sexta-feira, 4 de maio de 2018

“Físicos da Alegria”


Físicos da Alegria”


Universitários usam ciência para levar alegria a hospitais e casas de apoio do Amapá
Da Editoria

Estudantes de física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) usam a prática do conhecimento científico para levar diversão a hospitais e casas de apoio através do projeto “Físicos da Alegria”. Essa é uma das iniciativas que serão apresentadas em uma programação científica que será realizada em dois bares de Macapá, entre os dias 14 e 16 de maio.
Fantasiados de super-heróis, personagens de circo e outros adereços, o grupo mostra experimentos físicos de maneira descontraída para estudantes, crianças e idosos em hospitais e casas de apoio.
A ação já foi realizada no Hospital da Criança e do Adolescente e na Casa da Solidariedade em Santana, e em escolas. Nas visitas, além dos experimentos, os alunos realizam brincadeiras, atividades artísticas e doação de itens que são arrecadados na própria universidade.
De acordo com o coordenador do projeto, Robert Zamoria, que é professor de física, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar a formação dos acadêmicos de maneira mais humanizada, que mostre resultados positivos no processo de aprendizado, aplicando a ciência em diversos campos sociais.
Podemos mostrar neste projeto que os futuros profissionais podem aprender de maneira multidisciplinar e levar a física de maneira mais divertida para outros cenários além da universidade, respeitando, sobretudo, as diferenças culturais e religiosas”, destacou.
O "Físicos de Alegria" foi idealizado em 2013. Para o acadêmico do sétimo semestre, Paulo Santana, além da contribuição solidária o projeto proporciona um ganho para a própria formação.
É uma ação social que visa levar para crianças, idosos e estudantes todo o nosso conhecimento de uma maneira mais lúdica. É divertido poder interagir com eles e também contribuir para o cotidiano deles, seja nos hospitais, casas de apoio ou nas escolas, com as aulas de reforço”, enfatizou o estudante.
Pint of Science

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu a partir de uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.
Em maio o projeto será um dos participantes da “Pint of Science”, uma programação científica que ocorrerá pela primeira vez em dois bares da capital. A programação ocorre nos dias 14, 15 e 16 de maio. A proposta é debater a ciência de forma descontraída, nesses espaços de entretenimento.
A feira terá diversos temas para debates, como a literatura na fronteira franco-amapaense, pesca e gastronomia, bioma amazônico, entre outros. Além de Macapá o evento acontece em outras 55 cidades no Brasil, que leva cientistas para conversar com o público em bares e restaurantes.

Programação


Pint of Science: Todas as atividades acontecem das 19h30 às 21h. Não é necessário fazer inscrição, basta ir aos estabelecimentos que sediarão os temas.

Dia: 14 de maio (segunda-feira)
Agroecologia: cientistas aprendendo com os saberes do agricultor amapaense
Local: Cervejaria Trina (Rua Jovino Dinoá – Bairro Beirol)
Guianas, literatura e sociedade: o que você sabe sobre isso?
Local: Sankofa (Rua Beira Rio, número 902 – Orla do Santa Inês)

Dia: 15 de maio (terça-feira)
Filme Avatar e o Córtex Amazônico
Local: Cervejaria Trina (Rua Jovino Dinoá – Bairro Beirol)
Jovens e a jovem ciência amapaense
Local: Sankofa (Rua Beira Rio, número 902 – Orla do Santa Inês)

Dia: 16 de maio (quarta-feira)
Físicos da Alegria
Local: Cervejaria Trina (Rua Jovino Dinoá – Bairro Beirol)
Do laboratório à mesa: variado menu à base de carne de peixe
L

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...