sábado, 25 de novembro de 2017

Igreja Jesus de Nazaré – Jubileu de Ouro

Igreja Jesus de Nazaré – Jubileu de Ouro
De Capela a Paróquia: o início de uma nova igreja

A PEQUENA CAPELA
ATUAL IGREJA










“50 anos com Maria, evangelizando e anunciando Jesus.”

Reinaldo Coelho

A Paróquia Jesus de Nazaré começou com uma capelinha, construída no Bairro Jacareacanga. O surgimento do bairro se deu em meados da década de 1960, acompanhando o desenvolvimento econômico e populacional que vinha sendo observado em direção à Zona Sul macapaense. Tornou-se o bairro mais aristocrático da cidade. Lá habitavam os servidores de staff governamental, os funcionários públicos, numa época em que ser barnabé era motivo de orgulho e sinônimo de prosperidade.
Os empregados mais graduados do governo (do ex-Território) tinham casa ali. Até uma vila foi construída só para eles – a Vila do Ipase. O bairro se chamava, na época, Jacareacanga. Por quê? Ninguém sabe, e os seus moradores detestavam.


Com a construção da Capelinha Jesus de Nazaré, e logo transformada em paroquia, pelo então Bispo Prelado da Prelazia de Macapá, Dom José Maritano, no dia 12 de dezembro de 1966, o bairro adesivou o nome da paróquia e passou a ser conhecido como Bairro Jesus de Nazaré.
Com a Capelinha e o adveio dos primeiros religiosos católicos (padres e freiras) que instalaram no bairro uma igreja, um convento e um seminário. E o Centro Diocesano, que teve o pioneirismo de uma Gráfica, uma Rádio e uma Escola.
A antiga Igrejinha já não comportava os fiéis cristãos do bairro, pois cresceu vertiginosamente e os seus membros passaram a construir a nova sede da paróquia, e realizaram um excelente trabalho de voluntariado. É uma das sedes paróquias mais bem organizadas da Diocese de Macapá, um lugar de beleza ímpar, com locais apropriados para a meditação e atividades lúdicas.
Transformou-se em um templo católico (igreja) – lugar muito tranquilo para sua meditação Transcende uma Aura positiva muito forte. Localizada em um ponto estratégico do bairro tem uma praça e um estacionamento muito fácil.  Consagrada a Jesus de Nazaré traz uma paz interior muito grande. Sensação de estar mais próximo de Deus.
Seu primeiro pároco foi o missionário do Pime Padre Vicente Fumarola. O segundo pároco foi o missionário (PIME), padre Luiz de Davi, transferido da paróquia Nossa Senhora da Conceição. O terceiro pároco, também missionário do PIME, foi o padre Vitório Galiane. O quarto pároco foi o Padre Alexandre Pessoti e o quinto pároco foi o padre Jorge Basile.
Atualmente atua na paróquia o padre diocesano Paulo Roberto da Conceição Matias de Souza, o oitavo pároco que administra há 9 anos.


Composição paroquial

A Paróquia possui a Igreja matriz, a capela São José de Anchieta e um centro comunitário que leva o nome do professor Marcos Rocha, falecido em 2008 e que foi um leigo atuante nas pastorais sociais da paróquia. Pastoral da Criança; Catequese; Pastoral da Caridade; Liturgia; Pastoral da Juventude; Apostolado daResultado de imagem para PADRE PAULO ROBERTO Oração.
Um dos grandes eventos espirituais acontecem semanalmente é a missa da cura começou em agosto de 2008, implantada pelo pároco Paulo Roberto.


Padre Paulo destaca em uma carta a honra que lhe cabe em estar à frente da Paroquia Jesus de Nazaré nesse Jubileu de Ouro. “Quis a Divina Providência que estivesse a frente dessa vitoriosa paróquia, celebrando os 50 anos de profícua evangelização”.
Padre Paulo relembra que são cinquenta anos anunciando Jesus de Nazaré.  Cinquenta anos construindo o Reino de Deus. “Quantas maravilhas Deus fez. Quantas coisas bonitas aconteceram. Não podemos esquecer de agradecer a Deus e a todos que deram sua vida para que nossa paróquia chegasse depois de cinquenta anos renovada e cheia de fé e esperança.
Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa história. Deus é bom!”

Uma vasta programação foi montada para lembrar a data. A abertura do jubileu aconteceu no dia 12 de novembro e deverá encerrar no dia 12 de dezembro.

Programação Religiosa

·       Abertura do Jubileu – 12/11/17
·       Tríduo em Honra a N. S. das Graças – 27/11
·       Premiação do Concurso de Redação e Coquetel.

Programação Social

·       Exposição Fotográfica e Sarau Litero-musical – 16, 17, 18 e 19/11
·       Almoço de Confraternização e Bingo 3/12
·       Baile do Jubileu -9/12


Há 25 anos, no dia 5 de julho, pelas mãos de Dom Luiz Sores Vieira, o nosso pároco padre Paulo Roberto Matias era ordenado sacerdote. A comemoração iniciou-se na quinta-feira (30) com a Missa solene presidida por Dom Luiz com a participação de centenas de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...