terça-feira, 31 de março de 2015

CULTURA




 











Pessach
Páscoa = Religião e Comércio



Reinaldo Coelho


Páscoa Cristã é a festividade mais importante para a religião cristã. Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach. O "Domingo de Páscoa" celebra a Ressurreição de Jesus Cristo e sua primeira aparição entre seus discípulos.



A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém - ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar sua chegada. A Sexta Feira Santa, é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz.

A Páscoa já era comemorada antes da época de Jesus Cristo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos. Segundo a Bíblia o próprio Jesus participou de várias celebrações pascoais, quando tinha doze anos foi levado pela primeira vez pelos seus pais José e Maria para comemorar a Páscoa, tendo participado sempre, nos anos seguintes. A mais famosa participação relatada na bíblia foi a "Última Ceia" onde Jesus participou da comunhão do corpo e do sangue, simbolizados pelo pão e pelo vinho.
No interior, fiéis mantêm viva tradição de procissões e penitência


Simbolismos


Para os católicos e evangélicos luteranos, a Páscoa é a ressurreição de Cristo e o coelho, adotado como símbolo, representa a fertilidade e esperança de uma nova vida. O significado é o mesmo para os evangélicos pentecostais, porém, o que simboliza a data é o cordeiro, que representa o corpo de Jesus. Os umbandistas e espíritas não fazem comemorações no período. Para a religião judaica, a Páscoa celebra a saída do povo hebreu do Egito.




Pascoa comercial


Mas há muito mais assuntos por trás do tema Páscoa além da religião. O comércio, por exemplo, é ótimo nessa época do ano. As fábricas de ovos de chocolate geram centenas de empregos temporários e muitas famílias ampliam suas rendas confeccionando ovos e bombons de chocolates, para alegria das crianças e das famílias que tem nessa data a oportunidade de se confraternizarem em torno de um tem cristão, mesmo que muitos nem saibam do seu significado e é a horas de lembra-los do amor de Cristo e sua Ressurreição.

Pois o que importa mesmo quando é escolhida uma data para comemorar algo que é relevante para sociedade, seria o momento de reflexão sobre o tema escolhido. Com certeza no dia da Páscoa, pelo menos por um segundo cada pessoa que tiver conhecimento deste feriado ira pensar sobre o assunto. E aí está o grande objetivo das comemorações em família.


A partir de que os povos cristãos começaram a transforma as datas religiosas em festivas, passou a ter um apelo comercial, utilizado pelas próprias igrejas no sentido de arrecadar recursos para suas obras religiosas. Caso do Natal e da Pascoa que se tornaram datas comemorativas, e como tal nos faz pensar, indiferente de qual seja nossa religião, no verdadeiro sentido dessas datas. Muitos criticam esse desvirtuamento, porém o comércio faz apenas parte deste contesto, nem é o vilão, nem o mocinho, mas ajuda a alavancar a economia local.


Significado de Ovo da Páscoa


O Ovo da Páscoa é um ovo feito de chocolate normalmente recheado com surpresas. É um símbolo de nascimento e vida e está relacionado com a Páscoa comemorada pelos cristãos, pela representação da Ressurreição de Jesus Cristo, com a esperança de uma nova vida.
Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Durante as festividades realizadas com a chegada da Primavera, depois do Inverno, os ovos eram cozidos e pintados com desenhos lembrando as plantações que tinham início nesse período. A esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas, eram representadas com a troca de ovos coloridos.


A arte de pintar ovos e presenteá-los entrou também nas festividades cristãs, onde se desenhava imagens de Jesus e de Maria, passando a representar o nascimento e a vida, simbolizando a Páscoa, com a Ressurreição de Jesus Cristo. Muitas culturas mantêm essa tradição até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...