Encontro de Gestores da Educação
Amapaense
‘Caminhos para a qualidade da
educação’
Reinaldo Coelho
As
reformas educacionais, desencadeadas em quase todos os países, trouxeram novas perspectivas
curriculares e, no seu bojo, a necessidade de modelos de gestão mais
participativos, consequentemente mais democráticos, que configurassem uma
escola mais autônoma em relação aos sistemas centralizadores que exigem
inovações de toda ordem, incluindo-se novos investimentos em políticas públicas,
entre elas de formação de gestores educacionais.
Um gestor dedicado, eficiente e técnico é fator
relevante para a qualidade do ensino, é por isso quando se fala em mudança nas
políticas educacionais um assunto que sempre entra em pauta é a questão da
valorização dos profissionais de educação. Valorizar não está ligado apenas à
remuneração. Valorizar é dar condições para que os educadores tenham bagagem
pedagógica que acompanhe as novas tecnologias.
Os estudantes hoje têm acesso à informação de modo
rápido e imediato. Muitos docentes precisaram se integrar com as novas maneiras
de se comunicar com seus alunos e, sendo assim, precisaram se reciclar, se
renovar, para acompanhar essas mudanças.
E nesse campo que o governo do Amapá, através da
secretaria de Estado da Educação (Seed) vem agindo e além de inovações no sistema e na rede
educacional do estado, com gestão inovado central, nas estruturas das escolas,
criação de escolas militares e no Ensino Médio, com a criação das Escolas do
Nova Saber, transparência nas atividades financeiras, com a aplicação do Cartão
Escola, onde prevalece a transparência a aplicabilidade dos recursos
financeiros, monitoramento escolar e a capacitação de professores e de gestores.
Na última semana os gestores da rede de ensino do
Amapá, participaram do 3º Encontro de Gestores cujo tema é "Caminhos para
a qualidade da educação”. O evento antecede o início do ano letivo 2019 e
ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Sebrae, em Macapá, com a participação
de mais de mil gestores da rede estadual e além da equipe da Seed, contou com a
presença do Governador Waldez Góes, que palestrou aos participantes e destacou
o diálogo permanente com os atores envolvidos no processo educativo como uma
das alternativas para fortalecer a rede estadual de ensino.
Waldez Góes reforçou que, atualmente, uma das
principais metas do Amapá no setor da educação é melhorar o Índice de
Desenvolvimento da Educação (Ideb) – especialmente nas disciplinas de língua
portuguesa e matemática; outra meta – estabelecida a partir de 2019 - é ajudar
os municípios a alfabetizar 100% das crianças até o fim do 2º ano do ensino
fundamental. Para tanto, mencionou Góes, é necessário que os gestores mantenham
a liderança como uma característica fundamental para que assim possam
incentivar alunos, professores e equipe a alcançarem as metas estabelecidas
para as escolas amapaenses.
O chefe do Executivo estadual reforçou que o
Encontro de Gestores faz parte de uma estratégia mantida pelo governo do Estado
para valorizar e qualificar os professores; melhorar o relacionamento no
ambiente escolar; e trabalhar a eficiência na gestão da educação.
“O Governo do Amapá estabeleceu várias metas para
ampliar a qualidade do ensino e os gestores são um dos principais atores
envolvidos nesse processo, por isso, é fundamental que eles sejam orientados
para o cumprimento dessas estratégias.
Dessa forma, nós buscamos melhorar cada vez mais o ambiente educacional
e, consequentemente, o processo de formação intelectual e cultural dos nossos
alunos”, afirmou Góes.
Ele lembrou ainda que, entre 2015 e 2018, mesmo
durante a crise econômica nacional, o Governo do Amapá realizou investimentos
na educação como a climatização e a manutenção predial de escolas, a
implementação do regime de Gestão Compartilhada e as Escolas do Novo Saber
(educação em tempo integral). O governador citou ainda o Regime de Colaboração
com os 16 municípios para fortalecer a educação em todo Estado – um dos
resultados deste regime foi a entrega de kits de material pedagógico que irão
ajudar professores do Estado e dos 16 municípios a alfabetizar 100% das
crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental.
