sábado, 1 de junho de 2019

Vice-governador Jaime Nunes e PGJ Ivana Cei compromisso com programa de moradia popular


Jaime Nunes assume compromisso com MP-AP para concluir obras habitacionais em Itaubal e Cutias



O vice-governador do Estado, Jaime Nunes, em reunião com a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e a promotora de Justiça Neuza Barbosa, titular da Promotoria de Ferreira Gomes, se comprometeu em priorizar os serviços para conclusão das obras do programa de moradia popular nos municípios de Itaubal e Cutias do Araguari. O encontro realizado na sexta-feira (31), no Palácio do Setentrião, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento das Cidades (SDC), Teles Junior, do prefeito de Itaubal, José Serafim, e do procurador de Cutias, Roger Lisboa.

A promotora de Ferreira Gomes explicou que solicitou a reunião com o vice-governador, enquanto presidente do Comitê de Controle de Gastos, para tratar dos recursos destinados às 80 casas populares de Cutias e Itaubal, construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, na modalidade SUB-50, que atende municípios com população de até 50 mil habitantes.  Foram repassados da SDC para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINF), 3 milhões, que seria a contrapartida do Estado para a conclusão das obras, mas não foram destinados aos citados municípios.


A promotora Neuza Barbosa apresentou um relatório ao vice-governador demonstrando a atual situação das casas construídas nos dois municípios que não podem ser entregues por falta de infraestrutura. “Os imóveis estão se deteriorando com o tempo porque faltam a rede de distribuição de energia e de água para o conjunto habitacional ser inaugurado e a situação necessita de urgência porque a comunidade está ameaçando invadir as casas”, informou.

“Na audiência com a promotora comuniquei que não poderia este ano disponibilizar o orçamento para atender especificamente esses serviços porque está comprometido com projetos já iniciados nos municípios. A sugestão é fazer uma suplementação para que a CEA e a CAESA possam executar as obras”, sugeriu Teles Junior.

Jaime Nunes determinou ao secretário das Cidades que providencie o levantamento dos custos para a ampliação das redes da Companhia de Água e Esgoto e da Companhia de Eletricidade para que possam atender às moradias já construídas pelo programa Federal. O gestor solicitou, ainda, cronograma de execução priorizando Itaubal e Cutias.

“Sozinhos não vamos resolver, precisamos de união. Vou me empenhar para resolver logo a situação desses dois municípios e, posteriormente dar sequência para os demais que estão na mesma situação”, afirmou Jaime Nunes.

A PGJ agradeceu a disponibilidade do vice-governador e dos gestores municipais que atenderam ao convite da promotora Neuza Barbosa para buscarem uma resposta do Estado. “Acreditamos, pela disposição do Jaime Nunes, que está bem encaminhada uma possível solução para a finalização da execução dessa contrapartida do Estado, beneficiando assim a comunidade e reduzindo o déficit habitacional do Estado”, manifestou Ivana Cei.

Estiveram presentes, ainda na reunião, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputado Kaká Barbosa; o promotor de Justiça André Araújo; técnicos do Governo do Estado e dos municípios de Itaubal e Cutias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...