Responsabilidade Social, Empresarial ou
Filantropia?
A responsabilidade social é quando empresas, de forma
voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar
dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser
confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por
quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa
visão, envolve o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público
interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros,
meio ambiente, etc.).
Com os problemas sociais que a humanidade vem enfrentando
continuamente e as soluções através dos poderes públicos não chegam a maioria
da população vulnerável socialmente e essa mesma população ficando cada vez
mais miserável e muitas vezes trabalhando para grandes marca multinacionais ou
como subempregados terceirizados ou como consumidor é que as empresas se viram
diante de um dilema: se ganhamos tanto com os lucros obtidos através das vendas
de nossos produtos, será que devemos ajudar outras pessoas também?
Algumas empresas começaram a praticar ações isoladas de
caridade e ajuda humanitária, como forma de compartilhar parte dos lucros
obtidos com os menos favorecidos. E o que era para ser algo discreto e
beneficente, tomou rumos de ação de marketing, na medida em que as ações
caridosas praticadas pelas empresas podiam ser espalhadas como notícias e
incentivos ao consumo por parte dos consumidores que gostariam de ajudar
alguém, mas não dispunham dos meios necessários para isso. O ato de comprar e
consumir passou então a ter contornos de ação beneficente, na medida em que
cada produto era responsável por gerar certa parcela de lucro para a empresa,
lucro este que poderia ser revertido em projetos e programas de ajuda para os menos
favorecidos.
E então nos vemos hoje diante de outro dilema: afinal,
qual a diferença entre filantropia e responsabilidade social? Será que todos os
atos de filantropia, praticados por uma empresa, podem ser vistos como
responsabilidade social? Ou será que os atos de responsabilidade social
praticados por uma empresa podem ser vistos como ações filantrópicas?
Filantropia é descrita pelo Dicionário Houaiss, como
“profundo amor à humanidade; desprendimento, generosidade; caridade”. Desta
forma, podemos perceber que filantropia é o ato de ajudar alguém ou uma
comunidade em específico, através de ações caridosas.
Por outro lado, a Responsabilidade Social pode ser
definida como um conjunto de ações que visam promover a melhoria da qualidade
de vida de determinados grupos de pessoas ou de uma comunidade, através de
ações voltadas para a educação, produção e distribuição de renda, além de
envolver também aspectos ambientais e sociais relacionados com a
sustentabilidade e rentabilidade do negócio da empresa.
Se por um lado a Filantropia traz ajuda imediata a
determinado grupo de pessoas, por outro, a Responsabilidade Social traz efeitos
de longo prazo para uma comunidade inteira. Além do mais, a Responsabilidade
Social visa a sustentabilidade e a sobrevivência da empresa no mercado,
enquanto a Filantropia visa resolver problemas pontuais e emergenciais, não
visando à sobrevivência do negócio nem a perpetuação da marca.
Tanto a Filantropia como a Responsabilidade Social rendem
hoje uma boa imagem para as empresas e são capazes de alavancar as vendas,
considerando um público cada vez maior de consumidores que buscam empresas que
“devolvem” parte dos seus lucros para a sociedade. Uma mesma empresa pode ter
ações de filantropia e de responsabilidade social, pois uma não elimina a
outra, nem exclui a necessidade e a possibilidade de se implantarem programas e
ações específicos. De qualquer forma, cada empresa deve analisar o que é melhor
para si: dar o peixe ou ensinar a pescar! (Fonte:
Priscilla Ramos de Moraes Braga)
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