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Ação visa orientar empresários e turistas sobre a importância do serviço turístico regular |
Pirataria
turística e fomentação do turismo no Amapá
Por
Mirrelle Rabelo
Talvez você não conheça essa prática, e por isso corra
o risco de ser vitima dos “piratas do turismo”, denominação dada aos
prestadores de serviços, nesse seguimento, que não estão devidamente cadastrados
no Ministério do Turismo ou regulares em sua profissão.

Esse foi um dos assuntos discutidos durante a I
Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Amapá (FETUR) de 2017, que
também discutiu melhorias para o setor entre a Secretaria de Estado do Turismo
do Amapá (SETUR), entidades governamentais e representantes do setor.

Para fomentar o turismo no Oiapoque, considerando a
manifestação de estrangeiros que fazem turismo na faixa de fronteira, de que continuarão
utilizando as catraias no Rio Oiapoque para chegar ao município, e por fazer
parte do turismo ecológico, a SETUR está alinhando uma estratégia para que o
serviço seja feito de forma regular.
Ainda no Fórum Estadual foi discutida a atualização
do Mapa do Turismo Brasileiro e a importância da mobilização dos gestores
municipais quanto ao Programa de Regionalização do Turismo. Esse programa
estabelece diretrizes políticas e operacionais para orientar a implementação,
trabalhando a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do
Turismo com Estados, regiões e municípios brasileiros.
No fórum nacional de turismo, que ocorreu nessa última
semana, o Amapá ganhou representatividade na nova presidência do Fórum Nacional
dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR). A secretária de
Estado do Turismo do Amapá, Syntia Lamarão, assume a vice-presidência da região
Norte, aproximando ainda mais o Amapá das políticas públicas nacionais para o
turismo.
Enquanto o Ministério junto com a Secretaria de Turismo
trabalham para a regularização das atividades que prestam serviços turísticos é
bom ficar atento para que sua viagem ou passeio sejam feitos com segurança e
garantia.
Antes de viajar é importante pesquisar a
empresa pela qual você pretende contratar o serviço, pois ao contratar empresas
piratas o turista não terá a quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra
do contrato.
Para
evitar a atuação de empresas irregulares, o Ministério do Turismo criou o
CADASTUR (Cadastro Nacional de Prestadoras de Serviços Turísticos). Com esse
cadastro as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras,
acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro que
confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data
de certificação.
Então
para garantir a tranquilidade na sua viagem, verifique se o prestador de
serviços turísticos está regularmente cadastrado junto ao Ministério do Turismo
por meio do site CADASTUR.
Cuidado!
É
importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos que
precisam estar cadastrados no CADASTUR. Para alguns o cadastro é opcional, e
nestes casos é importante que você se certifique de que ele esteja pelo menos
formalizado.
Confira
os sete tipos de serviços onde o cadastro é obrigatório.
·
Agência
de turismo
·
Meio
de hospedagem
·
Transportadora
turística
·
Guia
do turismo
·
Organizadora
de eventos
·
Acampamento
turístico
·
Parque
temático
Vale
consultar também amigos e familiares, que tenham utilizado esses serviços, para
saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.
Seus direitos
Em
caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o PROCON (órgão
de proteção e defesa do consumidor) para fazer a reclamação. Para isso tenha
sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem
anúncios de jornais, de internet e vouchers, entre outros comprovantes.
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