quinta-feira, 5 de setembro de 2019

72% DOS AMAPAENSES ESTÃO EM DÉBITOS COM A CEA


CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
COMBATE A INADIMPLÊNCIA
72% DOS AMAPAENSES ESTÃO EM DÉBITOS COM A CEA

O consumidor que quiser negociar débitos poderá entrar em contato através do Call Center. 

Pagando caro por um serviço ainda muito deficiente, o consumidor recebe uma conta de luz cada vez  mais cara e, em muitos estados, os reajustes passaram a inflação, caso do Amapá e esse é um dos motivos do aumento da inadimplência dos amapaense e a CEA vem procurando encontrar uma solução para a situação.


Reinaldo Coelho

A Editoria do Tribuna Amapaense Online, foi recebido pela Gerente de Combate à Inadimplência da CEA, Pâmela Nascimento, que explicou os passos que vem sendo utilizados pela estatal para combater essa problemática financeira.
Diversas ações para combater os altos índices de inadimplência, vem sendo protagonizado pela CEA, que vem procurando mecanismo que deverão trazer a mesa de negociação o consumidor em debito com a concessionária de energia elétrica amapaense e conseguir uma redução nessa demanda financeira.

A gerente Pâmela Nascimento demonstrou a reportagem que dos 207 mil  consumidores de energia elétrica no Estado do Amapá, 72% estão inadimplentes.
“Esse percentual de 72% no universo de 207 mil consumidores é o que gera um montante de R$ 250 milhões de debito e isso somente das classes privadas: comercial, industrial e residencial”, definiu a gerente da CEA.

Quando aos municípios mais devedores os números se adequam ao número de habitantes e de consumidores. “Pela concentração de habitantes na capital amapaense, Macapá escabeça o número de inadimplentes, ultrapassando os 65%, chegando aos R$ 40 milhões. Logo em seguida vem os cinco maiores municípios do estado, tanto em numero de consumidores quanto em inadimplência: Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque”.
Gerente de Combate
a Inadimplência da CEA, Pamela Nascimento 

Com referência as ações de combate a inadimplência, a gerente Pâmela Nascimento explicou que a princípio a CEA trabalha com a ação supressiva de fornecimento, mas que existe uma pré-cobrança.

“O cliente sofre o corte quando ele está basicamente devendo duas faturas. Existe a possibilidade de negociação com o cliente. Pois, a empresa faz uma tele cobrança com ele, através do Call Center, disponibilizando para ele meios de negociação, é feito o encaminhamento através do Whats app, de alerta e se não acontece a manifestação ou pagamento do debito é que é realizado a supressão do fornecimento”.

Uma outra ação foi a parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), onde é montado os Mutirões de Conciliações, quando são colocadas os pré-processos. A gerente de Combate a Inadimplência, Pâmela Nascimento da distribuidora amapaense de energia elétrica declarou que a empresa recebeu uma manifestação do TJAP em 2017, para que fosse montado os pré-processos e que fossem chamados os clientes em debito.
Parceria CEA/TJAP e negociação de dividas com a estatal de nergia elétrica

“Estes processos são escolhidos através de um levantamento de débitos de pequenos, médios e grandes consumidores e é realizado uma analise quanto o perfil e o montante do debito e após é feito o encaminhamento ao tribunal que notifica o cliente para participar de uma negociação”.

De acordo com a gerente Pâmela Nascimento, os resultados são satisfatórios e estes valores chegam ao montante de R$ 10 milhões já negociados. “E já foi realizado mais de 1.200 demandas pre-processuais exitosas. Existem clientes com valores menores e outros com casos mais complexos, mas todos querem sair da inadimplência com a CEA. Por esse motivo estamos avaliando cada situação para poder identificar a melhor forma de solucionar esse conflito para gerar uma satisfação mútua”, explica Pâmela Nascimento.

A CEA vem participando dos eventos voltados à conciliação, garantindo resultados positivos para empresa e clientes. Em edições anteriores mais de 800 processos foram solucionados. A inadimplência impede a companhia de realizar investimentos no fornecimento de energia elétrica, prejudicando o consumidor em situação regular e, ainda pode resultar em corte do serviço e inclusão do nome do cliente no sistema Serasa.
De acordo com o diretor comercial da CEA, Josivan Rodrigues, para este mutirão a companhia apresenta condições especiais de negociação com a retirada de juros e multa. Como exemplo, a situação da servente e dona de casa Adriana de Almeida Silva, que viu no mutirão uma excelente oportunidade de negociação. “Estava com três contas em atraso e não estava conseguindo pagar. Aí eles retiraram os juros e a multa, dei uma entrada de 10% e parcelei o restante. Foi bom pra mim”, relatou.

O juiz coordenador do Cejusc da Zona Norte, Marconi Pimenta, onde já aconteceram diversas ações de conciliação, lembra que a conciliação oportuniza o cliente a negociar de acordo com a sua realidade financeira.
“Aqui não estamos tratando de judicialização. O cliente vem negociar e a equipe da justiça e da CEA darão alternativas para que a situação seja satisfatória para ambos os lados até à formalização do título executivo. A gente entende que em um cenário de crise, a justiça precisa ter essa atuação enquanto órgão solucionador de conflitos”, reforça o magistrado.
Regularização
Paralelamente ao mutirão, o consumidor com débitos em aberto pode negociar nos canais de atendimento presencial; por meio do Call Center 116 ou via WhatsApp (96) 98802-1014. Para negociar, o titular da conta de luz deve ter em mãos seus documentos pessoais, CPF e Carteira de Identidade.


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