EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA
Kerllyo
Barbosa
Há
algumas décadas muitas instituições de ensino superiores surgiram Brasil afora
promovendo educação superior a distância. A pergunta que deve ser feita é: o
curso superior a distância vale a pena? Esse método foi importado de países da
Europa e Estados Unidos, que já oferecem esses serviços educacionais há muito
tempo. E os jovens brasileiros cada vez mais estão optando por este tipo de
ensino. Seja pelo baixo custo e flexibilidade, seja pelo curto período dos
cursos que são características dessa nova modalidade de ensino superior. E a
polêmica está justamente nesse método de facilidades ao estudante, que acaba
por gerar dúvida na qualidade do ensino.
ENTENDA QUE É EAD – EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA
Segundo o Ministério da Educação MEC - Educação a
Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos
processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e
tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores
desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversas. Esta
definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto
2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB). A
Educação a Distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que
ocorre quando o professor e o estudante estão separados (no tempo ou no
espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância
no espaço e propõe-se que ela seja contornada através do uso de tecnologias de
telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas,
isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas
tecnologias, hoje, convergem para o computador.
OS CURSOS MAIS PROCURADOS DE
EAD
De
acordo com o portal ead.com os cursos mais procurados são da área de humanas.
Acompanhe a lista abaixo. (dados de 2014).
•
Pedagogia com 34,2% das matrículas.
•
Serviço social com 8,1% das matrículas.
•
Letras com 5,9% das matrículas.
•
Ciências contábeis com 3,6% das matrículas.
•
Matemática com 2,8% das matrículas.
•
Ciências biológicas com 2,3% das matrículas.
•
História com 2,0% das matrículas.
•
Comunicação social com 1,9% das matrículas.
•
Ciências ambientais com 1,6% das matrículas.
A EXPANSÃO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Os cursos
à distância e as
instituições que oferecem o ensino a distância vem se multiplicando ano após
ano e a tendência é que essa procura aumente ainda mais. O EAD pode ser dividido em três gerações.
A primeira geração foi caracterizada pelos cursos por correspondência. Nesse
tipo de curso, o aluno recebia o material solicitado em casa, com conteúdos e
exercícios a respeito do tema que seria estudado. Um bom exemplo dessa geração
é o Instituto Universal Brasileiro, que utilizava as correspondências para
ensinar e treinar os alunos para o mercado de trabalho. A segunda geração do Ensino
a Distância no
Brasil se deu a partir dos anos 70, quando o foco principal ainda eram os
materiais impressos, mas também fitas de vídeo, programas da televisão, etc.
Matrículas no ensino
superior crescem 3,8%. Censo da Educação Superior 2014
Educação à distância – No que se
refere a essa modalidade, já
são mais de 1,2 mil cursos a distância no Brasil, que equivalem a uma
participação superior a 15% nas matrículas de graduação. Em 2003, havia 52.
Atualmente, as universidades são responsáveis por 90% da oferta, o que
representa 71% das matrículas nessa modalidade. Não resta dúvida que o
estudante está cada vez mais atraído pelos cursos de educação à distância.
O total
de alunos na educação superior brasileira chegou a 7,3 milhões em 2013, quase
300 mil matrículas acima do registrado no ano anterior. No período 2012-2013,
as matrículas cresceram 3,8%, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede
privada. Os
universitários estão distribuídos em 32 mil cursos de graduação, oferecidos por
2,4 mil instituições de ensino superior – 301 públicas e 2 mil particulares. As
universidades são responsáveis por 53,4% das matrículas, enquanto as faculdades
concentram 29,2%. O total de alunos que ingressou no ensino superior em 2013
permaneceu estável em relação ao ano anterior e chegou a 2,7 milhões.
Considerando-se o período 2003-2013, o número de ingressantes em cursos de
graduação aumentou 76,4%.
VANTAGENS
São inúmeras as vantagens de fazer um curso superior
a distância. Além da flexibilidade e economia o aluno ainda dispõe de conteúdo
disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Podem assistir às aulas nos
seus ritmos, por exemplo: não precisam assistir 3 horas de aulas seguidas,
podem fazer quantos intervalos quiserem, e optar por assistir as aulas só no
momento em que se encontrarem despertos e atentos ao que o professor tem a
dizer. O aluno pode ler, reler e comentar os assuntos das aulas. Mesmo
quem mora muito longe de alguma instituição de ensino superior ou está ha muito
tempo sem estudar agora pode se graduar ou ter uma formação técnica ou
tecnológica, basta ter um computador básico, ter entendimentos básicos de
informática e ter uma conexão de banda larga. E talvez o mais importante, a
vantagem econômica. Quem estuda a distância
economiza mais dinheiro. Geralmente os cursos a distância são mais baratos,
pelo fato principalmente de não usar um lugar físico da Instituição, poupando-a
assim de gastos com energia, água, aluguel ou qualquer gasto do tipo. Sem falar
de não precisar gastar nada para se deslocar até a Instituição de Ensino para
assistir às aulas.
