sexta-feira, 20 de março de 2015

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VALE A PENA INVESTIR?


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

VALE A PENA INVESTIR?


Kerllyo Barbosa


Há algumas décadas muitas instituições de ensino superiores surgiram Brasil afora promovendo educação superior a distância. A pergunta que deve ser feita é: o curso superior a distância vale a pena? Esse método foi importado de países da Europa e Estados Unidos, que já oferecem esses serviços educacionais há muito tempo. E os jovens brasileiros cada vez mais estão optando por este tipo de ensino. Seja pelo baixo custo e flexibilidade, seja pelo curto período dos cursos que são características dessa nova modalidade de ensino superior. E a polêmica está justamente nesse método de facilidades ao estudante, que acaba por gerar dúvida na qualidade do ensino.

ENTENDA QUE É EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Segundo o Ministério da Educação MEC - Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversas. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB). A Educação a Distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o professor e o estudante estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador.

OS CURSOS MAIS PROCURADOS DE EAD

De acordo com o portal ead.com os cursos mais procurados são da área de humanas. Acompanhe a lista abaixo. (dados de 2014).

• Pedagogia com 34,2% das matrículas.
• Administração com 27,3% das matrículas.
• Serviço social com 8,1% das matrículas.
• Letras com 5,9% das matrículas.
• Ciências contábeis com 3,6% das matrículas.
• Matemática com 2,8% das matrículas.
• Ciências biológicas com 2,3% das matrículas.
• História com 2,0% das matrículas.
• Comunicação social com 1,9% das matrículas.
• Ciências ambientais com 1,6% das matrículas.


A EXPANSÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce atualmente no Brasil. Essa expansão de EaD acontece devido ao grande diferencial oferecido pela modalidade. O que chama mais atenção do público é, sem dúvida, a flexibilidade de horários, já que o aluno não fica preso a horários estipulados pela instituição, as aulas EaD são moldadas pelos alunos.
Os cursos à distância e as instituições que oferecem o ensino a distância vem se multiplicando ano após ano e a tendência é que essa procura aumente ainda mais. O EAD pode ser dividido em três gerações. A primeira geração foi caracterizada pelos cursos por correspondência. Nesse tipo de curso, o aluno recebia o material solicitado em casa, com conteúdos e exercícios a respeito do tema que seria estudado. Um bom exemplo dessa geração é o Instituto Universal Brasileiro, que utilizava as correspondências para ensinar e treinar os alunos para o mercado de trabalho. A segunda geração do Ensino a Distância no Brasil se deu a partir dos anos 70, quando o foco principal ainda eram os materiais impressos, mas também fitas de vídeo, programas da televisão, etc.

Matrículas no ensino superior crescem 3,8%. Censo da Educação Superior 2014

Educação à distância –  No que se refere a essa modalidade, já são mais de 1,2 mil cursos a distância no Brasil, que equivalem a uma participação superior a 15% nas matrículas de graduação. Em 2003, havia 52. Atualmente, as universidades são responsáveis por 90% da oferta, o que representa 71% das matrículas nessa modalidade. Não resta dúvida que o estudante está cada vez mais atraído pelos cursos de educação à distância.
O total de alunos na educação superior brasileira chegou a 7,3 milhões em 2013, quase 300 mil matrículas acima do registrado no ano anterior. No período 2012-2013, as matrículas cresceram 3,8%, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada. Os universitários estão distribuídos em 32 mil cursos de graduação, oferecidos por 2,4 mil instituições de ensino superior – 301 públicas e 2 mil particulares. As universidades são responsáveis por 53,4% das matrículas, enquanto as faculdades concentram 29,2%. O total de alunos que ingressou no ensino superior em 2013 permaneceu estável em relação ao ano anterior e chegou a 2,7 milhões. Considerando-se o período 2003-2013, o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%.

