sexta-feira, 31 de março de 2017

CULTURA




Peça 'Bar Caboclo'
27 anos de encenação em Macapá

 
Espetáculo está em cartaz nos palcos amapaenses desde o ano de 1990

Reinaldo Coelho

Uma trupe dos mais bem-sucedidos personagens da dramaturgia amapaense está completando 27 anos de apresentação. O Grupo Língua de Trapo tem como diretor o dramaturgo Disney Silva que escreveu a história original da peça campeã de bilheteria no Amapá e entre os seus personagens mais aplaudidos e amado pela plateia estão a 'Verusca', interpretada pelo ator Jackson Amaral, e a 'Caluda', interpretada por Núbia Oliveira.
O texto original de Disney retrata as histórias originais que aconteceram no estabelecimento verídico que existia na Macapá antiga e é um dos locais tradicionais do Amapá que nunca foi esquecido graças a essa peça que se tornou ícone do teatro amapaense. O bar Caboclo era conhecido por ser um lugar onde muitas pessoas iam “afogar as mágoas”.
O espetáculo conta, com humor, as histórias que aconteceram lá e outras criadas pelo grupo teatral dentro da mesma roupagem e personagens, que virou série teatral, cada apresentação uma nova história e com alguns convidados, é a nossa ‘Grande Família Tucuju’.
Além dos fatos verídicos e causos contados na peça, o grupo intensificou apresentações humorizando das crises econômicas e políticas, além dos já costumeiros espetáculos de férias.
Este ano teve em janeiro a apresentação como passar as férias em Macapá diante dos problemas nos cenários político e econômico e agora O "Bar Caboclo" vai celebrar seus 27 anos de criação com apresentações nos dias 1º e 2 de abril, às 21h, no Teatro das Bacabeiras. A ideia é recontar a história que deu origem a peça, que estreou nos palcos amapaenses no ano de 1990.
De acordo com Disney Silva, diretor do espetáculo, a trama vai abordar a história de amor entre o boêmio Xandico e a prostituta Bebel, com quem tem uma história regada de paixão e ciúmes, com passagens de romance, humor e tragédia.
Com diversas novidades em cada apresentação, o grupo busca brincar com os problemas políticos e econômicos do Brasil e tirar gargalhadas do público, disse o diretor.
"A peça é a mais assistida do Amapá e estar a 27 anos nos palcos amapaenses, levando humor e criatividade para o público é um recorde. A cada edição buscamos inovar e essa não será diferente. O público pode esperar por muitas novidades", enfatizou.

Origem
O nome 'Bar Caboclo' é uma homenagem a um bar da década de 1960, que funcionava no canal da Mendonça Júnior, no centro de Macapá. O local ficou conhecido por ser frequentado por prostitutas e barqueiros que atracavam no porto da capital. O estabelecimento era ponto de encontro de quem ia “afogar as mágoas”.
O espetáculo conta com humor as histórias que aconteceram lá e outras criadas pelo grupo teatral Língua de Trapo. Entre os personagens mais conhecidos do público estão "Verusca", interpretada pelo ator Jackson Amaral, e a "Caluda", interpretada por Núbia Oliveira.
Acreditamos que a peça já deveria ter sido transformada em filmes, historias tem roteiro é bom e com certeza a bilheteria será sucesso. Os textos para teatro têm mais consistência. Daí, esse hábito brasileiro de levar ao cinema os grandes espetáculos teatrais. Acredito que o cinema é o caminho para o amadurecimento da tradicional peça teatral.


Serviço
'Bar Caboclo'
Data: 1º e 2 de abril
Hora: 21h
Local: Teatro das Bacabeiras
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...