quinta-feira, 23 de abril de 2015

CULTURA



Difusora, uma emissora de rádio em movimento.


A Rádio Difusora de Macapá foi fundada em 11 de fevereiro de 1946, porém iniciam-se suas rádiostransmissões, no dia 25 de fevereiro de 1945, como parte do serviço de imprensa oficial, pelo chefe do executivo territorial, o então governador Janary Gentil Nunes, a época com o nome oficial de Serviço de Alto-Falantes, de tecnologia simplória, mas que impactava diretamente na vida da sociedade macapaense, tendo em vista sua vital importância para difusão de notícias do cenário nacional e internacional, informativos do poder público, proclamas, entretenimento musical e rádio novelesco. Seria esse, o embrião do que viria a se tornar a Rádio Difusora de Macapá. Com o passar dos anos a emissora tornou-se o maior meio de comunicação do Estado do Amapá.




Com seu sinal irradiado nos seus transmissores de ondas médias (O.M) e ondas tropicais (O.T.) romperam-se as fronteiras brasileiras, atingindo boa parte do mundo e assim cumprindo o papel que lhe é devido de levar as vozes da RDM aonde quer que o povo esteja. Podemos dividir assim a história da difusora em quatro grandes momentos, sendo seu primeiro momento primordial;

Turma Antiga da Difusora a Rádio do Povo
Quando sua criação em setembro de 1946, o segundo momento; quando fora devolvida ao povo do Amapá, comprada a preço de Cr$ 800 mil (cruzeiros) da Radiobrás, o terceiro momento; quando no infeliz acidente o qual pelas forças das intensas intempéries que atingiram a capital, teve todos seus equipamentos destruídos pela força de um raio que atingiu o edifício sede da emissora e fez com que a mesma fosse quase que desativada por completa, passando após o fato por uma intensa revitalização, que fez com que todos os seus equipamentos, estúdios e estruturas fossem modernizados e hoje, vivemos seu quarto momento quando irá passar a levar seu sinal a todo planeta e fora dele, através da internet, levando assim a sua programação a rede mundial de computadores e também a todos os dispositivos moveis como smartphone's e tablet's que se conectarão online pelo seu aplicativo (app) que estará sendo disponibilizado em breve para download, alcançando um número de ouvintes jamais visto antes.


Turma Nova da Difusora a Rádio do Povo

Um dos grandes objetivos deste novo momento que a RDM passa é tentar atingir uma massa muito maior da população amapaense, que antes tinha em mente a total defasagem de novas tecnologias e principalmente visões para o futuro, as quais imaginavam estarem fadadas a sempre ser "a velha boa" e não mais a "nova gostosa", fazendo alusão ao prazer que é sintonizar seus rádios na frequência 630 AM e se deliciar com a nova programação da Rádio Difusora de Macapá.

Soma-se a esse quarto momento a liberação do sinal de Frequência Modulada (FM). Em breve a rádio estará também se integrante ao grupo das FM's, capitaneadas no Amapá pela Rádio 102,9 FM, do Sistema Beija Flor de Rádiodifusão. 





Esse novo momento em que a difusora vivencia está consentâneo com o espírito do governador Waldez Góes que disse durante toda a sua trajetória de campanha que se eleito fosse iria cuidar bem das pessoas e das cidades. Cuidar bem de pessoa também é informar com qualidade e responsabilidade e isso a Difusora está fazendo e alcançando cada dia a preferência do ouvinte.

Governador Waldez Góes e o diretor presidente da Rádio Difusora, Roberto Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...