terça-feira, 31 de março de 2015

COLUNA CATÓLICA

 



                         A pasqua


“Ressuscitou, não está aqui (mc.16.16). Morte e Ressurreição de Cristo causam o mesmo efeito: Espantam! o que mais horroroso do que  a morte de um crucificado, odiado e temido, maltratado e torturado, vigiado até depois de morte? o que mais espantoso do que saber que ele fugiu sozinho do sepulcro deixando os soldados meio mortos e anjos no seu lugar?
Quem experimentou tudo nestes dois sentidos foram as mulheres. As Marias foram aquelas que mais sofreram mais se alegraram nesse dia de páscoa. Elas foram ao túmulo, de noite: E quem gosta de visitar um cemitério de noite? O calvário era o lugar das caveiras espalhadas por tudo quanto era lado; com elas nenhum homem teve coragem de andar, pois suas razões não eram entendidas. Elas agiam impulsionadas pelo coração, ao passo que os homens, inclusive os discípulos, só se deixavam convencer pelas razões, pela cabeça.
Essas mulheres, encabeçadas por Madalena, andam destemidas e animosas procurando Jesus morto. Um anjo as avisa, mas não as convence: tremem e temem. Querem crer, mas acreditam tremendo. Procuram o morto e se deparam com um vivente.
Madalena, em particular, é a mais teimosa. Fica sozinha, anda procurando um corpo morto, tirado do túmulo novo que estava aberto e vazio. O que será que tinha acontecido? Será ela a única a crer na ressurreição se todos os outros, no terceiro dia, estavam parados, sonolentos, incrédulos?
Quem, mais do que ela, atrevida e varonil podia ver os sofrimentos do condenado? Era possível de um momento para outro mudar cena? O condenado ser liberado, os fortes fugirem e o morto estar vivo?
Mas é isso que acontece. Uma voz de profeta, de  mestre, a chama pelo nome: “ Maria”. Ela o vê, se alegra e crê jogando-se pés, chamando- o: “Meu Mestre= Rabuni”.
O “Aqui jaz”,  que em todos os túmulos se escreve, no túmulo de Cristo se apaga. Era verdade que Jesus, proclamado em três línguas pela máxima  autoridade romana, era Rei dos judeus, e continuam sendo agora que está vivo.
A mensagem que Jesus o ressuscitado dá Maria,  revoluciona toda a cultura hebraica. ela deve anunciar aos apóstolos que cristo ressuscitou. Quem era a mulher naquele tempo? Menos do que nada. Nem poderia ser salva, pois mulher nenhum poderia ser perdoada quando tivesse pecado. A mulher apedrejadas, a mulher lapidada, e mulher caída para nunca mais se elevar, não passa de um demônio, mas partir de hoje ela é o anjo da ressurreição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...