sexta-feira, 7 de abril de 2017

ESPORTE




Jogos Escolares Amapaenses iniciam em julho (inscrições abertas)

Abertura dos Jogos Escolares acontecerá no mês de maio, mas as disputas iniciarão em junho (Foto Rafael Moreira


Reinaldo Coelho

Cercada de muita expectativa, pelos estudantes da rede pública e privada de ensino do Amapá, uma das competições mais aguardadas é a etapa estadual dos Jogos Escolares que deverá acontecer no mês de junho.

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL), organizadora dos jogos, já iniciou o planejamento para o evento. De acordo com a SEDEL os jogos são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, nas modalidades coletivas, como basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol e na categoria "cada um por si", que são as individuais, como atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, luta olímpica e ciclismo. A abertura dos Jogos Escolares acontecerá no mês de maio, mas as disputas só iniciarão mesmo em junho. 
 
Amapá conquista primeira medalha nos Jogos Escolares da Juventude em 2016
Iniciamos o processo de reunião com as escolas e com o corpo técnico que estará na organização dos Jogos Escolares. A abertura acontecerá no dia 17 de maio”, disse o secretário de esportes, Junior Maciel.
As escolas podem inscrever as equipes nas modalidades coletivas e individuais até o dia 3 de maio. As equipes campeãs garantem vaga na fase nacional que ainda não tem local e data definida. 
Em 2016, apenas as equipes com a faixa etária de 12 a 14 anos participaram dos Jogos Escolares da Juventude que foi realizado em João Pessoa, na Paraíba. Na época, o então titular da SEDEL, Vicente Cruz, contou que não houve planejamento para custear as passagens para os times de 15 a 17 anos.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude 2017 são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (doravante denominado COB), em parceria com o Ministério do Esporte (doravante denominado ME) e o Grupo Globo (doravante denominada GG), sendo realizada somente na etapa nacional e tendo como apoiadores as cidades e/ou unidades da federação sedes do presente ano. As etapas estaduais serão consideradas etapas seletivas dos Jogos Escolares da Juventude 2017.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu as sedes deste ano das duas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo estudantil do país. Curitiba (PR) receberá a etapa de 12 a 14 anos, entre os dias 12 a 21 de setembro; enquanto Brasília (DF) será a sede da etapa de 15 a 17 anos, entre 16 a 25 de novembro.

Organizados pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando a cada ano novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
A competição reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e co-realizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio máster da Coca-Cola.
Os Jogos Escolares Amapaenses servem como seletiva para a fase nacional prevista para ocorrer nos meses de setembro e novembro, denominada Jogos da Juventude e se tornou uma vitrine incentivadora para os jovens que participam de uma competição de nível estadual e chegam ao nacional.
Um grande exemplo é o  Gabriel Nascimento da Silva, 18 anos, atleta há mais de quatro anos faz parte da Seleção Brasileira de Taekwondo e atua há dois anos também na Seleção Amapaense.
Ele participou dos jogos em 2010, quando ainda era estudante do Instituto Federal do Amapá (IFAP). Começou nos jogos e logo seu talento chamou atenção. Hoje ele é vice-campeão pan-americano de taekwondo.
Eu vim para os jogos por causas dos meus amigos. Nunca imaginei ganhar e sequer participar da seleção. Mas fui gostando cada vez mais e logo me consagrei faixa preta. Graças a Deus deu tudo certo. Os jogos mudaram minha vida”.

Sucesso no pódio


A participação do Amapá nos Jogos Escolares da Juventude sempre foi coroada de êxitos e de medalhas. Entre os resultados positivos de 2015 está o aluno-atleta Rodrigo dos Passos da Escola Azevedo Costa, que obteve medalha de ouro no judô masculino e foi o representante do Brasil nos jogos sul-americanos escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...