sábado, 19 de janeiro de 2019

CISMANDO


  
Mídia e Amazônia


Nesta semana a Coluna Cismando destaca o portal Mídia e Amazônia, projeto implementado pela ANDI – Comunicação e Direitos, com o apoio da CLUA – Climate and Land Use Alliance (Aliança pelo Clima e Uso da Terra). Diversas linhas de ação integram a iniciativa, que busca oferecer às redações brasileiras ferramentas que facilitem a investigação de questões prioritárias para esta agenda.

Além da estruturação deste site de referência, que apresenta aos jornalistas e outros interessados, informação ágil e atualizada sobre os principais desafios relacionados à Amazônia, o projeto também contempla as seguintes vertentes:
Elaboração de análises quantiqualitativas do noticiário produzido por veículos das diferentes regiões do país.
As “Análises de Mídia ANDI-CLUA” têm periodicidade mensal e oferecem uma versão analítica da importância do tema na mídia; – Artigos exclusivos sobre temas específicos das questões amazônicas; – Artigos de interesse publicados em diversos veículos; – Análises e interpretações dos fatos correntes sobre o desmatamento e as alternativas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia; – Sugestão  de pautas e notícias relevantes de forma a orientar o jornalista pelos muitos meandros da cobertura sobre a Amazônia; – Constante diálogo com as redações com o objetivo de apoiar e estimular o desenvolvimento de pautas estratégicas com foco na Amazônia.
Este projeto está articulado com uma série de ações direcionadas às redações que a ANDI vem realizando com o apoio da CLUA desde 2011.
Também fazem parte do conjunto de iniciativas de suporte ao trabalho jornalístico encontros de capacitação sobre os tópicos mais relevantes da pauta da Amazônia e viagens a campo para conhecer as respostas que têm sido implementadas em nível governamental, pelo setor privado e/ou pela sociedade civil. No Amapá a ANDI é representada pelo radialista Celso Rabelo, destaque na área, recebendo no ano passado o Troféu Imprensa – Prêmio Tucuju 2018.


Mas e a Mídia...

Nas sociedades contemporâneas a imprensa tem um papel central no processo de mediação dos debates em torno das questões prioritárias para o interesse público, sejam elas de cunho político, social, econômico ou ambiental.
Nas diversas etapas de estruturação e desenvolvimento de suas atividades, o projeto Mídia e Amazônia leva em consideração essa relevante função que o jornalismo desempenha nos regimes democráticos – e que se assenta em três capacidades principais:
Disponibilizar informação confiável e contextualizada, para que os cidadãos e as cidadãs possam participar ativamente da vida política, fiscalizando e cobrando a promoção de seus direitos – Ser pluralista na construção de uma agenda de debates, contribuindo para que temas relevantes para o desenvolvimento humano alimentem a esfera pública de discussões a partir do posicionamento (e da legitimação) de um maior número de atores – Investigar a atuação do Estado e as políticas públicas, de forma a colaborar para que os governantes (e também o setor privado e a sociedade civil) sejam mais responsáveis e transparentes em relação aos processos de formulação, execução e avaliação de ações e programas.
Mídia e Amazônia é uma realização da ANDI – Comunicação e Direitos, com o apoio da CLUA – Aliança pelo Clima e Uso da Terra.
Esta coluna do Tribuna apoia iniciativas como esta. ... E vamos cismando ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...