domingo, 14 de janeiro de 2018

GEA forma primeira turma de escola de Gestão Compartilhada com bombeiros

GEA forma primeira turma de escola de Gestão Compartilhada com bombeiros
São alunos do 3º ano do Ensino Médio regular e da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por: Da Redação .Colaboradores: Caroline Mesquita

 Foto: Philippe Gomes
Os 66 estudantes são da Escola Risalva do Amaral que experimentaram a emoção de vestir uma 'farda' do CBM/AP.


Pela primeira vez os alunos amapaenses experimentaram a emoção de vestir uma “farda” do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). Não foi propriamente o uniforme laranja ou aqueles que os bombeiros costumam usar no combate a incêndios e nem os uniformes de treinamento. Foi uma "farda" mais solene, ou melhor, de gala, para a tão esperada formatura de 66 estudantes da Escola Risalva Freitas do Amaral que tem Gestão Compartilhada entre o CBM/AP e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento aconteceu nesta sexta-feira, 12, na quadra da própria escola, no bairro Pantanal, zona norte de Macapá.
São alunos do 3º ano do Ensino Médio regular e da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pais, professores e autoridades civis e militares aplaudiram os estudantes pioneiros no inovador modelo de ensino implantado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), que aliou o civismo com a educação.
O público foi tocado com cada detalhe da cerimônia: a entrada dos formandos, a guarda-bandeira composta por alunos, a execução do lema e do juramento, a entrega dos canudos e, principalmente, os discursos e mensagens de agradecimento.
A abertura oficial foi feita pela diretora da escola Risalva do Amaral, 1° tenente BM Greyce Caroline. Em um discurso forte e emocionado, ela discorreu sobre os desafios enfrentados durante a implantação do modelo de ensino, enaltecendo todo o trabalho dos professores, militares e funcionários da instituição e parabenizando os formandos por acreditarem na equipe.
Ana Beatriz da Silva, 18 anos, também discursou emocionada em nome dos estudantes e traduziu o que significou a experiência para eles. “Foi um ano de muito aprendizado, amizade e diversão. Adquirimos amadurecimento emocional, espiritual e escolar. E tenho certeza que cada um sai com saudade e orgulho de ter se formado nesta escola”, registrou a aluna.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Coelho, que presidiu a solenidade cívico-militar, a ‘missão dada é missão cumprida’, lema que rege o trabalho da corporação, foi concretizada com a formatura. “Foram anos de audiências públicas e planejamento para conseguirmos implantar este modelo de ensino em 2017. E o resultado é maravilhoso com os primeiros alunos formados”, avaliou.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reforçou que a gestão compartilhada é uma das políticas de governo que traz caminhos para se obter a qualidade da educação que os estudantes amapaenses merecem. “É um modelo que cria oportunidades para os estudantes aperfeiçoarem a disciplina para tudo na vida. E quem sabe até despertar o interesse em se tornarem bombeiros amapaenses”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...