bispo e Evangelista Marcos foram: a clareza da doutrina, o discurso sintético e  floreado, e as afirmações  categóricas e irrefutáveis como esta do último capitulo: ´´ Ide pelo mundo inteiro, pregai o Evangelho a todas as criaturas. Quem crer e for batizado, será salvo; quem não crer será condenado!´´.
                 Depois da crucificação de S. Pedro, Roma apreciou o carisma de Marcos, homem bom e meigo, sensível e capaz de humanizar o Cristo do seu Evangelho, apesar de escrever para anunciar a Boa- Nova de Jesus Cristo  com filho de Deus ( Mc 1,1).
Na Basílica de S. Marcos, em Veneza, os peregrinos podem ter uma ideia do que significa ver um “filme” sobre o Evangelho de Marcos. Trata-se de um filme em mosaico, num estilo de pintura muito requintado, difícil e super artístico.  Custosíssimo,  por sinal!
                
                      O meu sobrinho Fabricio, que trabalha com sua equipe, gasta um ano para restaurar um metro quadrado de mosaico, e na Basílica esses metros quadrados são centenas. Bem que S. Marcos merecia isso, ele que tinha oferecido sua casa para que os primeiros cristãos se reunissem em oração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...