sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cultura



"Expressões"

Artesão baiano Di Rocha, expõem esculturas semiabstratas no Monumento Marco Zero do Equador



Reinaldo Coelho












Da Bahia para o centro do mundo, é assim a trajetória  deste personagem baiano que tem mil facetas culturais. Daniel de Rocha tem suas raízes artísticas enraizadas na argila. Ele trabalha com modelagens de esculturas em argila há aproximadamente 35 anos, quando morou em Pimenta Bueno, municipio rondoniense, onde realizou sua primeira exposição, onde  chamou a atenção com sua habilidade artistica na criação de esculturas.
Passando a residir no centro do mundo, Di Rocha passou a exercitar e com sucesso o seu outro lado artistico, a arte cênica e se afastou da escultura. Aqui o lado empreendedor artistico florou e é um dos fundadores do Grupo Teatral Marco Zero, existente há 27 anos no Amapá, que oferece, de forma gratuita, oficinas de teatro de rua, circense e bonecos, onde crianças e adultos participam.
No Amapá realizou em 2010 sua primeira exposição,  no Centro Cultural Franco Amapaense. Agora, em 2014, realiza a segunda denominada “Expressões” e essa exposição marca o seu retorno às origens a escultura. A amostra está sendo exposta no Monumento Marco Zero do Equador desde o dia 7 de novembro.
“Fazer uma exposição dessas no meio do mundo, no monumento do Marco Zero do Equador,tem uma grande significância para mim. Minha família fundou o Grupo Marco Zero, inspirado nesse monumento. Expor nesse monumento é algo fantástico pois é uma relação muito especial. O monumento é uma estatueta, então é perfeito”, diz.
Todas as peças são trabalhadas em argila, a mesma utilizada na fabricação de tijolos e telhas. Já com as expressões moldadas pelo artista, as peças são queimadas e lixadas, em seguida recebem o acabamento com materiais como purpurina alemã e verniz.
A obra escolhida para representar toda a exposição foi intitulada por Daniel di Rocha de "Nascituro". Ele explicou que a escultura representa um bebê, ainda sem cérebro, porém formado e com um coração já pulsando.
A mostra reúne cerca de 20 esculturas modeladas em argila, trabalhadas com técnica semiabstrata, que ficarão em cartaz até o dia 21 deste mês.
Técnica
“Expressões” além de ser sua segunda exposição no Estado, mostra sua identidade com abstrato, que foi encontrada logo na infância, segundo o artista. “Quando morava em Salvador (BA), trabalhava com badofes, que é o reaproveitamento de verduras e legumes e a medida que eu fazia na feira livre, em cima de um caixote de tomate, eu via formas. Quando comecei a trabalhar com barro, me recordei sintomaticamente das expressões. Vendo essa infância, minha arte vem dessa busca de imagens e conceitos”, explica.




Serviço
Exposição “Expressões” de Daniel Rocha
Data: 07/11 às 17h (abertura) até o dia 21/11 das 8h às 18h e sábados e domingos
Local: Monumento Marco Zero do Equador (Rodovia Juscelino Kubitschek)
Classificação: Livre
Contato: 99123-7864 / 991294706


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...