Rodovia AP – 340
Obras de pavimentação
beneficiam o setor primário
Reinaldo Coelho
Os serviços de pavimentação da BR AP-340 que
interliga o distrito de Santo Antônio da Pedreira (AP-70) ao município de
Itaubal do Piririm, feitos pelo governo do Estado estão de vento em polpa. Sua
localização é um local de cerrado e ideal para o agronegócio.
O crescimento do setor primário, no interior
do Amapá, foi o ponto principal destacado pelo governador Waldez Góes, durante
a visita técnica que ocorreu na última terça-feira (27) à obra em execução no
trecho que liga Macapá a Itaubal do Piririm. O trabalho faz parte do Plano
Rodoviário Estadual, incluso no pacote do Plano de Investimento em
Infraestrutura, lançado em setembro pelo governo.
O governador Waldez Góes estava acompanhado da
deputada estadual Marilia Góes (PDT), secretários, empreiteiros, produtores
familiares e empresários do agronegócio quando visitaram as frentes de trabalho
e aguardam com expectativa o término das obras que irão beneficiar mais de 20
comunidades, diminuir o tempo de viagem e aquecer o setor econômico.
Em
discurso, o gestor frisou que, a partir da finalização da obra, haverá o
fortalecimento e expansão do agronegócio (plantação de soja e milho) e da
agricultura familiar, além do escoamento mais ágil da produção local para
outras regiões.
“Essa é uma área próspera para a economia do
Amapá, pois tem uma grande região de cerrado que é ideal para as lavouras. Essa
obra também tem um papel social, pois beneficia as comunidades localizadas
neste trecho. A partir da finalização deste trecho, vamos dar continuidade ao
trabalho para que até o ano que vem a pavimentação chegue em Cutias do
Araguari”, declarou.
Segundo o presidente da Associação dos
Produtores de Soja e Milho do Amapá (Aprosoja), Daniel Sebben, a produção de
soja no Amapá, apenas em 2015, corresponde a uma área de 15 mil hectares que
pode triplicar com a finalização da obra.
“Isso representa que os produtores terão
acesso aos insumos e que ajuda no escoamento do produto. O setor em que atuamos
é dependente do transporte e uma construção desse tipo viabiliza qualquer
atividade desse segmento na região”, disse.
Dados
Ao todo, serão 21,25 km de pavimentação no
trecho que vai abranger os municípios de Macapá, Ferreira Gomes e Itaubal. A
obra é orçada em R$ 36, 7 milhões, oriundos do financiamento realizado pelo
governo junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O secretário de Estado de Transportes, Odival
Monterrozo, informou que 118 máquinas estão atuando na obra e que cerca de 300
empregos diretos e indiretos foram gerados. Segundo o gestor, os trabalhos
estão divididos em cinco frentes e o clima seco da região tem contribuído para
o avanço das atividades.
“Estamos na fase de terraplanagem, que por
sinal está bem adiantada. Posteriormente vamos avançar na drenagem, capa
asfáltica, sinalização, obra de arte e meio-fio, para que até janeiro de 2016 o
tráfego nesse trecho tenha a segurança necessária”, concluiu.
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