quinta-feira, 30 de março de 2017

Dia de Campo

Dia de Campo
Agricultor familiar tem acesso a novas tecnologias


Manuelle Tavares

O Amapá experimenta uma mudança de comportamento no setor da agricultura familiar. Quando falamos em roça, plantação de mandioca o que nos vem à cabeça é um colono, sua família, uns com “paneiro” nas costas, outros com enxada nas mãos e todos fazendo um esforço “hercúleo” para plantar a maniva e esperar o ciclo que envolve cuidar dessa plantação e colher. O problema que a produção é sempre menor do que aquele espaço de chão poderia dar ao agricultor se utilizasse técnicas modernas de produção.
Segundo os técnicos Daniel Santos de Assis e Sérgio Carvalho de Barbosa, ambos do Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP) afirmaram a nossa reportagem que a produção de mandioca do Amapá atende apenas 60% da necessidade do mercado amapaense, o restante é importado do Estado do Pará. O que significa que enviamos dinheiro para fora do Estado para adquirir um produto que temos plenas condições de produzir em nosso território.
Para inverter essa lógica o governo do Estado lançou o Programa de Produção Integrada (PPI). Esse programa tem o objetivo de modernizar e otimizar a produção agrícola dos pequenos produtores.
O primeiro passo foi dado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP). Na quinta-feira (23) foi realizado na região do Assentamento do Piquiazal, em Mazagão uma ação denominada “Dia de campo.”
O público alvo da programação foram os agricultores familiares da região de Mazagão e adjacências, foram convidados para participarem desse dia de campo alunos do curso de Agronomia e Biologia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) Polo Mazagão e os alunos da Escola Família Agroextrativistas da comunidade Carvão, a programação também contou com parceiros institucionais como Embrapa, Prefeitura Municipal de Mazagão E Secretaria de desenvolvimento Rural (SDR).
O objetivo
O objetivo desse dia de campo foi apresentar os aspectos técnicos e práticos do Sistema de Produção Integrada, através da demonstração de plantio e colheita de mandioca, a programação foi dividida em quatro etapas denominadas estações, na primeira estação foi apresentado a escolha e seleção de maniva e todas a práticas e técnicas para que o agricultor faça a melhor seleção de mudas de mandioca, foi discutido também a qualidade das variedades do material genético da mandioca que é produzida no estado do Amapá, a segunda estação foi sobre o manejo e conservação do solo, os cuidados com o solo, os tipos de adubação química e orgânica que podem ser utilizados na cultura da mandioca, na terceira estação foram tratados assuntos sobre os arranjos produtivos, ou seja, as diferentes formas de associar a cultura de mandioca e outras culturas alimentares, considerando o sistema de produção integrada e na última estação mais não menos importe foi sobre a apresentação da mecanização e máquinas que serão usadas no cultivo de mandioca. Técnicos do RURAP fizeram a apresentação das quatro estações, cada stand contou com três ou mais técnicos que além de explicar os principais tópicos da programação também esclareceram duvidas de agricultores da região.

Para os alunos da Escola Família Agroextrativista da comunidade do Carvão e para os acadêmicos da UNIFAP, a programação foi uma espécie de aula prática, segundo o diretor da Escola Família do Carvão, Natalino Reis essa ação foi muito importante para os produtores e também para os estudantes. “Com essa ação esses alunos tem a possibilidade de aprender algo técnico para ser levado pra sala de aula, então o dia de campo funciona como uma aula prática para esses estudantes” disse o diretor.

De acordo com o Diretor Presidente do RURAP José Maria Darmarsso o dia de campo é um dia festivo para a comunidade, onde produtores, autoridades e a comunidade em geral conhecem as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela EMBRAPA, e assim apresentam na prática para os produtores de que maneira essas pesquisa irão melhorar a produção dos agricultores. “Hoje existem muitas áreas aonde o produtor vinha trabalhando desmatando, então todo ano o produtor desmatava um pedaço da sua área, com o advento dessas tecnologias que são as máquinas além de reduzir esse desmatamento diminui também o esforço físico desses trabalhadores, melhorando a produção desses produtos, a qualidade de vida e a renda desses agricultores” disse o diretor.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osvaldo Hélio esteve presente na programação e na oportunidade conversou com cerca de 120 agricultores da comunidade que trabalham com a produção de mandioca para consumo e comercialização “Com a demonstração das tecnologias aqui hoje, através dos técnicos e parceiros envolvidos esses trabalhadores estão vendo de perto como essas tecnologias mecanizadas irão melhorar a produtividade da mandioca, e consequentemente facilitar o trabalho desses agricultores” disse o gestor.

  Durante a programação os participantes puderam conhecer algumas máquinas para plantio e colheita de mandioca, além do trator de roda a comunidade pode ver como funcionam as máquina aradora, plantadeira/adubadeira e fofadora , pois foram feitas demonstrações práticas de plantio e colheita de mandioca. A área utilizada para as demonstrações tem aproximadamente 50 hectares, fica localizada no sitio São José lote 27 e  pertence ao agricultor José Rodrigues Mesquita, mais conhecido como “Camaleão” na região, seu José trabalha como agricultor a mais de 25 anos e ressalta a importância da programação para a comunidade e para os trabalhadores rurais.
“Hoje é um dia de aprendizado para a comunidade, o agricultor precisa de conhecimento, e essas máquinas vão facilitar o nosso trabalho, em uma área de um hectare o trabalhador passa quase um mês ou mais para plantar, uma máquina dessa faz esse serviço em algumas horas”
A programação ‘’Dia de Campo” já vem sendo realizada pelo Governo do Estado desde 2015, técnicos e parceiros já visitaram o Distrito de Pacuí, laranjal e Vitória de Jari, a tendência é expandir para a região Centro-Oeste, Considerando a potencialidade e particularidade de cada região, já estão sendo planejadas programações nos municípios de Porto Grande e Tartarugalzinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...