Na ocasião, uma palestra foi
ministrada pelo diretor-geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da
Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), Carlos Maciel.
Da Editoria
Técnicos, conselheiros e gestores de
assistência social dos 16 municípios do Estado participaram, nesta
quinta-feira, 8, de uma capacitação promovida pelo Governo do Amapá em parceria
com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o intuito de
aprimorar a intervenção no eixo de assistência social nos municípios, a
abordagem foi realizada de forma a causar aos presentes uma reflexão sobre os
serviços prestados às crianças e adolescentes, para que a melhoria nos
atendimentos seja constante. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado
da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e aconteceu no auditório da Biblioteca
Pública Elcy Lacerda.
Na ocasião, uma palestra foi
ministrada pelo diretor-geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da
Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), Carlos Maciel. O profissional
utilizou como pano de fundo para abordar a temática o livro “Boas Intenções não
bastam! – Um convite para desvendar a prática com crianças e
adolescentes”.
O produto é fruto de um programa de
extensão e pesquisa da Universidade, apresentado para o Unicef no ano de 2010 e
adaptado para uma linguagem mais clara e objetiva no ano de 2011. Todos os
participantes receberam exemplares do livro que contém capítulos divididos nos
eixos: Trabalho, Fenômeno Social, Espaço Social, Campo Social, Ancoramento
Institucional, Família, Atenção Integral, Criança e Adolescente com
Deficiência: Um Sujeito de Direitos, Múltiplos Olhares Sobre as Crianças e
Adolescentes com Deficiência.
Segundo Carlos Maciel, a explanação
do livro objetivou passar aos presentes novos elementos teóricos e
metodológicos para oxigenar o trabalho assistencial nos municípios do Estado.
Ele destacou que no exercício assistencial, principalmente com este público, se
acredita que basta ter boa intenção para atuar, o que não é correto.
“O que buscamos é mostrar que isso
não é suficiente. É preciso um atendimento humanizado, mas também ter domínio
técnico, conhecimento, para poder fazer uma intervenção qualificada e
adequada”, frisou.
A secretária municipal de Assistência
Social de Vitória do Jari, Gracy de Andrade, foi uma das participantes da
capacitação. Reforçando a fala do palestrante, a gestora comentou que
capacitações como esta instigam os profissionais a buscarem aperfeiçoamento,
para que haja “o fortalecimento da rede de atendimento sócio assistencial dos
municípios, aliando de forma equilibrada o conhecimento técnico e a humanização
deste atendimento, que também é fundamental”.
Segundo a secretária de Estado da
Inclusão e Mobilização Social, Nazaré Farias, o Executivo tem o papel de
coordenar e melhorar a política de assistência social nos municípios, de forma
a garantir a satisfação do público atendido, neste caso, um público
diferenciado: crianças e adolescentes. “Em abordagens como esta buscamos causar
a reflexão técnica e o aprimoramento dos profissionais e gestores sobre a
intervenção que compete à assistência com este público nestas regiões”,
destacou.
Selo Unicef
O coordenador da Unicef, Fábio Atanásio,
esteve na capital amapaense para a abertura, na sexta-feira, 9, das inscrições
no Amapá da 3ª edição do Selo Unicef Município Aprovado, a ocorrer no Palácio
do Setentrião.
Atanásio esteve na capacitação aos
profissionais e gestores municipais e avaliou de forma positiva a participação
do público alvo. “O aprofundamento teórico desse conhecimento contribui para
que as políticas públicas para a infância sejam praticadas da melhor forma
possível”, disse, complementando que a ação está alinhada com os objetivos do
Selo Unicef, que pretende contribuir no desenvolvimento das competências desses
profissionais e alcançar, ao longo dos próximos anos, mudanças positivas na
vida de crianças e adolescentes assistidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário