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Ação visa orientar empresários e turistas sobre a importância do serviço turístico regular |
Pirataria
turística e fomentação do turismo no Amapá
Por
Mirrelle Rabelo
Talvez você não conheça essa prática, e por isso corra
o risco de ser vitima dos “piratas do turismo”, denominação dada aos
prestadores de serviços, nesse seguimento, que não estão devidamente cadastrados
no Ministério do Turismo ou regulares em sua profissão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9BfyBHvQ5F_WbAV1qiJ4t3QJAMkOmtHsvtwYnKIjx5c88HUSm8DxfX4R7HeGdOM8r2v9YfZ97N4mF09PL9T6uflilTLeFfzZ3KM6Y90hUf66cooXBhZGZSyntG_ZNr11lT33g986msuU/s320/setur.jpg)
Esse foi um dos assuntos discutidos durante a I
Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Amapá (FETUR) de 2017, que
também discutiu melhorias para o setor entre a Secretaria de Estado do Turismo
do Amapá (SETUR), entidades governamentais e representantes do setor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiY1_aqBVGbdLmfPK5UVP2Bb-wKu-yin77LvalLp6dStU_OEONF7l1jdg92N9y1cmy2Jy00hqiX9C75n-j_5Y9KtDKfFFnur66pXRRu3wygEpUtJ367ItGHpyu5Dakp3UMbKUykiNRkYxs/s320/380401ee7f742422ba6ad015c2418ca92.jpg)
Para fomentar o turismo no Oiapoque, considerando a
manifestação de estrangeiros que fazem turismo na faixa de fronteira, de que continuarão
utilizando as catraias no Rio Oiapoque para chegar ao município, e por fazer
parte do turismo ecológico, a SETUR está alinhando uma estratégia para que o
serviço seja feito de forma regular.
Ainda no Fórum Estadual foi discutida a atualização
do Mapa do Turismo Brasileiro e a importância da mobilização dos gestores
municipais quanto ao Programa de Regionalização do Turismo. Esse programa
estabelece diretrizes políticas e operacionais para orientar a implementação,
trabalhando a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do
Turismo com Estados, regiões e municípios brasileiros.
No fórum nacional de turismo, que ocorreu nessa última
semana, o Amapá ganhou representatividade na nova presidência do Fórum Nacional
dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR). A secretária de
Estado do Turismo do Amapá, Syntia Lamarão, assume a vice-presidência da região
Norte, aproximando ainda mais o Amapá das políticas públicas nacionais para o
turismo.
Enquanto o Ministério junto com a Secretaria de Turismo
trabalham para a regularização das atividades que prestam serviços turísticos é
bom ficar atento para que sua viagem ou passeio sejam feitos com segurança e
garantia.
Antes de viajar é importante pesquisar a
empresa pela qual você pretende contratar o serviço, pois ao contratar empresas
piratas o turista não terá a quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra
do contrato.
Para
evitar a atuação de empresas irregulares, o Ministério do Turismo criou o
CADASTUR (Cadastro Nacional de Prestadoras de Serviços Turísticos). Com esse
cadastro as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras,
acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro que
confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data
de certificação.
Então
para garantir a tranquilidade na sua viagem, verifique se o prestador de
serviços turísticos está regularmente cadastrado junto ao Ministério do Turismo
por meio do site CADASTUR.
Cuidado!
É
importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos que
precisam estar cadastrados no CADASTUR. Para alguns o cadastro é opcional, e
nestes casos é importante que você se certifique de que ele esteja pelo menos
formalizado.
Confira
os sete tipos de serviços onde o cadastro é obrigatório.
·
Agência
de turismo
·
Meio
de hospedagem
·
Transportadora
turística
·
Guia
do turismo
·
Organizadora
de eventos
·
Acampamento
turístico
·
Parque
temático
Vale
consultar também amigos e familiares, que tenham utilizado esses serviços, para
saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.
Seus direitos
Em
caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o PROCON (órgão
de proteção e defesa do consumidor) para fazer a reclamação. Para isso tenha
sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem
anúncios de jornais, de internet e vouchers, entre outros comprovantes.
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