Waldez frisou que, neste período de crise, o
governo buscou diminuir dívida pública da educação para garantir o pagamento
dos funcionários e fornecedores. Ele ressaltou que, desde janeiro de 2019, o
Poder Executivo estadual intensificou as medidas para controle e qualificação
de gastos com o objetivo de modernizar o uso dos recursos públicos e garantir
mais entregas, obras e serviços para a população amapaense.
Importância
do administrar com sucesso
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| Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa |
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, na
abertura do evento realizou uma palestra magna onde ressaltou a importância do
planejamento para administrar uma escola com sucesso. A gestora frisou a
importância do engajamento, do trabalho em equipe e da organização para atingir
metas reais e, assim, aumentar o nível de aprendizagem dos estudantes.
“Precisamos da gestão escolar com resultados. Para
isso, é necessário estabelecer metas e organizá-las dentro de um planejamento
que envolva o trabalho conjunto de todos com responsabilidade e engajamento
para superarmos todos os desafios da educação”, afirmou a secretária.
No período da tarde, o governador do Amapá, Waldez
Góes, participou do Encontro de Gestores. Na ocasião, Waldez destacou que a
Seed está trabalhando para humanizar e desburocratizar a educação e o mesmo
deve ser aplicado nas escolas. “São muitos atores envolvidos no processo
educacional. O desafio é grande, mas precisamos estar afinados, criar um
ambiente de liderança e confiança. A educação não deve ter cor partidária, e
sim, compromisso para melhorar a aprendizagem e diminuir a evasão escolar”,
afirmou Góes.
Para a diretora da Escola Estadual Antônio Munhoz,
localizada no Conjunto Habitacional Macapaba, Ângela Coelho, o gestor escolar
deve ter presença constante na escola, ter uma coordenação pedagógica engajada
para que haja resultados positivos na vida estudantil e social dos alunos.
“Nosso trabalho precisa ser integrado e o papel da coordenação é fundamental
para alcançar nossos objetivos. Com comprometimento e diálogo, conseguimos pôr
na prática aquilo de queremos para a nossa escola”, pontuou Ângela.
Equipes
gestoras das novas Escolas do Novo Saber passam por formação
Gestores, gestores adjuntos, secretários e
coordenadores receberam orientações sobre ensino em tempo integral. Aulas
começam em 20 de março.
As equipes gestoras que vão assumir as quatro novas
Escolas do Novo Saber da rede estadual concluíram, nesta quinta-feira, 7, a
formação orientadora para que iniciem o ano letivo 2019. Ao todo, 15 educadores
(entre gestores, gestores adjuntos, secretários escolares e coordenadores pedagógicos)
conheceram a metodologia do ensino em tempo integral e estratégias de
aprendizagem, durante três dias, em Macapá.
Durante a formação, as equipes gestoras
participaram de oficinas sobre Plano de Ação, elaboração de metas, horário e
dinâmica de funcionamento das escolas, entre outras orientações. O momento
também serviu para que os educadores tirassem suas dúvidas sobre o modelo de
ensino.
No período de 11 a 15 de março, será a vez das
equipes escolares passarem pela formação. Neste ano, a rede estadual terá mais
quatro Escolas do Novo Saber: Jesus de Nazaré, Professor Lucimar Del Castillo e
Maria Carmelita do Carmo, em Macapá; e Escola Elias Trajano, no município de
Porto Grande. Juntas, as unidades vão atender 420 estudantes, com três turmas
cada, em tempo integral. Nessas escolas, as aulas estão previstas para se
iniciarem no dia 20 de março.
As escolas começam a ofertar a modalidade apenas na
1ª série do ensino médio e, gradativamente, vão expandido para a 2ª e 3ª
séries. Com a expansão, o Amapá passa a ter 12 escolas do Novo Saber, com
atendimento de cerca de 4 mil estudantes.
A gestora da escola Elias Trajano, Rosângela Souza,
47 anos, considerou que essa modalidade de ensino deve melhorar a aprendizagem
dos estudantes e melhorar a vida social da comunidade. “Estamos esperançosos de
que a escola em tempo integral mudará a vida dos nossos estudantes, pois além
de elevar a qualidade de aprendizagem, também trabalha a formação pessoal e
profissional deles”, avaliou.





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