sábado, 25 de novembro de 2017

DE TUDO UM POUCO.




TRIBUTO À MARIA RAIMUNDA BASTOS FREITAS ( 23/03/1939 a 31/10/2017 ) – III final.

As conquistas profissionais.

         Sua maior conquista no campo do conhecimento deu-se a partir da aprovação no 1º Vestibular da Universidade da Maturidade, de responsabilidade da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, em 01 de março de 2010, cujo certificado de HONRA AO MÉRITO, já mencionado no artigo anterior.
         De março de 2010 a junho de 2011, foi a Acadêmica de destaque, elogiada por seus Professores e colegas, devido sua dedicação aos estudos, pois várias disciplinas desafiavam a guerreira Maria Raimunda, mesmo com deficiência visual emprestava de suas colegas a visão necessária para realizar suas tarefas acadêmicas. A dedicação era tão visível que muitas vezes curvava-me a sua impetuosa vontade de aprender.
         Eis que chega a conclusão do curso e havia a necessidade de apresentar o famoso Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Desafiada, empenhou-se nas pesquisas necessárias e consultas a temas e informações sobre o tema : “ A influência da alimentação saudável na qualidade de vida dos idosos “. Aprovação com louvor da banca examinadora. Chega, então, o fim da jornada, a conclusão do curso. Dia 13 de junho de 2011, as 09:00 h, realiza-se no Anfiteatro da UNIFAP,  a cerimônia de Certificação da 1ª Turma de Acadêmicos da Universidade da Maturidade, cujo convite guardo com terna lembrança desse momento de conquista pessoal.

Reconhecimentos.

         - Participação no XIII Curso de desenvolvimento de Comunidades, nível médio, patrocinado pela SUDAM, de 05/05 a 13/06/1980, em Santarém, Pará, representando o Lions Clube de Macapá – Marco Zero do Equador; -  CRC/PA – HONRA AO MÉRITO, 20/04/1994; - CRC/AP – HONRA AO MÉRITO, 25/04/1995;- Certificado de Reconhecimento pela UNIFAP, em 15/09/1988, proferindo a palestra “ A Família na Educação “, aos acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística;- Diploma “ IDEAL DE SERVIR “, conferido pelo Rotary Clube de Belém Sul, em 05/03/1997, proferindo a palestra “ A prestação de serviços voluntários à comunidade “.

A agonia física.

         Tenho absoluta certeza de que muitos de nós não resistiria à dor física que se apresentava naquele corpo de aparência frágil, mas que internamente resistia ao sofrimento, sempre repetindo frases como : “ Calma pessoal, tudo isso vai passar “;  “ Tenham fé, muita fé, porque Deus sabe o que faz “; “ Não sofram por mim, só rezem por mim “. Tudo era repetido até quando pode exprimir-se por palavras, e depois por gestos, até que seu corpo não respondeu aos sinais de vitalidade. De 24 à 31 de outubro de 2017, duas terças-feiras, que estarão sempre na lembrança de todos nós.


A despedida.           

         Precisamente as 18:00 h, do dia 31 de outubro de 2017, hora da prece da Ave Maria, o espírito da  guerreira Maria Raimunda desprendeu-se da matéria ( corpo físico ) e subiu ao Céu, encarnando o preceito bíblico : “ Tu és pó e ao pó voltarás. O espírito volta a Deus que o Deu “.
         A nave da vida chegara ao porto seguro. A Eternidade será sua nova morada. Sua lembrança será sempre o Norte que nos conduzirá pelos caminhos e virtudes que n os ensinaste.

O último beijo.

         Obrigado querida Guerreira por tudo que a mim e a nossos filhos e netos deixaste como herança, porque nesses 58 anos, 6 meses e 17 dias de plena convivência física, tive a felicidade de beijar-te pela última vez, precisamente as 18:00 h do dia 31 de outubro de 2017.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...