sexta-feira, 29 de maio de 2015

ARTIGO

Parabéns a todos que há 79 anos escrevem a história do IBGE



 
O ano de 2015 representa o início de um momento muito especial para o IBGE e seus servidores. A Instituição completa 79 anos de serviços prestados ao país, com excelência técnica, transparência e rigor metodológico e consistência na produção e análise de informações estatísticas e geocientíficas, consolidando as bases para ingressar na sua oitava década de funcionamento.

Na área das estatísticas, vêm sendo implementados projetos com o objetivo de representar cada vez melhor as rápidas e constantes transformações da economia e da sociedade, como a revisão do Sistema de Contas Nacionais. Para retratar um país de dimensões continentais e com realidades diversas, uma grande conquista foi a divulgação inédita, pela PNAD Contínua, de resultados conjunturais do mercado de trabalho para as 27 unidades da federação.

Na área de geociências, também estão sendo lançados produtos novos, como o estudo “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil” e o projeto “Mudanças da Cobertura e Uso da Terra”, que deverá ser divulgado no segundo semestre e, a cada dois anos, irá mapear e contabilizar essas alterações, em termos físicos, em todo o território nacional.

O IBGE está diretamente envolvido na formulação de indicadores internacionais para avaliação e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que irão compor a agenda de desenvolvimento pós-2015. Internacionalmente, depois do apoio a seis países na rodada de Censos 2010, o Instituto está estruturando um projeto para atender às demandas da África para a rodada de Censos 2020. Com nosso apoio, três países serão qualificados e repassarão conhecimento às demais nações interessadas.

Na área da gestão institucional, a proposta de reestruturação da carreira, formulada por um grupo paritário, partiu do pressuposto de uma necessária valorização dos servidores da Instituição, a fim de lhes garantir os direitos adquiridos e uma melhoria efetiva das remunerações. A nova Intranet do IBGE também tem papel estratégico. Em fase final de implantação, é um canal de comunicação interna que facilitará os fluxos de informação e interação entre os ibgeanos.

No campo acadêmico, a implementação, neste ano, do doutorado na Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) é outra grande conquista institucional, que avança e consolida a produção de um conhecimento que contribui para a abertura de novos caminhos científicos.

O trabalho dos ibgeanos tem sido reiteradamente reconhecido. Em 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) classificou o IBGE como a melhor fundação de governo quanto à gestão de Tecnologias da Informação (TI) e mostrou que estamos entre as dez empresas da administração pública mais maduras nesse âmbito. O Instituto foi também um dos agraciados com o PrêmioBloomberg pelo Controle Global do Tabagismo e recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio de Instituição Pública de Maior Destaque, concedido pelo site MundoGEO#Connect.

O destaque que o IBGE alcançou nas comunidades estatística e geocientífica internacionais será coroado com a realização, neste ano, no Rio de Janeiro, da 27ª Conferência Mundial de Cartografia (ICC 2015) e do 60º Congresso Mundial de Estatística (ISI 2015), ao final do qual, teremos pela primeira vez um ibgeano presidindo o Instituto Internacional de Estatística (ISI), uma das mais importantes instituições internacionais da área.

São os servidores do IBGE, ativos e aposentados, que escrevem diariamente essa história de sucesso, com responsabilidade, eficiência e criatividade, especialmente quando se torna necessário superar desafios. É isso o que distingue os ibgeanos e, por essa razão, hoje são para vocês os parabéns!
  
A Direção
29 de Maio de 2015 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...