sábado, 27 de fevereiro de 2016

Artigo do Velleda COLUNA CISMANDO




A Terra em transição...

O homem vive preocupado com as técnicas, com os prazeres, as emoções mundanas e esquece os valores morais. Já mencionei isso em outros artigos, mas volto a insistir pois os mais de sete bilhões de seres reencarnados simultaneamente, disputando uma oportunidade para evoluir, se perdem na ganância, aos prazeres dos sentidos físicos, à conquista de espaço de qualquer maneira, abrindo cada vez as chances para a crescente violência e desordem.
Conhecimento da ciência, avanços tecnológicos em todas as áreas, na conturbada realidade do mundo, acumulam dificuldades e desastres que serão sofridas pelas novas gerações.
Comecei a ler a terceira obra ditada pelo esírito Bezerra de Menezes e psicografada pelo medium e conferencista espírita Divaldo Franco, que trata da transição vivida por nosso planeta que está passando de "mundo de expiação e provas" para "mundo de regeneração".
Bezerra de Menezes diz que os indivíduos parecem anestesiados em relação aos tesouros da alma, com as exceções compreensíveis. Felizmente, o fim do mundo de que falam as profecias refere-se àquele de natureza moral, com a ocorrência natural de sucessos trágicos que arrebatarão comunidades, facultando a renovação, que a ausência do amor não consegue lograr como seria de desejar. Esses fenômenos não se encontram programados para tal ou qual período, num fatalismo aterrador como muitos que ignoram a extensão do amor de Nosso Pai divulgam, mas para um largo período de transformações, adaptações, acontecimentos favoráveis à vigência da ordem e da solidariedade entre todos os seres. É compreensível, portanto, que a ocorrência mais grave esteja, de certo modo, a depender do livre-arbítrio das próprias criaturas humanas, cuja conduta poderá apressar ou retardar a sua constituição, suavizando-a ou agravando-a.
Segundo ele, se as mentes, ao invés do egoísmo, da insensatez e da perversidade, emitissem ondas de bondade e de compaixão, de amor e de misericórdia, certamente o panorama na Terra seria outro. Louvar e agradecer ao Senhor do Universo pela glória da vida que nos é concedida e suplicar-Lhe auxílio para sermos fiéis aos postulados do pensamento de Jesus, nosso Mestre e Guia, constituem deveres nossos em todos os momentos.
Se analizarmos mais amiudimente a situação atual em que vivemos, veremos que os últimos acontecimentos, como desastres ecológicos, catástrofes, e outros que alcançam coletividades inteiras, com grande número de desencarnes, têm fomentado o interesse por esta mudança de condição da terra. Claro que é preciso que se diga que tais acontecimentos, naturalmente associados à transição em curso, ocorre, segundo a Doutrina Espírita, porque os mundos também precisam evoluir, capacitando-se a receber as humanidades que também se renovam na sua caminhada evolutiva.
As transformações que esta geração assiste, portanto, fazem parte desse processo, que elevará a Terra a um grau superior no concerto dos mundos,  daí resultando melhor ambiente físico, moral e espiritual, para que nela possa habitar essa humanidade renovada.
Já dizia Allan Kardec: "Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, porque, senão, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos daquela ordem, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Substituí-los-ão Espíritos melhores, que farão reinar em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade".

O tema empolga, sem dúvida, por isso convido o nobre leitor que adquira esta terceira obra de Divaldo Franco, disponível na livraria da Federação Espírita do Amapá. Adquira-o, assim como as duas primeiras obras sobre este assunto e, boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...