sábado, 13 de outubro de 2018

A BOLA E O FUTURO


Daylon Costa, 10 anos: Um diamante a ser lapidado

 

O sonho? Ser um craque do futebol brasileiro.Mas falta apoio financeiro para ser realizado.

 

Reinaldo Coelho

 

A bola e o futuro. A cada chute certo, o sonho mais próximo. A cada boa exibição, um passo a mais em um caminho estreito e tortuoso. A cada mudança de categoria, a certeza. A cada dia, uma provação. O brincar de bola não cabe mais. Aos 10 anos, o futebol muitas vezes não permite erros para quem sonha com o mundo encantado dos profissionais. Atrás de quem conseguiu tão cedo um lugar entre os melhores clubes do Brasil, a lista de espera é enorme. Quem quiser saber se ainda no começo da pré-adolescência é possível apenas se divertir e, ainda assim, chegar ao sucesso no principal esporte do país, a resposta é simples e objetiva: Não.

Consciente dessa realidade Abrahão da Silva Costa, pai do garoto Daylon conta que com 7 anos ele já jogava na escolinha do Internacional em Macapá, quando teve uma peneira do Internacional ele passou. "Não foi por motivo de ser muito novo e muito frio no período e também não tinha condições financeiras de levar ele", explica o analista de sistema, Abrahão Costa.

 

A descoberta

 

Macapá e Santana conta com mais de 80 escolinhas de futebol e de futsal, a maioria delas mantidas por comerciantes ou profissionais liberais que têm o futebol como paixão. E os treinadores ou ''professores'' dessas escolinhas invariavelmente são ex-boleiros que, após pendurar as chuteiras, procuram manter o contato com a bola por meio do trabalho com a garotada. Quando não são ex-profissionais, esses técnicos geralmente são ex-jogadores de clubes amadores da cidade ou ainda pessoas da comunidade que se envolvem em projetos sociais nos bairros. O grande problema é que esses colaboradores não têm formação específica para exercer a função e muitos sofrem com a falta de contatos com os grandes equipes nacionais.

Mas elas se tornam celeiros de craques promissores que estão aguardando que um olheiro, ou um técnico relacionado, o indique a uma peneira nacional. É o caso de Daylon Costa, com diferencial ele já foi descoberto, e submeteu-se a diversas peneiras em grandes clubes e passou em todas, mais problemas financeiros e de adaptação pela pouca idade, o tem impedido a 3 anos de se estabelecer nos grandes clubes, onde submeteu-se a avaliação e aprovado, caso do Internacional, Flamengo, Fluminense e recentemente ao Vasco da Gama.


Seu maior fã e aficionado incentivador, Abrahão Costa, conta que tudo começou em um dia que ele brincava com os garotos em uma confraternização da Policia Militar. "O sargento Guerra Brabo da PM viu ele jogado com os garotos de uma maneira diferente. Então o convidou para jogar na Equipe do Barca. E ele foi o artilheiro de duas competições. Agradeço o Brabo e Ronaldinho da equipe do Barca pela primeira iniciativa de acreditar no potencial de meu filho".



Daylon Costa começou a participar de um projeto social da Igreja Betel, a Escolinha de Futebol de Santana, 'Estrela da Manhã'. Abrahão narra que o filho continuou revelando sua potencialidade ali ele já treinava com os garotos de 10, 12, até 14 anos.

Foi nesse momento que Daylon Costa passou na Peneira do Internacional com 7 Anos e em seguida passou na peneira do Flamengo onde ficou uma semana. Passou na peneira do Fluminense no Rio e Passou na peneira do Santos (SP).

"Não tive como ficar e financiar ele. Pois com 12 anos os garotos podem ficar em alojamento que o clube oferece. Em Setembro agora SEDEL fez uma peneira no Zerão junto com os representantes do Vasco do Rio. Ele passou novamente".

 

A grande dificuldade é o patrocínio

 

A certeza de que o sonho não vem com um caminho fácil. Aos 10 anos, Daylon Costa é um dos pequenos que esperam, um dia, sair da escolinha de futebol e defender um clube. Espera, quem sabe, chegar à Seleção Brasileira. Por trás do sonho, horas de treino, apoio da família, inscrições e viagens para peneiras nacionais. Entre gastos que vão de compra de chuteira e meião ao transporte, a conta do investimento financeiro é grande.

Após conseguir a participação do filho em grandes peneiras nacionais e conquistar a certeza da capacidade do filho em se tornar um grande profissional do futebol brasileiro, Abrahão Costa vem tentando financiar sua estadia e do filho na grandes capitais e isso não é barato.


Mas o amor de pai e a responsabilidade de garantir o crescimento de seu rebento apresentado-lhe as opções de realizar seu sonho. "Meu filho, em campo, no salão vem mostrando que é excelente no que faz e me resta, fazer tudo para que ele continue essa caminhada com segurança e auto estima elevada, as decepções já vieram e não podem continuar. Ele tem direito de realizar seus sonho e u a obrigação de oferecer as condições para que isso aconteça".

"Até final do ano vou embora com ele. Com apoio ou sem apoio ele não pode mais ficar aqui no Amapá. Deus na frente desse projeto. Daylon Costa já teve um apoio para ir no Rio com ele só da família mesmo é do Jaime Nunes, da Domestilar".

 

Dados pessoais

 

Daylon Emanuel Ferreira Costa. (Daylon Costa)

Data de Nascimento. 09/01/2008.

10 Anos.

Pai – Abrahão da Silva Costa

Mãe –Durziane do Santos Ferreira

Irmões –AbdaItria da Silva Costa e Arthur Ferreira Costa.

Santanense de Coração.

Estuda da Escola Estadual São Paulo.

Tem com melhor amigo seu Primo Dan. Que fala que é seu empresário. kkkk


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...