terça-feira, 31 de março de 2015

DE TUDO UM POUCO




                        EM BUSCA DO “ HOMO PROFISSIONALIS “ DE LIDERANÇA. 

            Liderar não significa estar à frente de um movimento, de um projeto ou de eventos esporádicos. Também não se confunde com a figura do      Chefe, aquele que manda, ordena, determina, que se faça algo sob sua ordem. Estes são líderes falsos ou os chamados “ líderes negativos “, por que têm sob seu comando pessoas que os obedecem sem discutir. Assim foram Hitler, Mussoline, Napoleão Bonaparte, Herodes; Gings Kam. Ainda hoje, século XXI, podemos citar os Presidentes da Russia, da Venezuela.do Chile, da Bolívia, de Cuba, da Coréia do Norte. Esses e outros tantos tinham ou tem poder, mas não lideram.
            No lado oposto podemos citar, por exemplo : Jesus, os Kenndy!s, Gandhy, Madre Tereza de Calcutá, entre outros. Esses sim, foram verdadeiros líderes por que não comandavam, não ditavam ordem, não subjugavam, somente usavam o poder da persuasão, do convencimento, do exemplo pessoal, usando em muitas ocasiões o termo PAZ, que por sua extensão analógica também significa ; fraternidade, esperança, confraternização, amizade, convivência fraterna.....
            A sociedade hodierna está carecendo de profissionais líderes, qualquer que seja o campo ou ramos de atividade econômica, pessoal, coletivo, voluntário, etc... Para esse exercício carece de algumas normas de conduta, que o levasse a liderar sem perceber, buscar resultados sem impor, cumprir metas sem mandar, ser respeitado e elogiado sem subserviência. Vale, neste sentido, rever alguns pontos que aprendi nos cursos de Liderança Leonística ao longo de 36 anos de filiação ao Lions Clube de Macapá – Marco Zero do Equador.
            O PENSAMENTO FAZ AS COISAS. De U. S. Anderson, trago as frases : O pensamento faz a forma! O pensamento faz as coisas. Lembre-se que a oportunidade não vem à você: Já está ai. Agarre-a com a força do seu pensamento, otimista e criador. De Victor Pauchete : O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de um homem alegre. Acrescento mais : De um homem alegre, confiante e persistente. Acredite em você. De Goethe : O maior mal que pode acontecer ao homem, é ele chegar a pensar mal de si mesmo. Reforço. Vamos amigo, levante a cabeça, pense grande. Estoure suas energias positivas e vá em frente.
            A CHAVE DO PROGRESSO. Escreveu Rafael Martin Del Campo : A vida começa quando decidimos. O que queremos dela. Reflita sobre isto : Enquanto um barco estiver à deriva, está perdendo tempo, dinheiro e correndo risco de naufrágio. É uma imagem da vida. Enquanto você não sabe o que quer, perca as esperanças de chegar a algum lugar e de conseguir alguma coisa. O ponto de partida para atingir qualquer objetivo é a determinação mental. De nada vale um trem, um avião, um tanque de guerra, um guindaste, um navio, se não for acionado. Por mais fantástico que seja, não passa de inutilidade.  Sófocles dizia que de todas as maravilhas  o homem é a maior. Mas se não funcionarem essas maravilhas, vale como sucata humana. Cada um de nós tem o livre arbítrio da escolha. Voce decide o seu destino. Lembre-se, a esperança, não se sabe,  se é cabeluda ou careca.
            DESEJE ALGO . Trago a lição de Napoleão Hill, a seguinte frase : O ponto de partida do caminho que leva você à riqueza é o desejo. Ao desejar algo, amigo, você já  decidiu o que fazer. A partir daí, o conteúdo do seu desejo começa a ganhar vida. Se não existir a causa mental, não existirá o efeito. Enquanto não houver decisão, não haverá ordem a ser cumprida.
            A VIDA COMEÇA QUANDO VOCÊ DECIDE . Uma pessoa pode ser muito inteligente, de elevado QI, dono de vasta erudição, e não ser nada na vida. Não ter nada, não sair do mesmo lugar, por que a arrancada para a frente começa quando se decide sobre o que se quer. Diz o ditado que barco parado não ganha frete. Também  barco sem rumo não ganha frete. Ao decidir sobre alguma coisa, você está acreditando na realização. Essa é a receita infalível do sucesso. Acredite, VOCE PODE.
Para reflexão semanal : Faça assim e você começou a melhor e maior fase de sua vida .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...