quinta-feira, 16 de julho de 2015

CULTURA



Festa de São Tiago
238 anos de tradição religiosa e cultural mazaganense




Os coordenadores da festa de São Tiago já definiram a programação do evento, que acontece há 238 anos em Mazagão Velho, distante 63 km da capital, Macapá. As homenagens começaram na segunda-feira (13), e se estenderá até o dia 28. Considerada uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Amapá, a festa de São Tiago é coordenada pela comunidade mazaganense e Diocese de Macapá, com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.
A programação começou com o translado da imagem de São Tiago, que saiu de Mazagão Velho na última segunda-feira (13), até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Macapá. A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (16), quando a imagem retornou para Mazagão e iniciaram-se as novenas e bailes. Cada dia, a novena é realizada por uma comunidade ou instituição diferente. O novenário encerra-se no dia 23.
O auge da festa acontece no sábado (25), quando a comunidade encena a batalha entre os Mouros e Cristãos. Logo pela manhã, o arauto convida a população para participar do círio. Após a missa, o personagem anuncia o início da batalha. O evento encerra-se na terça-feira (28) com a batalha das crianças e o baile de encerramento.
Trapiches e quiosques são reformados para receber os visitantes.
A vila de Mazagão Velho recebeu trabalhos de limpeza e revitalização para a festa. Na orla, trapiches e quiosques foram reformados para receber os visitantes. Através do convênio firmado com o Estado, a comunidade adquiriu o material para confecção dos figurinos da encenação e máscaras utilizadas no baile. Tradicionalmente, os moradores reúnem-se no ateliê para realizar o trabalho.
A Igreja de São Tiago está passando por reforma e recebeu pintura nova. Os artesãos também estão preparando peças que serão comercializadas durante os festejos.

História


A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.


A apresentação é realizada a céu aberto e conta com personagens épicos. Este ano, Paulo Cristiano Reis interpretará São Tiago. São Jorge será interpretado por Rosemiro Gama. João Luanderson dos Santos dará vida ao menino Caldeirinha. O Atalaia será interpretado por Rosinei dos Santos. O chefe dos mouros será Francisco Canindé e o dos cristãos, Sebastião Jacarandá.
A tradição resistiu ao tempo e é comemorada desde o século XVIII até os dias de hoje. Para que essa cultura não seja perdida, as crianças também apresentam um espetáculo. Na encenação das crianças, o intérprete de São Tiago é Marcos Guilherme Oliveira. São Jorge será interpretado por José Wilk Marques. O menino Caldeirinha será Gustavo Marques e o personagem Atalaia, Antônio Câmara.

Feriado


Os amapaenses comemoram, no dia 25 de julho, o Dia de São Tiago. No Estado, a data foi instituída como feriado, através de um projeto de lei da deputada estadual Marilia Góes, promulgado pelo Poder Legislativo, com a lei de número 1.696/2012.

A data é o ponto central da Festa de São Tiago, um dos eventos mais importantes do calendário cultural, turístico e religioso do Amapá. A iniciativa da deputada teve como objetivo dar sequência ao trabalho de valorização de Mazagão e da Festa de São Tiago, além de facilitar a visita de outras comunidades na festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...