sábado, 13 de janeiro de 2018

MUSEU SACACA

MUSEU SACACA
Uma opção cultural para as férias





Com exposições de artes regionais a céu aberto, música ao vivo e gastronomia e aos domingo aberto para almoço e visitações, cardápio regional.   

Reinaldo Coelho

O Museu Sacaca, há 15 anos mantém uma exposição a céu aberto retratando o modo de vida de moradores da Amazônia. E entre as estruturas lúdicas e culturais é o que mais apresenta motivações para visita em família, pois tem uma estrutura única com ícones da vida ribeirinha do Amapá e da Amazônia. O espaço é aberto a visitações de terça-feira a domingo, entre 9h e 17h.

Visitar o Museu é como fazer uma viagem pela história, cultura e natureza do Amapá. Nos seus 20 mil quadrados de área, o visitante caminha por trilhas que levam a conhecer um pouco do modo de vida e da cultura da sociedade amapaense. O espaço abriga ações museológicas de pesquisa e preservação, relacionando o saber científico com o saber popular dos povos amazônicos, além de divulgar as pesquisas realizadas pelo IEPA, por meio de exposições e atividades didáticas.

Tambaqui assado de forno
Para quem gosta de boa música e gastronomia é o point para os visitantes amapaenses e turistas. Além de que o museu recebe esporadicamente exposições de artes, como pinturas e desenhos. São trabalhos de artistas locais que mostram a cultura e a história dos amapaenses.
Turistas visitam o museu e
 se deliciam com a gastronomia regional

O restaurante do Museu Sacaca, atualmente é administrado pela empresária Kelem Shailo e funciona de terça a domingo das 09:00 às 17:30. Com comidas típicas, regionais. Café da manhã com tapioca com café, suco de frutas da nossa região.

Atrações fixas

O Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca é uma instituição cultural e científica localizada na cidade de Macapá. O Museu Sacaca é uma Coordenadoria de Difusão Científica e Tecnológica (CDCT) que atua produzindo conhecimentos, científico e popular, que interagem, unindo os saberes locais de homens e mulheres da região amazônica com as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).


Origem do nome “Museu Sacaca”
 
Espaço espera receber mais visitas (Foto Jorge AbreuG1 )
É uma homenagem ao curandeiro Raimundo Santos Souza, que ajudou na difusão da medicina natural no Amapá. Inaugurado em 1997, o museu tem o objetivo de promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação. Tem como principal destaque o circuito expositivo a céu aberto, construído com a participação das comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha do Estado.
O circuito expositivo é composto da Casa dos Índios Waiãpi, a Casa dos Índios Palikur, o Barco Regatão, o Sítio Arqueológico do Maracá, a Praça do Pequeno Empreendedor Popular, a Praça do Sacaca, a Casa da Farinha, a Casa da Fitoterapia e a Casa dos Ribeirinhos. O rio que corta o terreno serve para a criação de peixes da região e estudos sobre recursos hídricos e potencial pesqueiro.
O acervo do museu reúne peças de interesse científico, abrangendo zoologia (com destaque para a coleção entomológica), botânica e microbiologia, artefatos históricos, etnográficos, arqueológicos e artísticos, adquiridas através de doações, coletas e aquisições, além de fototeca e biblioteca. Destaque também para o acervo audiovisual, formado através de registros realizados pela equipe técnica do museu durante os projetos desenvolvidos pelo IEPA, e um núcleo de produtos desenvolvidos pela própria instituição, como a vela de urucuri (Syagrus coronata), um eficiente repelente de mosquitos transmissores da dengue e da malária, além de cicatrizantes e pomadas de funções diversas.
Atualmente o Museu Sacaca é uma referência regional em tópicos como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, medicina natural, etnologia, organização socioeconômica e cultura dos povos amazônicos. Realiza pesquisas próprias e desenvolve produtos a partir de matéria-prima regional – sobretudo produtos naturopáticos, de sabonetes a pomadas para dores musculares, disponibilizados ao público por meio de uma farmácia mantida pela instituição.
O Museu Sacaca também realiza palestras, seminários, debates, atividades culturais, exposições temporárias, visitas guiadas e oficinas pedagógicas sobre temas como ecologia, patrimônio e identidade cultural.

Vale muito a pena fazer essa viagem!  Leve sua família e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...