terça-feira, 14 de maio de 2019

DIA DO ZOOTECNISTA



SESSÃO COMEMORATIVA NA ALAP HOMENAGEIA OS ZOOTECNISTAS AMAPAENSES


O Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio em homenagem a data da primeira aula do curso de Zootecnia ministrado no Brasil: 13 de maio de 1966, no estado do Rio Grande do Sul. Oficialmente, a profissão de zootecnista só passou a ser regularizada no país a partir do decreto de lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.
A Zootecnia é, literalmente, a “arte do animal” (palavra formada a partir dos radicais gregos zoon, que significa “animal”, e techne, que quer dizer “técnica” ou “arte”.
A lei que oficializa a data comemorativa como o Dia Nacional do Zootecnista foi sancionada em janeiro de 2018 pelo presidente Michel Temer   O pleito era uma articulação antiga da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e contou com a participação de diversas lideranças, como deputados e senadores. Com o reconhecimento da data pelo Governo Federal, surge uma nova esperança para que outros pleitos da categoria voltem a avançar.
Na sua primeira comemoração no Amapá, aconteceu um evento na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Aleap), por indicação do deputado estadual Jesus Pontes (PTC).

“Hoje tive a grata satisfação em ceder o espaço regimental do Grande Expediente da Alap para o secretário de Desenvolvimento Rural e presidente da Associação de Zootecnistas do Amapá, Daniel Montagner, esclarecer a atuação do Zootecnista e da importância desse profissional para a segurança alimentar”.


Na ocasião, o presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, agradeceu o convite e parabenizou a dedicação desses profissionais que atuam na produção animal.
.
“A nossa homenagem de hoje é voltada para o Zootecnista, um profissional essencial em toda cadeia produtiva da agropecuária. Desde o melhoramento genético até aumentar na produção de derivados do animal, como queijo, leite dentre outros”, descreveu o presidente José Renato. Esta data é uma homenagem ao profissional que se dedica em estudar e pesquisar métodos de potencialização da produção animal e vegetal com qualidade, sem prejudicar o meio ambiente, o bem-estar dos animais e a satisfação dos consumidores finais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...