sexta-feira, 31 de março de 2017

PIONEIRISMO

Anselmo Guedes, pioneiro da natação no Amapá.


Reinaldo Coelho

Os esportistas amapaenses sempre brilharam no cenário nacional, em qualquer modalidade que se propuseram competir, subiram no pódio. Um dos destaques sempre foi a natação, onde o Amapá desde a década de 40 veio trazendo medalhas e mais medalhas, através de orgulhos nadadores que honraram as cores amapaenses nas piscinas nacionais. O primeiro governo do então território federal do Amapá teve a preocupação ao construir a primeira escola do Amapá, a Barão do Rio Branco, de montar um sistema de preparação física para os alunos, e a juventude da época que tinha ânsia pela prática esportiva, e a válvula de escape era a Praça Barão do Rio Branco, onde se podiam praticar diversas modalidades esportivas (vôlei, basquete, futebol de salão e futebol de campo). Moravam na Macapá antiga que resumia no atual centro da cidade. E ao término das aulas no CA, IETA, GM e CCA, todos se dirigiam à Praça do Barão, onde cada um jogava o esporte de sua preferência.

Porém o Capitão Euclides Rodrigues, proporcionou mais uma opção, a natação, na piscina territorial. Muitos fizeram parte dessa equipe. Ali se revelaram os grandes nomes da natação amapaense da época, Raimundo Pereira, Carmito, Anselmo Guedes, Nonatinho, Doralice e Domentila Camarão, Maria Serrão, Julia Madureira.

Com essa turma e a outros que os seguiram natação amapaense sempre se destacou e revelou grandes nomes para o Brasil. Fomos campeões Sul Americano de natação na década de 60 sob o comando do capitão Euclides Rodrigues, o grande incentivador da nossa natação.

Tivemos nome como Jader Sousa que deixou sua marca da história da natação amapaense. O campeão foi destaque nos Jogos Pan-Americanos de São Domingo em 2003, onde conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m livre. Ao lado de Gustavo Borges, Rodrigo Castro e Carlos Jayme, Jader participou das Olimpíadas em Atenas, em 2004, onde chegou com a fama de um dos melhores nadadores do Brasil, conquistando o 32º lugar nos 100m livre, o 12º lugar no 4x100m livre, e o 15º lugar no 4x100m medley, com Paulo Machado, Kaio Márcio e Eduardo Fischer. Já foi medalhista na Copa Latina e no Mundial dos Esportes Aquáticos em Barcelona.

Hoje temos somente os másters de nossa natação mantendo o pódio para o Amapá, infelizmente temos uma grande lacuna na participação de competições. Os nadadores Eliel Oliveira e Lucinilda do Rosário foram destaques e todas as competições nacionais que participaram.

Esta semana estaremos contando a história de Anselmo Guedes Silva, filho de Albertino Guedes Silva e Leontina Guedes Silva nasceu no dia 20 de março de 1942, aprendeu a nadar com 03 anos de idade e começou a treinar na Piscina Territorial de Macapá em 1952, sob o comando do Capitão Euclides Rodrigues.

Anselmo Guedes que foi Bicampeão Infanto/Juvenil de Natação em 1956 em uma competição realizada em São Paulo na Piscina do Pacaembu nas provas de 50 metros Crawl e 50 metros costas.
Em 1972 começou a estudar em Belém-PA o Curso de Educação Física na Escola Superior de Educação Física, atual Campus III da UEPA/PA. Ganhou o apelido de “Velho” dado por seus colegas de turma por ser um dos mais velhos da turma, apelido este que continua a ser usado por quem foi seu atleta e os amigos próximos. Formou-se no 1º semestre de 1978, começou a trabalhar na Piscina Olímpica Capitão Euclides Rodrigues, nome dado a piscina em homenagem ao seu treinador.
Com o passar dos anos treinou vários atletas, pois além de ensinar a natação às crianças Anselmo Guedes tinha como objetivo preparar e formar Atletas para representar o Estado do Amapá nas competições de natação.
Foi homenageado em vida com a criação do Clube que leva seu nome: APANA – Associação de Pais de Natação Professor Anselmo Guedes. Em 1992, uma equipe de vários atletas com nomes consagrados Nacional e Internacionalmente, que trouxe vários títulos para o Amapá.
Anselmo Guedes, hoje aposentado, com 74 anos de idade, continua morando em Macapá e curtindo os netos.
O Imortal Anselmo Guedes: Um Atleta “Notável”

O campeoníssimo Anselmo Guedes é agora um dos imortais da Academia de Notáveis Edificadores do Amapá. Ele foi homenageado em 09/09/2016, pelo Memorial Amapá, em Macapá, merecidamente pelo legado construído.

Fonte: Memorial Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...