CONSUMO
DE ENERGIA ELÉTRICA
COMBATE
A INADIMPLÊNCIA
72%
DOS AMAPAENSES ESTÃO EM DÉBITOS COM A CEA
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Pagando caro por um serviço ainda muito deficiente, o consumidor recebe uma conta de luz cada vez mais cara e, em muitos estados, os reajustes passaram a inflação, caso do Amapá e esse é um dos motivos do aumento da inadimplência dos amapaense e a CEA vem procurando encontrar uma solução para a situação.
Reinaldo Coelho
A Editoria do Tribuna Amapaense Online, foi recebido
pela Gerente de Combate à Inadimplência da CEA,
Pâmela Nascimento, que explicou os passos que vem sendo utilizados pela estatal
para combater essa problemática financeira.
Diversas ações para combater os altos índices
de inadimplência, vem sendo protagonizado pela CEA, que vem procurando
mecanismo que deverão trazer a mesa de negociação o consumidor em debito com a
concessionária de energia elétrica amapaense e conseguir uma redução nessa
demanda financeira.
A gerente Pâmela Nascimento demonstrou a
reportagem que dos 207 mil consumidores
de energia elétrica no Estado do Amapá, 72% estão inadimplentes.
“Esse percentual de 72% no universo de 207 mil
consumidores é o que gera um montante de R$ 250 milhões de debito e isso somente
das classes privadas: comercial, industrial e residencial”, definiu a gerente da
CEA.
Quando aos municípios mais devedores os números
se adequam ao número de habitantes e de consumidores. “Pela concentração de
habitantes na capital amapaense, Macapá escabeça o número de inadimplentes,
ultrapassando os 65%, chegando aos R$ 40 milhões. Logo em seguida vem os cinco
maiores municípios do estado, tanto em numero de consumidores quanto em inadimplência:
Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque”.
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Gerente de Combate a Inadimplência da CEA, Pamela Nascimento |
Com referência as ações de combate a inadimplência,
a gerente Pâmela Nascimento explicou que a princípio a CEA trabalha com a ação supressiva
de fornecimento, mas que existe uma pré-cobrança.
“O cliente sofre o corte quando ele está
basicamente devendo duas faturas. Existe a possibilidade de negociação com o
cliente. Pois, a empresa faz uma tele cobrança com ele, através do Call Center,
disponibilizando para ele meios de negociação, é feito o encaminhamento através
do Whats app, de alerta e se não acontece a manifestação ou pagamento do debito
é que é realizado a supressão do fornecimento”.
Uma outra ação foi a parceria com o Tribunal
de Justiça do Amapá (Tjap), onde é montado os Mutirões de Conciliações, quando
são colocadas os pré-processos. A gerente de Combate a Inadimplência, Pâmela Nascimento da distribuidora amapaense de energia elétrica declarou que a empresa recebeu uma
manifestação do TJAP em 2017, para que fosse montado os pré-processos e que
fossem chamados os clientes em debito.
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Parceria CEA/TJAP e negociação de dividas com a estatal de nergia elétrica |
“Estes processos são escolhidos através de um
levantamento de débitos de pequenos, médios e grandes consumidores e é
realizado uma analise quanto o perfil e o montante do debito e após é feito o
encaminhamento ao tribunal que notifica o cliente para participar de uma
negociação”.
De acordo com a gerente Pâmela Nascimento, os resultados
são satisfatórios e estes valores chegam ao montante de R$ 10 milhões já
negociados. “E já foi realizado mais de 1.200 demandas pre-processuais
exitosas. Existem clientes com valores menores e outros com casos mais
complexos, mas todos querem sair da inadimplência com a CEA. Por esse motivo
estamos avaliando cada situação para poder identificar a melhor forma de
solucionar esse conflito para gerar uma satisfação mútua”, explica Pâmela
Nascimento.
A CEA vem participando dos eventos voltados à
conciliação, garantindo resultados positivos para empresa e clientes. Em
edições anteriores mais de 800 processos foram solucionados. A inadimplência
impede a companhia de realizar investimentos no fornecimento de energia
elétrica, prejudicando o consumidor em situação regular e, ainda pode resultar
em corte do serviço e inclusão do nome do cliente no sistema Serasa.
De acordo com o diretor comercial da CEA,
Josivan Rodrigues, para este mutirão a companhia apresenta condições especiais
de negociação com a retirada de juros e multa. Como exemplo, a situação da
servente e dona de casa Adriana de Almeida Silva, que viu no mutirão uma
excelente oportunidade de negociação. “Estava com três contas em atraso e não
estava conseguindo pagar. Aí eles retiraram os juros e a multa, dei uma entrada
de 10% e parcelei o restante. Foi bom pra mim”, relatou.
O juiz coordenador do Cejusc da Zona Norte,
Marconi Pimenta, onde já aconteceram diversas ações de conciliação, lembra que
a conciliação oportuniza o cliente a negociar de acordo com a sua realidade
financeira.
“Aqui não estamos tratando de judicialização.
O cliente vem negociar e a equipe da justiça e da CEA darão alternativas para
que a situação seja satisfatória para ambos os lados até à formalização do
título executivo. A gente entende que em um cenário de crise, a justiça precisa
ter essa atuação enquanto órgão solucionador de conflitos”, reforça o
magistrado.
Regularização
Paralelamente ao mutirão, o consumidor com
débitos em aberto pode negociar nos canais de atendimento presencial; por meio
do Call Center 116 ou via WhatsApp (96) 98802-1014. Para negociar, o titular da
conta de luz deve ter em mãos seus documentos pessoais, CPF e Carteira de
Identidade.
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