domingo, 10 de fevereiro de 2019

Encontro de Gestores da Educação Amapaense


Encontro de Gestores da Educação Amapaense
‘Caminhos para a qualidade da educação’

Reinaldo Coelho

As reformas educacionais, desencadeadas em quase todos os países, trouxeram novas perspectivas curriculares e, no seu bojo, a necessidade de modelos de gestão mais participativos, consequentemente mais democráticos, que configurassem uma escola mais autônoma em relação aos sistemas centralizadores que exigem inovações de toda ordem, incluindo-se novos investimentos em políticas públicas, entre elas de formação de gestores educacionais.
Um gestor dedicado, eficiente e técnico é fator relevante para a qualidade do ensino, é por isso quando se fala em mudança nas políticas educacionais um assunto que sempre entra em pauta é a questão da valorização dos profissionais de educação. Valorizar não está ligado apenas à remuneração. Valorizar é dar condições para que os educadores tenham bagagem pedagógica que acompanhe as novas tecnologias.

Os estudantes hoje têm acesso à informação de modo rápido e imediato. Muitos docentes precisaram se integrar com as novas maneiras de se comunicar com seus alunos e, sendo assim, precisaram se reciclar, se renovar, para acompanhar essas mudanças.

E nesse campo que o governo do Amapá, através da secretaria de Estado da Educação (Seed) vem agindo  e além de inovações no sistema e na rede educacional do estado, com gestão inovado central, nas estruturas das escolas, criação de escolas militares e no Ensino Médio, com a criação das Escolas do Nova Saber, transparência nas atividades financeiras, com a aplicação do Cartão Escola, onde prevalece a transparência a aplicabilidade dos recursos financeiros, monitoramento escolar e a capacitação de professores e de gestores.

Na última semana os gestores da rede de ensino do Amapá, participaram do 3º Encontro de Gestores cujo tema é "Caminhos para a qualidade da educação”. O evento antecede o início do ano letivo 2019 e ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Sebrae, em Macapá, com a participação de mais de mil gestores da rede estadual e além da equipe da Seed, contou com a presença do Governador Waldez Góes, que palestrou aos participantes e destacou o diálogo permanente com os atores envolvidos no processo educativo como uma das alternativas para fortalecer a rede estadual de ensino.
Waldez Góes reforçou que, atualmente, uma das principais metas do Amapá no setor da educação é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) – especialmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática; outra meta – estabelecida a partir de 2019 - é ajudar os municípios a alfabetizar 100% das crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Para tanto, mencionou Góes, é necessário que os gestores mantenham a liderança como uma característica fundamental para que assim possam incentivar alunos, professores e equipe a alcançarem as metas estabelecidas para as escolas amapaenses.

O chefe do Executivo estadual reforçou que o Encontro de Gestores faz parte de uma estratégia mantida pelo governo do Estado para valorizar e qualificar os professores; melhorar o relacionamento no ambiente escolar; e trabalhar a eficiência na gestão da educação.
“O Governo do Amapá estabeleceu várias metas para ampliar a qualidade do ensino e os gestores são um dos principais atores envolvidos nesse processo, por isso, é fundamental que eles sejam orientados para o cumprimento dessas estratégias.  Dessa forma, nós buscamos melhorar cada vez mais o ambiente educacional e, consequentemente, o processo de formação intelectual e cultural dos nossos alunos”, afirmou Góes.
Ele lembrou ainda que, entre 2015 e 2018, mesmo durante a crise econômica nacional, o Governo do Amapá realizou investimentos na educação como a climatização e a manutenção predial de escolas, a implementação do regime de Gestão Compartilhada e as Escolas do Novo Saber (educação em tempo integral). O governador citou ainda o Regime de Colaboração com os 16 municípios para fortalecer a educação em todo Estado – um dos resultados deste regime foi a entrega de kits de material pedagógico que irão ajudar professores do Estado e dos 16 municípios a alfabetizar 100% das crianças até o fim do 2º ano do ensino fundamental.

