sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PPI/Amapá - Tecnologia e praticidade na agricultura familiar

PPI/Amapá
Tecnologia e praticidade na agricultura familiar

Máquina de plantar mandioca foi apresentada aos agricultores

Um Dia de Campo na comunidade de Pacuí, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (RURAP), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostrou as novidades tecnológicas e a praticidade do plantio e colheita da mandioca para os agricultores de base familiar do Amapá.
O uso das ferramentas que facilitam a plantação de mandioca foram apresentadas aos agricultores, que podem aumentar a produção e reduzir seu tempo e esforço.
O custo benefício e a praticidade do projeto de Mecanização da Cultura da Mandioca no Sistema de Produção Integrado (PPI) foi um dos assuntos debatidos com agricultores neste último sábado (15), na comunidade de Salamito – Distrito de São Joaquim do Pacuí.
O agricultor Sérgio Oliveira, de 49 anos, foi um dos participantes do Dia de Campo. Ele ficou interessado nas novas técnicas e acredita que elas poderão potencializar sua produção. "Tenho a plena certeza que eu aprendi muito. Vamos cobrar ainda mais essas ações que só tem a contribuir com o crescimento da agricultura familiar", comentou o agricultor da comunidade do Salamito.


O titular da SDR, Osvaldo Hélio Dantas, relatou que o agricultor pode adquirir os equipamentos via financiamento do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (FRAP). "Temos que fomentar principalmente as parcerias. A EMBRAPA é uma das nossas grandes aliadas. O governo do Estado tem grandes projetos que vão ajudar ainda mais a agricultura familiar no Amapá", destacou.
Hélio informou ainda que as atividades do Programa de Produção Integrada (PPI) vão ser retomadas. O programa é uma das medidas que contribuirá para fomentar as atividades agrícolas do Estado, principalmente a agricultura familiar. "O PPI não ajuda ninguém parado, apenas prejudica centenas de famílias que precisam de desenvolvimento. Vamos mudar essa realidade", contou.
Os técnicos da EMBRAPA mostraram na prática o uso de duas ferramentas: uma plantadora e afofadora de mandioca, que mecanizam o trabalho do agricultor e aumentam a produção, reduzindo tempo e esforço.

Dona Gisele deseja adquirir as máquinas para plantio e colheita
 da mandioca, e assim aumentar a produção de sua família
A dona Gisele Brito, de 49 anos, mãe de dois jovens de 17 anos e 19 anos, agricultores da comunidade do Salamito, surpreenderam-se com as máquinas que foram expostas para apresentação. "Consegui uma máquina dessas é o sonho de qualquer agricultor, vamos nos unir para aquisição desses equipamentos", ressaltou.


(Foto: Ana Lages/Agência Amapá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...