Nem só de Autismo vivem os atrasos de
fala!
Bom dia, pessoal!!! Muito bom estarmos juntos novamente!
No dia 18 de Junho comemora-se o Dia do Orgulho Autista.
Desde o ano de 2015, celebra-se neste dia a neurodiversidade e as
características únicas que as pessoas com Autismo apresentam. Por isso, hoje o
Fala Fono!! vai tratar mais uma vez sobre Autismo.
Como já falamos por aqui, o Autismo apresenta alterações em 3
áreas do desenvolvimento: interação social, comportamento restrito e repetitivo
e comunicação. Uma das principais características do Autismo é o atraso
significativo no desenvolvimento da fala. No entanto, é preciso cautela, porque
“Nem só de Autismo vivem os atrasos de fala!”.
Com o advento da tecnologia e o fácil acesso às informações,
é muito comum os pais já chegarem ao consultório com um pré-diagnóstico que
eles mesmos fizeram, pesquisando na internet. E tem sido recorrente essa
associação do atraso de fala com o Autismo! Reforçando, é preciso cautela! O atraso
de fala sozinho não sugere o diagnóstico de Autismo! Por isso é imperativo que
haja avaliação multiprofissional, geralmente por Neuropediatra, Fonoaudiólogo,
Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo.
O atraso de fala, tão marcante nos casos de Autismo, também
está presente em outros diagnósticos, como:
ð Atraso de Fala: sim, o atraso pode ser só um
atraso por falta de estímulos, e que pode ser resolvido com intervenções
simples, como orientações à família e frequência em creches e escolas infantis.
ð PA (Perda Auditiva): para que a fala se
desenvolva normalmente, um dos principais pré-requisitos é uma boa audição.
Problemas auditivos podem levar ao atraso de fala.
ð DEL (Distúrbio Específico de Linguagem): dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a
fala e a linguagem. Aparentemente a criança possuiu todas as condições para
falar, mas ela não consegue ou apresenta muita dificuldade neste processo.
ð Apraxia de Fala na Infância: dificuldade em realizar voluntariamente os movimentos
necessários à produção dos sons da fala ou sequência de sons e sílabas, devido
alteração na programação motora da fala.
ð Alteração de fala/linguagem
secundária à Deficiência Intelectual: funcionamento intelectual
significativamente inferior à média, associado a limitações nas habilidades do
comportamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder às demandas
da sociedade, em pelo menos duas áreas.
ð Afasia na Criança: caracteriza-se
por uma perda da linguagem, consecutiva a uma lesão adquirida no cérebro. Em
geral, só se fala de Afasia propriamente dita na criança quando a lesão ocorre
após a idade de aquisição inicial da linguagem, ou seja, após os 2 anos de
idade.
Como vimos, todas as alterações de linguagem
dos diagnósticos acima, começam com um atraso.
Nós, profissionais, precisamos ter um bom
conhecimento do desenvolvimento típico da linguagem, de forma que, ao menor
sinal de desvio, possamos intervir adequadamente.
Os pais devem ficar atentos aos marcos do
desenvolvimento da linguagem, e ao perceberem um atraso, devem procurar um
Fonoaudiólogo para que sejam feitas as intervenções necessárias.
No próximo Fala Fono!! nosso tema será Marcos
do Desenvolvimento da Linguagem.
Até mais!!
Fala Fono!!
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