sexta-feira, 7 de agosto de 2015

CULTURA



Volta às aulas com sabor de leitura
A Língua Solta do Palhaço Joca


O projeto VOLTA ÀS AULAS COM SABOR DE LEITURA, é uma forma prazerosa de voltar às aulas com foco no despertar pelo prazer da leitura. O Projeto inclui o espetáculo ‘A Língua Solta do Palhaço Joca’ que é apresentado em formato alternativo e sustentável, pois para que o mesmo aconteça nas escolas públicas precisa apenas da prática do “ingressinho popular”, forma carinhosa que o Grupo Eureca nomeou o ingresso no valor de 2 reais, não obrigatório, praticado nas escolas públicas, e das parcerias que apoiam a ação do Grupo.

A Língua Solta do Palhaço Joca é espetáculo de incentivo à leitura, produzido pelo Grupo Eureca, que já circulou o país e neste mês de agosto percorrerá as escolas da cidade de Macapá.



O espetáculo foi criado em 2009 no Projeto Caravana da Leitura e recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Bolsa Funarte de Estímulo ao Circo, que possibilitou uma importante pesquisa na utilização da arte da palhaçaria como ferramenta para estimular o prazer pela leitura. O trabalho tem o reconhecimento nacional, com importantes momentos não só em Macapá (AP), mas também em Estados como Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Quem é o palhaço?
Quem dá vida ao Palhaço Boboca é Joca Monteiro, professor, encenador, contador de histórias e artista circense. “O palhaço permite que o incentivo à leitura flua com toda a ludicidade necessária para atrair as plateias infantis, e neste retorno às aulas torna-se extraordinária ação de indução à busca pelo conhecimento de forma prazerosa”, afirma Joca.


Experiência positiva
O projeto já foi executado com sucesso em Pedra Branca do Amapari, no início do ano letivo de 2015, sendo um diferencial de incentivo à leitura e desenvolvimento educacional para o município que registrou nos anos anteriores baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que agora retoma diversas ações de incentivo a leitura após a receber o Projeto.



A ação fez parte do Programa de Estímulo a Leitura, desenvolvido pela SEMED do município, que teve como sua primeira ação o Projeto Volta as Aulas com Sabor de Leitura e conta ainda com a criação de bibliotecas móveis que percorreram os distritos no município oportunizando aos alunos da rede e moradores do campo, o acesso livre e gratuito ao livro e apresentações dos Contadores de Histórias formados na Oficina.
A condução da oficina utiliza o livro como importante ferramenta sem deixar de potencializar a memória local, apresentando um detalhamento de ações estratégicas para catalogação das histórias contadas pelos anciões a fim de disseminá-las nas escolas do município enquanto importante patrimônio imaterial.
Além da promoção da leitura o Programa de Estímulo a Leitura também aprecia o papel do Professor, criando mecanismos de qualificação e formação, valorizando, estimulando e reconhecendo os profissionais da educação, como protagonistas do processo de ensino aprendizagem escolares.



Serviço
Durante o mês de agosto, as escolas interessadas no Projeto de Volta Às Aulas Com Sabor de Leitura podem agendar uma visita de Palhaço Joca Boboca através dos telefones (96) 99198-6800 e 98116-7007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...