DESVANTAGENS
A primeira e a maior
desvantagem é a ausência da relação humana entre professor/aluno dentro da sala
de aula. No entanto, a maior desvantagem do ensino à distância é
impedir o relacionamento humano entre o professor e o aluno dentro de uma sala
de aula, com isso muito se pode perder, pois o aluno não sofre a influência do
carisma do professor, e sem essa relação de empatia, o aluno pode perder uma
motivação que daí poderia advir. Outra desvantagem está no fato de não se poder
gerir tão bem as reações imprevistas e imediatas. Muitos cursos não são
suficientemente flexíveis, uma vez que não incluem os imprevistos da
disciplina, dificuldades na compreensão e reação dos alunos que têm capacidades
diferentes de aprendizagens. Por outro lado não há espaço para a
espontaneidade.
EaD NO AMAPÁ
Ainda segundo o MEC, no Amapá existem 114
cursos superiores, distribuídos em 10 municípios, intercalados entre as modalidades
presenciais e à distância. A capital Macapá é quem concentra obviamente o maior
número.
O Departamento de Educação a Distância da
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), completou no último dia 20 de março, 25
anos de existência. E desde sua criação em 1990, já formou e inseriu milhares
de profissionais no mundo do trabalho no Estado do Amapá.
QUANTITATIVO DE INSTITUIÇÕES DE EAD POR
MUNICÍPIO
MACAPÁ: 10
AMAPÁ: 01
OIAPOQUE: 02
PEDRA BRANCA DO AMAPARI: 01
PORTO GRANDE: 01
SANTANA: 04
SERRA DO NAVIO: 01
VITÓRIA DO JARI: 02
O que importa realmente é a qualidade do curso, seja
presencial ou a distância. É certo que ambas modalidades têm suas particularidades
e mazelas, assim como qualquer modalidade de ensino no mundo. Um fato triste
aqui no Brasil, e isso não é diferente no Amapá, é que não houve uma
preocupação histórica em investir em educação. O que se espera, no mínimo, é
que os cursos à distância deem condições para que os estudantes saiam aptos a
concorrer às vagas no mundo do trabalho com os que cursaram faculdades
presenciais. O foco no lucro é o que deixa a desejar nessa modalidade que
cresce cada vez mais em nosso país. O capitalismo sobrepõe a qualidade da
educação, que deveria ser o foco principal nesse contexto. Não é interessante
menosprezar o ensino à distância, mas sim valorizar investindo na peça
principal. O aluno.
ARTIGO Ivaldo da Silva
Mestrando em Ciência da
Educação- Málaga Espanha, Pós-Graduado em Psicopedagogia- Especialista em
Educação, Pós-Graduando em História e Literatura Afro-Descendente, Graduado em
Artes Plásticas, Professor Arte-Educador, Presidente da Associação Comunitária
do Bairro Santa Inês, Vice-Presidente da Associação de Arte-Educadores do
Amapá, Presidente do Conselho de Segurança Comunitária do Bairro Santa Inês,
Consultor em Cultura e Artesanato pelo SEBRAE-Ap, Artista Plástico e Artesão,
atualmente desenvolve Projeto de Pesquisa na Área de Educação Infantil e Educação Afra -
Brasileira. Descendente de negros Cabanos de
Belém do Pará.(A Cabanagem)Residente em Macapá aproximadamente 38 anos.
ivaldo-sousa@uol.com.br
ivaldo-sousa@uol.com.br
REFLETINDO
SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A educação a distância (EaD), nas
últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas, ela
surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas
que, por vários motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino
presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico,
as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade. No Brasil a educação à
Distância ainda está engatinhando,mas promete grandes feitos ,pois já temos
programas sérios e comprometidos que vem realizando esta modalidade de ensino
no Brasil ,e estamos muitos apreensivos para que tudo dê certo e alcance o topo
mais alto de desenvolvimento com qualidade e compromisso .É nosso dever
divulgar e falar dos benefícios que esta modalidade pode alcançar para
que esse tabu e o preconceito seja quebrado e engrandecendo cada vez mais a EaD
no Brasil.
Hoje temos a educação
presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e
educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em
qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico,
chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece
em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A
educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece
fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou
no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
Atualmente, o ensino não
presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações
industrializadas quanto
em países em desenvolvimento. Novos e mais
complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino
formal quanto nas áreas de treinamento profissional.
A educação a distância foi
utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a
qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos.
Hoje, cada vez mais foi também usada em programas que complementam outras
formas tradicionais, face a face, de interação, e é vista por muitos como uma
modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular
de ensino presencial.
A EaD caracteriza-se pelo
estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades
ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para
superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI que
são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender
a ser.
Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.
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