VANTAGENS

São inúmeras as vantagens de fazer um curso superior a distância. Além da flexibilidade e economia o aluno ainda dispõe de conteúdo disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Podem assistir às aulas nos seus ritmos, por exemplo: não precisam assistir 3 horas de aulas seguidas, podem fazer quantos intervalos quiserem, e optar por assistir as aulas só no momento em que se encontrarem despertos e atentos ao que o professor tem a dizer. O aluno pode ler, reler e comentar os assuntos das aulas. Mesmo quem mora muito longe de alguma instituição de ensino superior ou está ha muito tempo sem estudar agora pode se graduar ou ter uma formação técnica ou tecnológica, basta ter um computador básico, ter entendimentos básicos de informática e ter uma conexão de banda larga. E talvez o mais importante, a vantagem econômica. Quem estuda a distância economiza mais dinheiro. Geralmente os cursos a distância são mais baratos, pelo fato principalmente de não usar um lugar físico da Instituição, poupando-a assim de gastos com energia, água, aluguel ou qualquer gasto do tipo. Sem falar de não precisar gastar nada para se deslocar até a Instituição de Ensino para assistir às aulas.

DESVANTAGENS

A primeira e a maior desvantagem é a ausência da relação humana entre professor/aluno dentro da sala de aula. No entanto, a maior desvantagem do ensino à distância é impedir o relacionamento humano entre o professor e o aluno dentro de uma sala de aula, com isso muito se pode perder, pois o aluno não sofre a influência do carisma do professor, e sem essa relação de empatia, o aluno pode perder uma motivação que daí poderia advir. Outra desvantagem está no fato de não se poder gerir tão bem as reações imprevistas e imediatas. Muitos cursos não são suficientemente flexíveis, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reação dos alunos que têm capacidades diferentes de aprendizagens. Por outro lado não há espaço para a espontaneidade.
EaD NO AMAPÁ
Ainda segundo o MEC, no Amapá existem 114 cursos superiores, distribuídos em 10 municípios, intercalados entre as modalidades presenciais e à distância. A capital Macapá é quem concentra obviamente o maior número.
O Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), completou no último dia 20 de março, 25 anos de existência. E desde sua criação em 1990, já formou e inseriu milhares de profissionais no mundo do trabalho no Estado do Amapá.
QUANTITATIVO DE INSTITUIÇÕES DE EAD POR MUNICÍPIO
MACAPÁ: 10
AMAPÁ: 01
OIAPOQUE: 02
PEDRA BRANCA DO AMAPARI: 01
PORTO GRANDE: 01
SANTANA: 04
SERRA DO NAVIO: 01
VITÓRIA DO JARI: 02

            O que importa realmente é a qualidade do curso, seja presencial ou a distância. É certo que ambas modalidades têm suas particularidades e mazelas, assim como qualquer modalidade de ensino no mundo. Um fato triste aqui no Brasil, e isso não é diferente no Amapá, é que não houve uma preocupação histórica em investir em educação. O que se espera, no mínimo, é que os cursos à distância deem condições para que os estudantes saiam aptos a concorrer às vagas no mundo do trabalho com os que cursaram faculdades presenciais. O foco no lucro é o que deixa a desejar nessa modalidade que cresce cada vez mais em nosso país. O capitalismo sobrepõe a qualidade da educação, que deveria ser o foco principal nesse contexto. Não é interessante menosprezar o ensino à distância, mas sim valorizar investindo na peça principal. O aluno.

BOX
ARTIGO  Ivaldo da Silva

Mestrando em Ciência da Educação- Málaga Espanha, Pós-Graduado em Psicopedagogia- Especialista em Educação, Pós-Graduando em História e Literatura Afro-Descendente, Graduado em Artes Plásticas, Professor Arte-Educador, Presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Inês, Vice-Presidente da Associação de Arte-Educadores do Amapá, Presidente do Conselho de Segurança Comunitária do Bairro Santa Inês, Consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-Ap, Artista Plástico e Artesão, atualmente desenvolve Projeto de Pesquisa na Área de Educação Infantil e Educação Afra - Brasileira. Descendente de negros Cabanos de Belém do Pará.(A Cabanagem)Residente em Macapá aproximadamente 38 anos.
ivaldo-sousa@uol.com.br


REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



A educação a distância (EaD), nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas, ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade. No Brasil a educação à Distância ainda está engatinhando,mas promete grandes feitos ,pois já temos programas sérios e comprometidos que vem realizando esta modalidade de ensino no Brasil ,e estamos muitos apreensivos para que tudo dê certo e alcance o topo mais alto de desenvolvimento com qualidade e compromisso .É nosso dever divulgar e falar dos benefícios que esta modalidade pode  alcançar para que esse tabu e o preconceito seja quebrado e engrandecendo cada vez mais a EaD no Brasil.

Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial  acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.

A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, cada vez mais foi também usada em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interação, e é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial.

A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.


Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...