sábado, 4 de novembro de 2017

Amazônia na COP23

Amazônia na COP23
Governadores da Amazônia apresentarão carta proposta em Bonn


Reinaldo Coelho


O 16º Foram dos Governadores da Amazônia Legal apresentará uma carta proposta durante a próxima Conferência do Clima da ONU (COP23), que será realizada em 14 de novembro em Bonn, na Alemanha. Os principais objetivos está a organização do Dia da Amazônia, evento especial dentro da COP23 que será definido pelos próprios estados amazônicos.

Para a concretização desse objetivo esteve no evento o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel. Convidado de honra para participar do 16° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o embaixador teve como  missão de acompanhar as parcerias do Acre com o país europeu, além de atuar na construção da participação dos estados presentes COP23.
Embaixador Georg Wischel participa do Fórum de Governadores da AMAZÔNIA lEGAL

“Aqui  na Amazônia Legal, temos as maiores cadeias de florestas, a maior biodiversidade e as maiores reservas de água do mundo. Sem a Amazônia Legal e seus países vizinhos, não podemos ganhar a luta contra a mudança do clima. Sem a preservação da Amazônia não iremos ganhar essa luta”, declarou na ocasião Witschel.
vice governador Papaléo Paes participou do Fórum omo representante do Amapá

A Carta de Rio Branco é composta de propostas sobre comunicação, segurança, turismo, meio ambiente e consórcio. Esse último foi criado durante um encontro no Mato Grosso e deve ser regulamentado no final do fórum.
 Os governadores de cidades do Peru, Bolívia e o ministro do Meio Ambiente da Colômbia também foram convidados. Entre os temas debatidos estão estratégias para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável. O diretor de Desenvolvimento Territorial de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), Eugênio Pantoja, explicou que o encontro na Alemanha deve contar com a presença de várias autoridades internacionais para firmar acordos que beneficiam a Amazônia.
“Esses órgãos todos reunidos, com o próprio Ipham, ajudando na construção de uma pauta estratégica para a Amazônia. O coletivo dos governadores discutindo e apresentando alternativas econômicas para a região, apresentando avanços em termo de regularização ambiental e fundiária da Amazônia. Apresentando as políticas que o governo federal e os estados estão desenvolvendo em termos de adaptação às mudanças climáticas”, explicou.
O evento é um preparatório para a Conferência das Partes (COP-23), marcada para ocorrer de 6 a 17 de novembro. Um dos focos do encontro em Rio Branco é a proposta para oficializar o Consórcio Amazônia Legal. Se aprovado, o acordo entre os nove estados possibilita a implementação de políticas públicas para exploração e desenvolvimento sustentável da região.

Vicente Cruz,  secretário de Turismo do Estado do Amapá
,falou em estreitar os laços na questão do turismo amazônico
O secretário de Turismo do Amapá, Vicente Cruz, falou que a Câmara de Turismo é uma das novidades desta 16ª edição do fórum.
"Temos essa finalidade específica de construir uma agenda para o turismo amazônico. É importante nesse momento em que o Brasil enfrenta uma crise, o turismo ingresse no setor positivo com um viés de desenvolvimento. Estamos aqui para construir produtos amazônicos com uma bancada integrada da Secretaria de Turismo para que possamos construir políticas eficientes e produtos do desenvolvimento da Amazônia", acrescentou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...