sexta-feira, 31 de março de 2017

BR-156




BR-156
Pavimentação final – um marco para o povo amapaense
BR-156 no trecho entre Calçoene e Carnot.

Reinaldo Coelho

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação dos 110 km do trecho norte da BR-156, que liga os municípios de Calçoene até Oiapoque, é um ato histórico nas intermináveis obras da rodovia federal, uma das mais antigas do país.
Aberta a partir de 1940, a pavimentação começou somente décadas depois, em 1976.
A assinatura da ordem de serviço para pavimentação dos 110 km do trecho norte da BR-156, que liga os municípios de Calçoene até Oiapoque, ocorreu na manhã da última segunda-feira (27), no Palácio do Setentrião.
Esse passo histórico dado é um avanço rumo à finalização da obra e em direção a interligação de todos os municípios amapaenses e o Amapá ao hemisfério norte, concretizado com a abertura da Ponte Binacional ente o Oiapoque e a Guiana Francesa e é o resultado da articulação do governador Waldez Góes, por meio de negociações bem sucedidas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Exército Brasileiro e o deputado Federal, Vinícius Gurgel, que teve papel fundamental com sua atuação permanente em Brasília.
Em conjunto com a pavimentação, serão construídas 29 pontes de concreto ao longo da BR-156, 4 passarelas para pedestres na BR-210 (perímetro urbano de Macapá), além dos recursos direcionados à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), via DNIT, para instalação da iluminação da rodovia.
Serão R$ 290 milhões investidos, e a obra será dividida em dois lotes, que serão realizados paralelamente. Um deles terá 56 quilômetros e os outros 54 quilômetros. Ambos compreendem o trecho que vai do Distrito do Carnot (Calçoene) até o Rio Curipi (Oiapoque). O início dos serviços está previsto para julho deste ano, e a duração deve ser de três anos.
Foram diversos os atores desta articulação para tirar a BR 156 dessa eterna pavimentação, é de grande importância para sua concretização, o diretor-geral do DNIT no Amapá, Valter Casimiro, reconhece essa união política que resultou na assinatura da ordem de serviço. “Esse marco no desenvolvimento do Amapá é resultado de um trabalho conjunto, no qual o governador Waldez Góes e o deputado Vinícius Gurgel. Ambos foram incansáveis e fundamentais. São verdadeiros visionários e estão em constante articulação política em Brasília, na luta pelo desenvolvimento do Estado”, comentou.
Outro incansável em ajudar as obras de grande importância para o desenvolvimento do Amapá é a Justiça Federal, representada pelo Juiz João Bosco, que sempre somou esforços nestas articulações. “É um momento muito importante. Não poderia ficar apenas na minha posição de juiz, julgando processos e atrelado às coisas administrativas. Conhecendo o povo do Amapá e amando esse Estado, entrei nessa luta junto com o governador Waldez Góes, que é um homem que abre a porta para o diálogo, e graças a ele, estamos vivendo esse momento”, destacou.


Olhar dos municípios

Os mais empolgados e esperançosos da conclusão das obras de pavimentação são os prefeitos dos municípios que estão no entorno da rodovia federal e dela precisam para terem uma mobilidade humana e econômica para alavancar o desenvolvimento dos seus municípios.


Os Prefeitos de Laranjal do Jari, Oiapoque, Vitória do Jari e Tartarugalzinho, prestigiaram a solenidade. Nos discursos, agradeceram em nome do povo. “Fim dos atoleiros, inclusão, vidas salvas, desenvolvimento social e econômico são apenas alguns avanços que essa pavimentação promoverá. Estamos extremamente felizes e gratos por essa iniciativa”, destacou a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda.

O governador Waldez Góes relembrou que na sua gestão, entre 2003 a 2010, foi o gestor que mais investiu na pavimentação desse trecho. A obra executada pelo Governo Federal contou com 195 km de asfalto e 26 pontes de concreto.

Sempre tratei a integração entre os municípios como uma prioridade, e nessa terceira gestão não será diferente, irei finalizar a pavimentação de integração do norte do Amapá. Lembrando que a malha rodoviária do Amapá terá profundas modificações ao longo dos próximos anos, ampliando a oportunidade de desenvolvimento do estado e levando acima de tudo segurança e mobilidade para nossa população”, destacou Waldez.

Mobilidade, integração e desenvolvimento.
No sentido sul da BR-156, dando acesso à região do Jari, são cerca de 240 km que ainda restam ser pavimentados. Nesta área, o Governo do Amapá assumiu a responsabilidade de pavimentar o quarto lote, tendo 61 quilômetros, que compreende a área que inicia no quilômetro 21, até a ponte do Rio Vila Nova. Já o segundo trecho será executado pelo DNIT e os trechos um e três pelo Exército Brasileiro.

O plano de integração deverá seguir com a construção da ponte do rio Jari. O Governo do Amapá e a bancada federal tem atuado junto ao Ministério das Cidades e a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, demonstrando o interesse do Estado em retomar as obras da ponte. Foi criado um grupo de trabalho em parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari para acelerar os processos administrativos para a retomada da obra que interligará o Amapá ao Pará, por meio do distrito de Monte Dourado, município de Almeirim.



Moradores da zona norte discutem com Governo e DNIT melhorias na BR-210

Priorizando o diálogo com a população, o governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu moradores do bairro Brasil Novo e Loteamentos Liberdade e Palmares, na manhã desta segunda-feira, 27, no Palácio do Setentrião, quando  foi discutido com a comunidade e o DNIT melhorias na sinalização, iluminação e construção de passarelas na BR-210 na entrada de Macapá.
O diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro, recebeu as reivindicações dos moradores e aproveitou para comunicar que o órgão está realizando um estudo no local e que serão construídas quatro passarelas no trecho da BR-210, que passa na frente dos bairros Boné Azul e Brasil Novo e do Conjunto Habitacional Macapaba.
É muito bom poder ouvir os anseios da população. Esse diálogo, promovido pelo governador Waldez facilita muito nosso trabalho e atuação nos pontos mais críticos nos quais a comunidade espera um retorno imediato”, compartilhou Valter Casimiro.

O governador Waldez Góes mostrou preocupação com o trânsito naquela região da cidade. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população, principalmente, na travessia da BR-210 que não possui passarelas, além da ausência de iluminação. Estamos em constante articulação em Brasília para solucionais esses problemas”, enfatizou.

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