Waldez frisou que, neste período de crise, o governo buscou diminuir dívida pública da educação para garantir o pagamento dos funcionários e fornecedores. Ele ressaltou que, desde janeiro de 2019, o Poder Executivo estadual intensificou as medidas para controle e qualificação de gastos com o objetivo de modernizar o uso dos recursos públicos e garantir mais entregas, obras e serviços para a população amapaense.
Importância do administrar com sucesso

Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, na abertura do evento realizou uma palestra magna onde ressaltou a importância do planejamento para administrar uma escola com sucesso. A gestora frisou a importância do engajamento, do trabalho em equipe e da organização para atingir metas reais e, assim, aumentar o nível de aprendizagem dos estudantes.

“Precisamos da gestão escolar com resultados. Para isso, é necessário estabelecer metas e organizá-las dentro de um planejamento que envolva o trabalho conjunto de todos com responsabilidade e engajamento para superarmos todos os desafios da educação”, afirmou a secretária.

No período da tarde, o governador do Amapá, Waldez Góes, participou do Encontro de Gestores. Na ocasião, Waldez destacou que a Seed está trabalhando para humanizar e desburocratizar a educação e o mesmo deve ser aplicado nas escolas. “São muitos atores envolvidos no processo educacional. O desafio é grande, mas precisamos estar afinados, criar um ambiente de liderança e confiança. A educação não deve ter cor partidária, e sim, compromisso para melhorar a aprendizagem e diminuir a evasão escolar”, afirmou Góes.

Para a diretora da Escola Estadual Antônio Munhoz, localizada no Conjunto Habitacional Macapaba, Ângela Coelho, o gestor escolar deve ter presença constante na escola, ter uma coordenação pedagógica engajada para que haja resultados positivos na vida estudantil e social dos alunos. “Nosso trabalho precisa ser integrado e o papel da coordenação é fundamental para alcançar nossos objetivos. Com comprometimento e diálogo, conseguimos pôr na prática aquilo de queremos para a nossa escola”, pontuou Ângela.

Equipes gestoras das novas Escolas do Novo Saber passam por formação

Gestores, gestores adjuntos, secretários e coordenadores receberam orientações sobre ensino em tempo integral. Aulas começam em 20 de março.
As equipes gestoras que vão assumir as quatro novas Escolas do Novo Saber da rede estadual concluíram, nesta quinta-feira, 7, a formação orientadora para que iniciem o ano letivo 2019. Ao todo, 15 educadores (entre gestores, gestores adjuntos, secretários escolares e coordenadores pedagógicos) conheceram a metodologia do ensino em tempo integral e estratégias de aprendizagem, durante três dias, em Macapá.
Durante a formação, as equipes gestoras participaram de oficinas sobre Plano de Ação, elaboração de metas, horário e dinâmica de funcionamento das escolas, entre outras orientações. O momento também serviu para que os educadores tirassem suas dúvidas sobre o modelo de ensino.
No período de 11 a 15 de março, será a vez das equipes escolares passarem pela formação. Neste ano, a rede estadual terá mais quatro Escolas do Novo Saber: Jesus de Nazaré, Professor Lucimar Del Castillo e Maria Carmelita do Carmo, em Macapá; e Escola Elias Trajano, no município de Porto Grande. Juntas, as unidades vão atender 420 estudantes, com três turmas cada, em tempo integral. Nessas escolas, as aulas estão previstas para se iniciarem no dia 20 de março.
As escolas começam a ofertar a modalidade apenas na 1ª série do ensino médio e, gradativamente, vão expandido para a 2ª e 3ª séries. Com a expansão, o Amapá passa a ter 12 escolas do Novo Saber, com atendimento de cerca de 4 mil estudantes.
A gestora da escola Elias Trajano, Rosângela Souza, 47 anos, considerou que essa modalidade de ensino deve melhorar a aprendizagem dos estudantes e melhorar a vida social da comunidade. “Estamos esperançosos de que a escola em tempo integral mudará a vida dos nossos estudantes, pois além de elevar a qualidade de aprendizagem, também trabalha a formação pessoal e profissional deles”, avaliou.










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