BR-156
Pavimentação final – um marco para o povo amapaense
BR-156 no trecho entre Calçoene e Carnot. |
Reinaldo
Coelho
A assinatura da ordem de serviço para
pavimentação dos 110 km do trecho norte da BR-156, que liga os municípios de
Calçoene até Oiapoque, é um ato histórico nas intermináveis obras da rodovia
federal, uma das mais antigas do país.
Aberta a partir de 1940, a pavimentação
começou somente décadas depois, em 1976.
A assinatura da ordem de serviço para
pavimentação dos 110 km do trecho norte da BR-156, que liga os municípios de
Calçoene até Oiapoque, ocorreu na manhã da última segunda-feira (27), no
Palácio do Setentrião.
Esse passo histórico dado é um avanço rumo à
finalização da obra e em direção a interligação de todos os municípios
amapaenses e o Amapá ao hemisfério norte, concretizado com a abertura da Ponte
Binacional ente o Oiapoque e a Guiana Francesa e é o resultado da articulação
do governador Waldez Góes, por meio de negociações bem sucedidas com o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Exército
Brasileiro e o deputado Federal, Vinícius Gurgel, que teve papel fundamental
com sua atuação permanente em Brasília.
Em conjunto com a pavimentação, serão
construídas 29 pontes de concreto ao longo da BR-156, 4 passarelas para pedestres
na BR-210 (perímetro urbano de Macapá), além dos recursos direcionados à
Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), via DNIT, para instalação da
iluminação da rodovia.
Serão R$ 290 milhões investidos, e a obra
será dividida em dois lotes, que serão realizados paralelamente. Um deles terá
56 quilômetros e os outros 54 quilômetros. Ambos compreendem o trecho que vai
do Distrito do Carnot (Calçoene) até o Rio Curipi (Oiapoque). O início dos
serviços está previsto para julho deste ano, e a duração deve ser de três anos.
Foram diversos os atores desta articulação
para tirar a BR 156 dessa eterna pavimentação, é de grande importância para sua
concretização, o diretor-geral do DNIT no Amapá, Valter Casimiro, reconhece
essa união política que resultou na assinatura da ordem de serviço. “Esse marco no desenvolvimento do Amapá é
resultado de um trabalho conjunto, no qual o governador Waldez Góes e o
deputado Vinícius Gurgel. Ambos foram incansáveis e fundamentais. São
verdadeiros visionários e estão em constante articulação política em Brasília,
na luta pelo desenvolvimento do Estado”, comentou.
Outro incansável em ajudar as obras de grande importância para o
desenvolvimento do Amapá é a Justiça Federal, representada pelo Juiz João
Bosco, que sempre somou esforços nestas articulações. “É um momento muito importante. Não poderia ficar apenas na minha
posição de juiz, julgando processos e atrelado às coisas administrativas.
Conhecendo o povo do Amapá e amando esse Estado, entrei nessa luta junto com o
governador Waldez Góes, que é um homem que abre a porta para o diálogo, e
graças a ele, estamos vivendo esse momento”, destacou.
Olhar dos
municípios
Os mais empolgados e esperançosos da conclusão das obras de pavimentação são os
prefeitos dos municípios que estão no entorno da rodovia federal e dela
precisam para terem uma mobilidade humana e econômica para alavancar o
desenvolvimento dos seus municípios.
Os Prefeitos de Laranjal do Jari, Oiapoque,
Vitória do Jari e Tartarugalzinho, prestigiaram a solenidade. Nos discursos, agradeceram
em nome do povo. “Fim dos atoleiros,
inclusão, vidas salvas, desenvolvimento social e econômico são apenas alguns
avanços que essa pavimentação promoverá. Estamos extremamente felizes e gratos
por essa iniciativa”, destacou a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda.
O governador Waldez Góes relembrou que na sua
gestão, entre 2003 a 2010, foi o gestor que mais investiu na pavimentação desse
trecho. A obra executada pelo Governo Federal contou com 195 km de asfalto e 26
pontes de concreto.
“Sempre
tratei a integração entre os municípios como uma prioridade, e nessa terceira
gestão não será diferente, irei finalizar a pavimentação de integração do norte
do Amapá. Lembrando que a malha rodoviária do Amapá terá profundas modificações
ao longo dos próximos anos, ampliando a oportunidade de desenvolvimento do
estado e levando acima de tudo segurança e mobilidade para nossa população”,
destacou Waldez.
Mobilidade,
integração e desenvolvimento.
No sentido sul da BR-156, dando acesso à região do Jari, são cerca de 240 km
que ainda restam ser pavimentados. Nesta área, o Governo do Amapá assumiu a
responsabilidade de pavimentar o quarto lote, tendo 61 quilômetros, que
compreende a área que inicia no quilômetro 21, até a ponte do Rio Vila Nova. Já
o segundo trecho será executado pelo DNIT e os trechos um e três pelo Exército
Brasileiro.
O plano de integração deverá seguir com a construção
da ponte do rio Jari. O Governo do Amapá e a bancada federal tem atuado junto
ao Ministério das Cidades e a Superintendência Regional da Caixa Econômica
Federal, demonstrando o interesse do Estado em retomar as obras da ponte. Foi
criado um grupo de trabalho em parceria com a Prefeitura de Laranjal do Jari
para acelerar os processos administrativos para a retomada da obra que
interligará o Amapá ao Pará, por meio do distrito de Monte Dourado, município
de Almeirim.
Moradores da zona norte discutem com Governo e DNIT
melhorias na BR-210
Priorizando o diálogo com a população, o
governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu moradores do bairro Brasil Novo e
Loteamentos Liberdade e Palmares, na manhã desta segunda-feira, 27, no Palácio
do Setentrião, quando foi discutido com
a comunidade e o DNIT melhorias na sinalização, iluminação e construção de
passarelas na BR-210 na entrada de Macapá.
O diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro,
recebeu as reivindicações dos moradores e aproveitou para comunicar que o órgão
está realizando um estudo no local e que serão construídas quatro passarelas no
trecho da BR-210, que passa na frente dos bairros Boné Azul e Brasil Novo e do
Conjunto Habitacional Macapaba.
“É
muito bom poder ouvir os anseios da população. Esse diálogo, promovido pelo
governador Waldez facilita muito nosso trabalho e atuação nos pontos mais
críticos nos quais a comunidade espera um retorno imediato”, compartilhou
Valter Casimiro.
O governador Waldez Góes mostrou preocupação
com o trânsito naquela região da cidade. “Sabemos
das dificuldades enfrentadas pela população, principalmente, na travessia da
BR-210 que não possui passarelas, além da ausência de iluminação. Estamos em
constante articulação em Brasília para solucionais esses problemas”,
enfatizou.
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