sábado, 7 de julho de 2018

Nova Praça Ecildo Crecêncio fomenta o esporte, lazer e a economia de Oiapoque



Mesmo antes de inaugurada, desde esta sexta-feira, 6, praça já é utilizada por moradores do município. GEA investiu R$ 2,2 milhões na construção do espaço


Moradores do município de Oiapoque já usufruem da nova Praça Municipal de Esportes Ecildo Crecêncio antes mesmo de sua inauguração. A antiga foi inaugurada em março de 1981, pelo então governador Annibal Barcellos e pelo prefeito de Oiapoque, à época, Wilton de Oliveira Caluf. O novo espaço público foi projetado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) contemplando espaços antes não existentes, com investimento de R$ 2,2 milhões do Tesouro Estadual.
A obra, construída pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), é dotada de acessibilidade e urbanização, possui seis espaços físicos para serviços de lanchonete, banheiros, academia ao ar livre, playground, arena de futebol de areia com arquibancada e cabine de transmissão, quadra para vôlei de areia, espaço com rampa para a prática de esportes radicais, dentre outros espaços.
Segundo o secretário de Estado da Infrestrutura, Alcir Matos, a população deve se apropriar da praça e fazer bom uso. “É um compromisso do governo do Estado dotar a população de bem-estar e qualidade de vida. Fazer investimentos e entregas como essa em plena crise nacional é um desafio, mas trabalhamos arduamente para que este espaço seja um local de geração de emprego e renda, de fomento ao esporte e de fortalecimento da economia local”, frisou Matos. 
Economia, geração de emprego e renda

Os seis quiosques, cujos espaços foram pensados para funcionamento de lanchonetes, dotadas de pia, água, energia elétrica, e outros, serão administrados – assim como a praça – pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), que receberá a praça, da Seinf, após a inauguração, que ocorrerá em breve.
A Sead deve proceder um processo de chamamento público para a alienação desse patrimônio, gerando emprego e renda. O certame vai possibilitar a concessão de uso temporário dos espaços a pessoas interessadas em desenvolver atividades empreendedoras. Em contrapartida, os usuários deverão comprometer-se com a conservação do local.
O logradouro também deve fomentar a economia local. Com a movimentação de pessoas, os empresários do entorno esperam alavancar as vendas. Antônio Costa, 56 anos, possui uma pizzaria e restaurante há 15 anos em frente à praça. Ele contou que a movimentação de pessoas provocada pelo novo espaço gera boas expectativas. “Esperamos que a nova praça se torne o novo cartão postal da cidade de Oiapoque. A antiga não era atraente, e a nova começa a nos dar motivação e esperanças de um novo momento para os empreendimentos locais, com maior fluxo de pessoas e, consequentemente, aumento nas vendas”, estimou o empresário.
Futuramente, o GEA, através da Seinf, também projeta dotar a praça de novos espaços. “Vamos trabalhar para dotar a praça, futuramente, de uma quadra polivalente, destinada às demais modalidades esportivas, como futsal, basquete e vôlei de quadra”, pontuou o secretário Alcir Matos.
Lazer, bem-estar e ambiente familiar
Maria da Conceição Pantoja, 71 anos, aposentada, é adepta à caminhada e exercícios físicos. Ela contou que antes fazia apenas caminhadas no entorno do Terminal Rodoviário do município e demonstrou satisfação com a nova opção.
“Estávamos ansiosos e precisando de um espaço assim. Não posso ficar sem a prática de exercício, para manter a minha saúde. Agora posso utilizar os equipamentos e ter mais qualidade de vida”, comemorou Maria.
Lucilene Alves, 40 anos, doméstica, aproveita as tardes para levar a filha de 2 anos de idade, Anne Sharlot, para aproveitar os brinquedos do playground. “Não tínhamos opção de ambiente familiar e seguro para passear com as crianças e aproveitar uma tarde prazerosa. Estamos curtindo e muito satisfeitos com a nova praça”, externou a moradora.
Valorização da mão de obra local
A praça conta com o busto que reproduz a imagem de Ecildo Crecêncio. A estátua foi inspirada em fotografias de Ecildo, projetada e construída por um artista plástico do município de Oiapoque. A placa antiga de inauguração também foi reproduzida pelo governo, em aço escovado, assim como a nova placa de inauguração


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...